Vai entender...

McLaren diz que proibição do difusor aquecido vai prejudicar times da F1

O iminente banimento do difusor aquecido que será imposto pela FIA causou grande preocupação na cúpula da McLaren. Tim Goss, chefe de engenharia do time de Woking, entende que a proibição de fluxo excessivo de ar no difusor trará dificuldades tanto para sua equipe, quanto para as rivais na categoria.

A entidade que regula a F1 decidiu impedir o uso do dispositivo já no fim de semana do GP da Espanha, mas postergou a decisão para as próximas etapas do Mundial, provavelmente por um pedido das próprias escuderias, sem tempo hábil para providenciar mudanças por conta do banimento do sistema.

Boa parte das equipes adotou um sistema de difusor aquecido que gera ar para a traseira do carro, elevando a pressão aerodinâmica do carro. Tal dispositivo é tão crucial no desempenho que, em alguns carros, o ar do escapamento é lançado à traseira mesmo quando o piloto está com o pé no freio, o que incide diretamente também na configuração dos respectivos motores.

Durante uma teleconferência promovida pela Vodafone, principal patrocinadora da McLaren, nesta quarta-feira (18), o engenheiro admitiu que praticamente todos os times enfrentarão problemas com a mudança do regulamento, embora o britânico não seja capaz de mensurar o quanto tal medida afetará sua equipe.

“O último conjunto de diretrizes que a FIA nos deu sobre o mapeamento do motor pode ser um retrocesso para nós quando vier à tona. Eu tenho quase certeza de que será um revés no desempenho para nossos competidores”, explicou o comandante de engenharia da McLaren.

Siga o Grande Prêmio
Entre na página do Grande Prêmio no Facebook

“Agora, se nos afeta mais do que nossos adversários, é algo que eu não sei. Mas eu imagino que será um revés considerável para eles também”, acrescentou.

Goss declarou que não entendeu as razões para a FIA proibir o dispositivo durante a temporada. “Eu não sei o que acontece nos bastidores. Desde 2010, parece, tanto para jornalistas quanto para o resto do público, que os times têm procurado trocar os mapas dos motores buscando mais do exaustor e dos efeitos da traseira dos carros. Isso tem sido feito por um tempo, mas não tem nada dito justificando essa repressão”, encerrou, bastante contrariado.
(fonte: Grande Prêmio)

***

Mas não dá mesmo para entender nada do que a FIA faz. NADA!!!
Ai meus sais! Mais um problema!
Quanto ao motivo, acho que temos que esperar até os próximos GPs. Logo saberemos o motivo...

Bjinhus, Tati

Comentários

wagner disse…
Bem, Tati, tudo leva a crer que seja pela vantagem da RBR, mas se os caras usavam desde o ano passado, por que não proibiram antes de começar a temporada? Isso é que é pontualidade! Hehe.

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!