Na estratégia


Trulli fala que desgaste dos pneus na Turquia marcou "fim da classificação"

Jarno Trulli acredita que o alto desgaste dos pneus Pirelli nesta temporada provocou uma mudança drástica no que diz respeito às classificações, como visto no último fim de semana, na Turquia. Em sua coluna no jornal italiano ‘La Repubblica’, o italiano afirmou que a etapa de Istambul marcou “o fim da classificação”, dizendo ainda que as novas regras deixaram as corridas mais confusas.

Na classificação, muitos pilotos preferiram comprometer suas posições de largada a fim de ter um jogo de pneus a mais para a corrida. “Como tudo na vida, as mudanças na F1 têm alguns prós e contras. As vantagens são que as corridas estão mais emocionantes e espetaculares, o que o público parece gostar. Os contras são as corridas um pouco menos compreensíveis, e, a partir de Istambul, temos o que eu chamo de 'o fim da classificação'.”

“Pela primeira vez este ano vimos que, uma vez alcançado o Q3, pilotos e equipes preferiram fazer os seus cálculos e apenas se contentar em vez de tentar arrebatar a pole-position, como sempre fazem. A verdade é que a estratégia tem um papel mais decisivo que o habitual este ano”, completou Trulli.

“Em Istambul, a corrida começou antes da corrida em si, guardando pneus. Quem teve capacidade e força para salvar um conjunto no sábado fez exatamente isso. Estas coisas, obviamente, envolveram os pilotos do top-10. Eles começaram a fazer cálculos no Q2. Para muitos, o problema era saber se utilizaria ou não o jogo restante. Os que entraram no Q3 por um triz sequer tentaram”, continuou o piloto.

A Red Bull foi uma das equipes que abriram mão da segunda volta no Q3 para poupar pneus pensando na corrida. O próprio vencedor do GP da Turquia, Sebastian Vettel, admitiu que foi estranho ficar de fora do restante da classificação enquanto outros pilotos com condições de assumir a ponta do grid estavam na pista.

“Há prós e contras, eu repito”, insistiu o veterano da Lotus. “As corridas são melhores decididas nas últimas 10-15 voltas, dependendo das estratégias e dos pneus, enquanto que os contras são as classificações menos espetaculares e mais táticas”, finalizou.
(fonte: GrandePrêmio)

***

É por isso que a F1 está ficando pior! Eu não gosto quando um piloto abre mão de tentar fazer o seu melhor tempo, de ser mais rápido! Sei lá... simplesmente não gosto!! hehe

Bjinhus, Tati

Comentários

wagner disse…
Concordo com vc Tati. Tbm prefiriria que fossem utilizados pneus apenas para a pole, quem sabe a FIA muda isso. Mas tudo tem um outro lado. Quando Trulli fala em se abandonar a disputa para poupar pneus, temos que lembrar, que largando no bolo, automaticamente, briga-se mais por posições, e consequentemente os pneus vão embora mais cedo. Portanto ainda parece racional largar o mais a frente possível, mas agora, as tentativas têm que ser ainda mais certeiras.

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!