Coluna Velocidade e Batom: "É para sempre" by Ludy


Kimi - Rali da Jordânia - 16 de abril de 2011

"É para sempre!
" por Ludy Coimbra

Há algum tempo estou me preparando para escrever este texto. Um texto que fale sobre como eu, esta fã de Kimi Räikkönen se sente em sua vida de torcedora do finlandês depois da experiência F1. Lembro-me perfeitamente de quando tudo aconteceu e que o mundo que eu conhecia foi encerrado. Lembro-me da exata sensação de vazio em olhar o grid da Austrália em 2010 e sentir que uma ausência doía mais do que deveria. Lembro-me da sensação de estranheza ao ver Kimi como um piloto de rali, mas ao mesmo tempo, lembro-me clara e perfeitamente do sentimento maravilhoso que tive ao ver o sorriso de alguém que estava livre. E feliz.

Hoje, esta Ludmila que escreve para vocês, tem uma visão e um sentimento completamente diferentes do que tinha neste texto aqui, por exemplo. Hoje, esta Ludmila, já tem a capacidade de ver uma corrida de F1, e entender que somente o tempo, só a distância daquilo que machucava, é o que faz a gente entender que tudo acontece por um motivo, e quando a gente é capaz de compreender isto, significa que evoluímos, que amadurecemos.

Exatamente por isto, acredito que o que vocês leem nesta coluna é o retrato dos pensamentos e sentimentos de alguém que desde o dia 30 de setembro de 2009, sabia que nada mais seria a mesma coisa. Obviamente, muitas pessoas podem achar que isto tudo é um exagero, mas a forma como vi Kimi partir, não foi algo fácil de aceitar, e não foi a primeira vez que eu passei por isto. Em 2003 e depois em 2006 também foi assim, só que com Jacques. E enfrentar tudo de novo, não foi fácil, pelo menos não para mim.

Porém hoje, um ano depois de uma temporada repleta de novidades como a de 2010, onde tive tanta coisa para aprender, para assimilar, um novo mundo para me adaptar, finalmente posso dizer (na verdade até já disse algumas outras vezes), eu quero Kimi onde ele está. No WRC. Quero o Iceman onde ele é feliz, onde ele é ele mesmo.

Sei que as coisas não são fáceis, que os desafios são enormes, que as vitórias podem não vir mais, e que isto não é algo fácil de aceitar (eu confesso, até pensei em desistir em determinado momento do ano passado), mas quando chega um fim de semana de rali ou um da Nascar (como foram os dois últimos em Charlotte), eu simplesmente esqueço que um dia fraquejei, porque cada segundinho da minha torcida é recompensado por tudo o que este piloto finlandês faz nas estradas do rali e recentemente, pelo que fez na sua meteórica passagem pelos Estados Unidos. Ele impressiona!

Por isto estou aqui hoje, como forma de deixar claro que depois de quase dois anos sem Kimi na F1, eu entendi o que posso e não posso sentir com relação à história do Iceman por lá. O que foi bom ninguém nunca poderá tomar de mim. E sinto-me aliviada, porque hoje, na categoria máxima do automobilismo eu torço para que os octetes sejam vitoriosos, não existe diferença para mim, gosto de todos igualmente. Hoje posso dizer isto e sentir-me bem assim. Sem culpa. Por isto fiquei feliz com o pódio de Mônaco, e isto independe da ordem de posições.

E por que estou dizendo isto? Bom, já que estou nas linha das confissões, admito, em determinado momento de 2010, não conseguia entender o motivo que a McLaren tinha escolhido Button e deixado Kimi partir. Ver Jenson naquele carro que teria sido a única chance de manter o Iceman no mundo onde eu o queria naquela época, me machucava, de verdade e foi um processo doloroso superar isto. Mas passou. Como tudo que um dia nos magoou, passa, por mais que demore.

Hoje, como disse no começo deste texto, esta Ludmila que vos escreve tem dentro do peito um sentimento de alívio, orgulho, felicidade e sem dúvida alguma, se sente mais forte em sua torcida do que jamais esteve, porque ela sabe que desde o dia que Kimi virou a página do livro F1, em nenhum momento sequer, ela deixou de estar junto do finlandês como podia. Ela jamais deixou de acompanhar, de vibrar com cada pequena conquista, de rir, de se estressar, de sofrer, de se irritar, de se assustar e mesmo quando fraquejou, ela não desistiu, simplesmente porque ela acredita no talento do piloto pelo qual ela tem torcido nos últimos 6 anos.

“E quando você acredita em alguém não é por um minuto, ou apenas por agora, é para sempre”. “When you believe in someone it’s not for a minute, or just for now, it’s forever” – Clark Kent (Smallville – Series Finale – 13 de maio de 2011)

********


Kimi, Nascar Natiowide Series, Charlotte - 28 de maio de 2011

Encerro este post deixando os comentários de meus companheiros de Iceman’s Club (IC) José Renato, Manu, Nelson, Samy e Melli, sobre como foi estarmos juntos, no último sábado, em um bate-papo muito bacana durante a transmissão da corrida da Nascar Natiowide Series, em Charlotte, onde Kimi apesar de não ter tido um excelente resultado, nos garantiu boas risadas. Foi bom demais reativar o IC e começar com o pé-direito, cheio de boas energias. Obrigada a todos por isto e valeu Iceman, por me manter firme forte. E acreditando. Sempre.

