Pneu furado

Pneu furado pode ter causado acidente de Ayrton Senna

Em entrevista ao "Guardian", Adrian Newey analisa batida que matou tricampeão

Em entrevista publicada ao jornal britânico "Guardian", nesta terça-feira, Adrian Newey diz que um furo no pneu traseiro direito do carro de Ayrton Senna pode ter causado o acidente do brasileiro, no GP de San Marino de 1994.

O projetista, que na época trabalhava na equipe Williams, admite que a coluna da direção também tinha problemas, mas aponta que o comportamento do carro no momento do acidente não se enquadra neste tipo de falha.

“A verdade é que ninguém jamais saberá exatamente o que aconteceu. Não existe dúvida que a coluna da direção falhou e a grande questão é se quebrou no acidente ou se causou o acidente.”

“Existiam fissuras de fadiga e teria quebrado em algum momento. Não existe dúvida que o projeto foi ruim. No entanto, todas as evidências apontam que o carro não saiu da pista devido a uma quebra da coluna”, disse o inglês.

Newey analisa as imagens do acidente e explica que pelos dados da telemetria, Senna teria sentido e tentado corrigir uma provável saída de traseira do seu Williams.

“Se você olhar as tomadas das câmeras, especialmente do carro de Michael Schumacher, o carro não saiu de frente. Ele saiu de traseira, o que não condiz com uma quebra da coluna.”

“A traseira do carro saiu e os dados sugerem o que aconteceu. Ayrton corrigiu indo para 50% do acelerador, o que serviria para tentar reduzir a saída de traseira, então, meio segundo depois, ele freou forte.”

“A questão é por que a traseira saiu? O carro bateu no chão mais forte do que o normal na segunda volta, pois a pressão do pneu já deveria ter subido, o que faz você pensar que o pneu traseiro direito provavelmente furou devido a algum detrito na pista.”

O acidente do piloto brasileiro aconteceu na segunda volta após a saída do safety car, que entrou por causa de um forte acidente entre Pedro Lamy e J. J. Lehto na largada e que deixou vários pedaços de carro na reta dos boxes, alguns metros antes da curva Tamburello, onde Senna saiu da pista.

Fonte: Tazio

A verdade sobre este assunto é só uma, nunca saberemos. E mesmo que venhamos a descobrir, não fará mais diferença.

Beijinhos, Ludy

Comentários

wagner disse…
Concordo, Ludy. A perda é irreparável. Mas convenhamos, a direção foi modificada a pedido de Senna, pois ficava mt próxima do corpo, raspando no cockpit, já que o carro tinha sido feito pensando em Prost, que era menor. Por uma questão de comodidade, a gambiarra feita pela Willians, facilitou a tragédia. Nas imagens on board, Senna olha para baixo da direção, provavelmente sentindo a quebra, ou barulho. Falar que o carro saiu de traseira, é ridículo, pois as imagens são claras, o carro simplesmente dá uma guinada para a direita! Ora senhor Newey, vcs erraram fazendo a gambiarra, adimitam! Na realidade, quanto mais se mexer nesse assunto, pior fica, afinal o estrago foi o maior possível, e nem a punição à Willians, nem a pista de m@#$%¨&*, que não tinha nem uma barreira de pneus, ressucitarão Senna, portanto, parem de demagogia, e sigam suas vidas!
wagner disse…
Bem, Ludy, voltando no tempo, nada como a verdade:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/050203/senna.html

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023