O meu Ayrton Senna


AVISO: CUIDADO! Texto ENORME com conteúdo ALTAMENTE ALONSISTA.


O meu Ayrton Senna

Ayrton Senna é um mito. Um homem que move fãs no mundo todo, de todos os tipos, idades e nacionalidades. É sinônimo de sucesso, garra e, acima de tudo, de TALENTO.

Todos nós, brasileiros ou não, temos em Ayrton um exemplo de determinação, para uns mais do que para outros.

Senna, mesmo que não esteja mais entre nós, é capaz de emocionar. Ele é capaz de fazer chorar (como uma criança) até o homem mais duro. E por que ele faz isso!? Porque Senna é um ídolo. Não por ser bonitinho, gracioso, e sim, por representar algo a alguém.

Senna antes de piloto é um exemplo. Talvez não para você que está lendo este meu texto, porém é para muitos ao redor do mundo.

Tenho amigos que não são de chorar, ou de se emocionar facilmente, mas que ao assistir aqueles vídeos mágicos do brasileiro se entregam a emoção, se entregam a saudade do nosso Senna, do Ayrton Senna do Brasil.

Eu não me lembro das vitórias do brasileiro, não me lembro das corridas, não me lembro das gloriosas disputas... eu não lembro de viver o ídolo Ayrton Senna.

Mas engana-se aquele que imagina que por isto me sinto uma fã (de automobilismo) incompleta. Eu realmente perdi a chance de assistir ao vivo as genialidades deste especial piloto, mas Deus (ou qualquer outra força sobrenatural...rs) reservou algo igualmente fabuloso para minha vida de torcedora. Talvez algo ainda mais forte e especial do que eu teria como Sennista.

Quisera Deus que no meu caminho estivesse um outro personagem, igualmente genial e genioso. Um rapaz que tem feito parte da minha vida há alguns anos. Alguém que me ensinou diversas lições, que me serviu de exemplo para determinadas situações, que me ensinou tudo que hoje eu sei sobre este esporte, alguém que hoje me faz ser a fã que eu sou. Interessada, passional, confiante, feliz, e acima de tudo, orgulhosa. Muito orgulhosa.

A temporada de F1 deste ano está um fracasso. Ao menos para mim. Para quem ano passado pôde ver seu piloto disputando um título até o ultimo momento... 2011 está sendo um completo pesadelo. Eu, nem em meus piores pensamentos, imaginaria um cenário tão desolador como o que estou vivendo. Tão triste ao ponto de claramente chegar a conclusão de que... não dá mais! Acabaram nossas chances, se é que elas um dia existiram. Não quero mais pensar em título, não mais...

E aí, surge a grande questão: Então, por que eu acordo todas as manhãs de domingo para assistir algo que está ruim e chato? (acho que meu pai se faz esta pergunta todos os dias...rs). Eu respondo: estou em frente a TV porque torço para aquele personagem genioso e genial que falei lá em cima.

Alguém no sábado apostaria que Alonso conseguiria a 4a. posição no grid de largada!? Não, ninguém! E é aí que entra a minha razão de estar ali. Sei que dele, tudo pode ser possível, mesmo que seja imaginário, utópico ou que dure duas ou vinte voltas. Eu acordo porque Alonso faz a diferença.

Da mesma forma que Senna fazia onde quer que estivesse. Não importava o quão impossível parecesse a condição, ou quão complicado fosse, Senna dava um jeito de fazer valer sua capacidade, garra, luta e talento. E era isso, e não a vitória, que faziam chorar e arrepiar até os marmanjos mais insensíveis.

O nosso fim de semana foi mágico! Sim... foi mágico, você não leu errado! Eu ontem quando vi Alonso se meter entre as McLarens deixei as lágrimas rolarem por dois simples motivos: 1º. Porque tenho um P. orgulho deste cara e do que ele é capaz de fazer, e 2º. Por ver que se com um “carro” fraco ele foi capaz daquilo, imagina com um bom carro...

