Coluna "O que elas pensam?" by Ludy



Explicando o inexplicável... by Ludy Coimbra

Quando eu ouvi o ronco de um motor de F1 pela primeira vez, me lembro exatamente como me senti. Era um misto de emoção com êxtase, encanto e felicidade. Hoje, muitos anos depois, toda santa vez que isto acontece, seja pela TV ou anualmente, em Interlagos, eu me sinto da mesma forma. E aí, me pergunto, e aproveito para repassar a pergunta para vocês: o que tem no automobilismo que tanto nos encanta?

O que tem em uma corrida de F1 que nos emociona? O que faz com que fiquemos vidrados em frente à TV ao assistir a uma prova da Nascar? O que nos fascina em uma disputa que leva exatamente um dia inteiro para ser completada como as 24 Horas de Le Mans? O que nos encanta ao vermos uma prova da Indy 500? O que nos extasia em um evento do WRC? E estas são apenas algumas das categorias hein?! Rsrsrs...

Bom a resposta para as perguntas acima é uma só: paixão. Talvez, para aqueles que jamais na vida tenham visto uma prova de qualquer categoria automobilística, seja difícil entender o que leva algumas pessoas neste imenso planeta a curtir carros competindo.

Mas aí é que estão todos enganados. Não são apenas carros. Independente da categoria, da mais baixa e humilde a mais famosa e rica, são máquinas da velocidade. Não são apenas circuitos, são templos do automobilismo (ok, nem todos...rsrsrs, portanto imaginem lugares como Mônaco, Spa, La Sarthe, Indianápolis, Daytona, Interlagos, ou os ralis na Finlândia ou de Pikes Peak). Não são apenas mecânicos ou projetistas, são guerreiros e gênios. E principalmente, não são apenas pilotos, são heróis da velocidade, são homens capazes de dominar uma máquina potente e especialmente, a própria mente, os próprios limites.

Juntando tudo isto, temos o automobilismo em suas mais diferentes categorias, formas, pilotos, circuitos, preferências, cores, rivalidades, conquistas, derrotas, torcidas, ou seja, tudo aquilo que nos apaixona. Viu? Aí está a paixão a qual me referi como a resposta para tudo no começo do meu texto.

E se você, que faz aquela cara de “nossa, que louca ela (e) é por curtir corridas!!”, ainda não entende o motivo que nos leva a acordar de manhã para assistir a uma corrida de F1, seguir ralis por três dias seguidos, assistir às 24 Horas de Le Mans direto ou quase (rsrsrsrs...), acompanhar as imensas corridas da Nascar, bem, sinto por você. Porque posso te garantir, tudo vale a pena quando chego à Interlagos e sinto aquele ambiente e ouço aqueles motores rasgarem a reta dos boxes ou cantarem a mais bela das sinfonias quando largam para mais um GP e nos deixam extasiados, ou melhor, apaixonados. E convenhamos, paixão não se explica, apenas se sente! Sintam, portanto!!


KIMI RAIKKONEN - The King of SPA from slc on Vimeo.





Beijinhos, Ludy

Comentários

Milton disse…
Pode parecer frouxisse... mas terminei de ler esse texto com lagrimas nos olhos.

Ludy, saiba que isso que te leva a ir num local barulhento, e muitas vezes frio e chuvoso, para ficar 2, 3, até 24 horas direto vendo uma corrida, é o mesmo sentimento que leva uma pessoa a passar a noite em claro consertando, ajustando, acertando e arrumando um carro para que o carro possa ir para a pista e fazer o melhor.

É o mesmo sentimento que leva outra pessoa a sair de um boxe se lançando em uma pista para dar o seu melhor e extrair da maquina tudo o que pode, em cada curva, cada freada, e cada disputa, arriscando a vida, saindo suado, e com um sorriso no rosto de orelha a orelha.

Automobilismo, como você mesma diz, não se explica. Se sente. E eu sempre falo que é parte de mim, do meu show, do meu ser, e do meu jeito de fazer o que chamo de arte.

Obrigado por expressar tudo o que sinto em tão velas palavras.
Estela disse…
Nossa Ludy!!Incrível como eu sinto exatamente tudo o que tu escreveu nesse texto!!A paixão pelo automobilismo é algo realmente inexplicável.
Beijos
Melli disse…
tenho todos os pelos da minha nuca arrepiados após ler o texto da Ludy e o cometario do Milton :D

adorei a musica do video do Mr. Räikkönen

e o que é esse video do Vatanen em Pikes Peak?! a palavra que eu tenho para expressar meu sentimento agora é um PALAVRÃO então não vou postar hehe
Fernando Kesnault disse…
UAU Ludy...mandou bem no texto...parabens...é isso aí....um dia já fiquei das 6 horas da manhã de um domingo até às 22 horas direto só assistindo corridas (de tudo que era sobre rodas - motociclismo, f-1,f-renault,f-indycar, ALMS,Nascar)...tava cansado?? Sim, mas realizado. pronto. Vc. tocou no que gera esta vontade: Paixão. e não se discute...se sente e se encanta.

Vc. tava muito inspirada ao redigir tal texto...ainda bem...um abraço.
Que bom que gostaram do meu texto! Fico feliz! Acho que só a gente mesmo que se entende!!! Quem não curte automobilismo nunca vai entender nossa paixão!!! rsrsrs

bjs, Ludy
Julie disse…
Parabéns, Ludy, por mais esse texto fantástico!

Você conseguiu expor no papel tudo o que sentimos ao assistirmos corridas sejam elas de F-1, Nascar, Indy 500...

Para muitas pessoas, que não curtem o esporte como nós, é estranho para elas entender essa paixão pelo esporte, que acordamos de madrugada para assistir a um simples treino ou até uma corrida, fazendo frio, ou sol, nevando ou chovendo canivete!! hehehhe

Essas pessoas jamais vão entender o que é essa paixão (o que é uma pena!)e também, por outro lado, não sabem o que estão perdendo!

É isso aí, Ludy!

Bjsss
Julie
fanny disse…
Adorei o texto Ludy ! PAIXAO é tudo na vida, e essa que tudos nos aqui temos do automolismo é tudo de bom! o barulho, o cheiro, o asfalto ... cada vez é mesma coisa, me falta o ar e as lagrimas estao sempre no cantinho dos olhos ! um beijao
wagner disse…
Haha, apenas uma gargalhada de satisfação! Lindo! Som, imagem e letras explicam a paixão! O som percorre a corrente sanguinea, passa a fazer parte do corpo! Lindo, Ludy!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!