Nosso fim de semana foi mágico porque hoje, na Espanha, eu vi uma das melhores largadas na F1 nesta minha vida de fã. Sebastian Vettel disse não saber de onde surgiu Alonso. Devo explicar ao jovem alemão que genialidade não pede licença... rs

Nosso fim de semana foi mágico porque vi o meu piloto nos brindar com seu talento e lutar bravamente contra os Gigantes... hehe

Nosso fim de semana foi mágico porque Fernando me fez acreditar, mesmo que por poucos minutos em uma vitória maluca, me fez imaginar "la grande remontada” como ano passado, me fez sonhar com a chance de vê-lo vencer diante seus fãs novamente, me fez imaginá-lo já vibrando dentro do cockpit, batendo as mãos no casco de tanta alegria ou comemorando à la Chaves (típico!rs), me fez sonhar com mais uma deliciosa gargalhada da vitória... mesmo que tudo isso tenha durado alguns rápidos, e prazerosos, segundos.

Nosso fim de semana foi mágico porque como toda mágica há um truque por trás de tudo. Há capacidade de nos fazer ver o que queremos ver. A arte de tornar o irreal em real diante nossos olhos. Porque há um mágico que usa de sua habilidade com as mãos para transformar e encantar. Porque a mágica nos fascina, nos intriga e nos faz pensar: como ele consegue fazer isso!? Qual é o truque!?!

E assim como todo bom mágico não revela o seu maior e melhor truque, toda mágica só gera fascinação se houver o desconhecido.

E foi este desconhecido que hoje me fez vibrar, pular na cama, me arrepiar e pensar: "de onde ele tira tanta força para fazer valer seu talento com um equipamento tão limitado? Como Alonso consegue?!" Tá aí, o talento do mágico e a fascinação do desconhecido...

Eu devo dizer a vocês, meus leitores e amigos, que hoje mesmo sabendo que tudo não passava de um truque, eu me diverti e acreditei que valeu a pena.

Eu não vi ou vive as mágicas do nosso saudoso Ayrton Senna do Brasil, como acredito que muitos que estão lendo este texto viveram. Não tive esta oportunidade grandiosa. Mas eu não lamento nada disso, porque a mim foi reservado algo igualmente especial. Eu também tenho meu exemplo de determinação, de garra, de sucesso, de talento... eu tenho o meu Ayrton Senna: ele se chama Fernando Alonso. E tenho muito, muito orgulho disso!

E se vocês que estão lendo isso se emocionam, ou já se emocionaram, com Ayrton, irão compreender como funciona este orgulho, e deste forma, nunca irão me condenar por seguir em frente e acreditar que com Alonso tudo é mágico e especial, ainda que dure apenas frações de segundos...

Obrigada Fernando Alonso por mais este domingo Mágico! E que venham muitos outros ... hehe

Bjinhus, Tati

Comentários

Amanda Marques disse…
Querida Tati

Não sei como começar, diante de tão lindas palavras. Talvez seja melhor ir contra a lógica e começar do fim.... Tenho 32 anos,os últimos 26, isso mesmo 26 vividos e dedicados ao prazer de acordar aos domingos para ver F1 e desses 26 por 10 tive o meu Ayrton Senna, o Senna mesmo inteiro, destemido, campeão, senhor de tudo e de todas as pistas e posso dizer que fui e sou abençoada por ter testemunhado por infindáveis manhãs todo aquele talento e entrega. Por isso me encaixo em cada linha escrita por você. Eu sei exatamente como você se sentiu no qualifying e na largada ontem. Era o que eu sentia especialmente nas temporadas de 1992 e 1993.No twitter mesmo te disse num reply que acreditava que você estivesse no céu com aquela largada. São sentimentos que não se pagam,não se resumem em palavras. É essa mágica que nos faz acreditar,é isso que move um fã. Hoje sinto falta da magia de Ayrton. Uma magia que sem querer comparar enxergo também que o Bruno seu sobrinho também me transmite desde a F-BMW.Hoje acordo aos domingos esperançosa de que Bruno também tenha a chance de mostrá-la, tal qual Ayrton e Fernando. Nós temos sim os nossos Ayrtons Sennas. E que dá um puta orgulho dizer isso dá!! O resto é pista vazia...

Beijos
Amanda Marques - @AmandamarquesF1
Julie disse…
Oi Tati!

Simplesmente fui às lágrimas com um texto emocionante como esse, e com isso não posso deixar de comentar, pois envolve os pilotos que mais admirei e admiro atualmente.

Falar de Senna e Alonso mexe sempre comigo, e isso envolve uma carga emocional muito grande. São pilotos de épocas diferentes e com isso,a minha maneira de torcer por eles também acaba sendo diferente.

Ambos possuem características as quais busco em um piloto: garra, determinação, espírito de luta, sem contar a genialidade do talento puro.Mas estamos falando de épocas diferentes e daí que vem a grande diferença.

Na época áurea do Ayrton, não existia Internet, e com isso não tínhamos acesso a uma enorme quantidade de informações como hoje na torcida por Alonso, e no meu caso, a minha torcida era baseada em três pilares: Rede Globo, Folha de São Paulo e Jornal da Tarde, onde devorava ferozmente cada notícia e análise publicada a respeito do grande ídolo, escritas pelos mesmos jornalistas que hoje detonam o Alonso. Que ironia, não?

Daí, por essa postura, acredito que cometi dois grandes erros como torcedora: o primeiro foi colocar o Senna numa redoma de vidro e de preferência num pedestal bem alto, pois achava eu, uma adolescente rebelde na época, que nada de mal aconteceria com o Senna - ele estava protegido por todos os deuses do universo!! O segundo erro foi me blindar das críticas ao Ayrton,simplesmente não queria enxergar que ele às vezes cometia erros como um simples mortal.

Infelizmente, foi por meio da tragédia da morte dele, o qual foi um baque na minha vida, que me fez mudar de atitude. Atitude essa que felizmente surtiu um efeito grandioso nove anos depois, em 2003, quando a minha torcida pelo Alonso começou e que continua até hoje, e pessoas próximas a mim, conhecem a minha maneira de torcer pelo espanhol.

Por isso, Tati, entendo perfeitamente e compartilho os mesmos sentimentos que você pela torcida pelo Alonso: eu também vibrei, chorei e me emocionei ontem na corrida, mesmo que foi por alguns minutos, mas foram pequenos momentos que valeram a pena! Simplesmente voltei no tempo do início de carreira do Alonso, que apesar de objetivos diferentes, percebi a mesma garra, genialidade, e determinação. Torcer por ele nos traz uma sensação mágica, indescritível, que nos contagia de uma maneira que nos faz sentir cada vez mais orgulhosos por escolhermos ele como nosso ídolo.

O segredo da mágica? Pode ser algo vindo dos mesmos deuses, ou até mesmo por influência do Ayrton, quem sabe? rsrs

É isso aí, Tati!

Desculpe se me alonguei demais!

Super bjsss, Julie
wagner disse…
Hehe, foi uma das mais belas largadas dos últimos tempos! Se a karroça melhorar um pouco, o espanhol entra na briga. Quando vc falou de Senna, fica o vazio, a vontade que dá vendo aquele dia em Imola, é fazer o tempo voltar para trás, mas a vida continua. Não tenho dúvidas que esse espanhol escreveu mais uma página genial da história da F1 ontem!
Parabéns pelo texto irmã, ficou lindo, bem escrito e emocionante.

bjs, Ludy
Flora Marina disse…
Tati,

Texto tão lindo e emocionante quanto a largada de Fernando!
Merece uma tradução.. porque ele merece ler também! ;)
Suzana disse…
Lindo texto,Tati! Emocionante e muito sincero, esse eu vou ler e reler, ler e reler... Parabéns!
mary disse…
Olha Tati, não há como não emocionar lendo um texto desse..
Para uma Alonsista ferrenha e teimosa é como lavar a alma!!!rs rs
Perfeito seu texto, parabéns!!!
Alonso é tudo isso que vc disse e mais um pouco!!!
bjos
Maria Helena disse…
Filha, hoje você me fez chorar depois que li o que você escreveu aqui sobre Alonso. A partir de hoje só vou chamar o Alonso de filho do vento, para dar sorte.

Bjs da mãe que te ama, Maria Helena
Oi Pessoal!!!

Demorei para vir responder, né?! hehe
Mas estou aqui para agradecer a todos que comentaram e principalemnte que captaram o que meu texto queria passar!

Obrigada Amanda, Julie, Flora, Ludmila, Wagner, Suzana, Mary, e Mãe!!!!!

Agradeço tb as pessoas que me enviaram email falando sobre o texto... GRACIAS!!

Mas saibam, isso é tudo culpa do Alonso!!!! hahahaha

Bjusss, Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!