Manu: Foi realmente muito divertido assistir Nascar Nationwide pela primeira vez. Fato esse, que eu não acreditava que fosse, mas na companhia do pessoal do IC, reforçamos a volta do grupo e nos divertimos a valer. Só Kimi mesmo para se divertir e proporcionar diversão assim para nós. Muito obrigado Ludy, Melli, Nelson, Samy e Zé Renato pelo ótimo chat! Kimi rules! \o/

José Renato: 'A desenvoltura do Iceman no rádio, o ambiente bacana. Nosso reencontro, conosco e com Kimi, na verdade, valeu mais que a prova'

Nelson: "Minha primeira vez na NASCAR, continuo não curtindo as bolhas, mas ver Kimi correndo e conversar com o pessoal do IC foi muito, muito legal."

Melli: "Assistir a nationwide no chat do IC é a maneira mais divertida de ver nascar que eu poderia conhecer, obrigada galera por tantas risadas!!! beijos a todos."

Samy: "Foi muito divertido ter acompanhado a Nationwide com o pessoal do IC, foi uma experiência nova poder ter Kimi nesta categoria, ele estava terrível e com certeza demos muitas risadas com suas pérolas!”

********

Beijinhos, Ludy

Comentários

Mah disse…
Disse td! Mas, sinceramente, ainda não atingi essa "maturidade"... Ainda é muito doloroso olhar a F1 e não ver Kimi... Estou feliz em ver Kimi no WRC pq ele está feliz, mas a F1, com todos os seus problemas,continua sendo o meu lugar... e ela não é a mesma sem Kimi, assim como Kimi não é mais o mesmo fora da F1... Confesso que me surpreendo com Kimi, pq na F1 ele não conseguia se expressar. E sou pega de surpresa... sempre!
Enfim, me alivia demais passar por aqui...
A falta de tempo e de uma internet melhor não me permite participar do IC, uma pena... Mas, pelo menos, posso vir aqui e ler as notícias dele! Já é alguma coisa, neh?!
Mas não importa qnt tempo passe, eu sempre, sempre vou torcer e amar Kimi... Sempre! E nunca vou me conformar por não ter tido a chance de vê-lo atuando na F1... =[
Ca Tresoldi disse…
Maravilhoso o texto Ludy!
As vezes parece que na plenitude da vida, ainda cabe um pouco de falta. As vezes parece que é difícil se sentir completa, sem um pedaço. É estranho, difícil, e por vezes, quem sabe, impossível entender. Mas nós estamos entendendo.
Tenho duas coisas a pontuar. A primeira refere-se a um dos clichês da vida, o "tempo". Escutamos desde cedo que o tempo arrasa com tudo, que ele leva tudo, até mesmo sentimentos de dor. E vejo que o tempo levou isso de você. Levou de mim também. Por vezes(Spa, certamente) eu ainda sinto aquela nostalgia, mas isso não doi mais, é um sentimento bom, de quem tem histórias boas pra recordar. As vezes, em tempos de crises internas, me apego as coisas boas pra mim, que me trouxeram momentos intensos, cheios de euforia e paixão. Entre essas coisas está os anos de F1, e dentro desses anos está Kimi.
Saber lidar com a dor é sim um sentimento de amadurecimento, mas é, sobretudo, um sentimento de aceitação do "dever cumprido", sim, porque ele cumpriu sua história na F1, e agora está escrevendo lindas páginas em outras categorias.
A segunda coisa, refere-se ao fato de que você, como já observei outras vezes, trás o Kimi pra perto de nós, com cada notícia, com cada foto incrível, com cada comentário, e com tudo o mais. Você se propôs a fazer um trabalho maravilhoso, que compartilhasse com as pessoas essas coisas boas do Kimi, e portanto, está de Parabéns. Não só você, as meninas desse blog fazem um trabalho excepcional, parabéns a todas.

Por fim, o tempo continuará passando, e aquele olhar - azul do mais profundo mar de correntezas mansas, continuará tirando sorrisos de nós, e que assim seja, em qualquer lugar que ele esteja! (...)
Manu disse…
Belo texto Ludy, como vc tenho as mesmas idéias sobre a saída de Kimi da F1. O que importa sempre é seguir em frente, e ele está se divertindo e fazendo coisas muito legais no WRC e na Nascar. A F1 é uma grande categoria, fica realmente sem brilho sem ele. Mas como vc, eu e alguns outros entendermos de fato, que era necessário p/ Iceman ser como é.

=*
Melli disse…
eu rimei?! droga, eu rimei!!! hahahahahahaha

muito legal ler suas palavras Ludy, eu não tinha idéia desses sentimentos todos pq eu passei a acompanhar o Mr. Räikkönen agora nos rallys, fiquei arrepiada ao ler o texto!!! Obrigada!!!
Samy disse…
Belo texto Ludy, como sempre!!!
Estou com vc em tudo o que vc disse...!!!
no começo tbm achava que não iria conseguir assistir a F1 sem Kimi... e não conseguia aceitar a maneira como ele foi tratado, mas o tempo passou, e as coisas para mim mudaram e muito, Kimi esta mostrando que pode sim ter vida de piloto fora da F1... ele não esta dando a mínima para esta categoria, ele esta se divertindo e muito, e é iso que realmente me importa!!!

Go Kimi!
Olá pessoal. Fico feliz que tenham gostado. Na verdade, comecei a escrever o texto com outras ideias em mente e ele saiu assim. Mas no final, a mensagem que eu queria deixar, acho que foi. A F1 foi boa enquanto durou, vivi tudo o que podia, e sempre sentirei falta dos grandes momentos, especialmente Spa, como disse a Carol Tresoldi, mas a vida segue, e de verdade, estou feliz hoje, e é assim que quero ficar.
Um beijo e um abraço para todos vcs, principalmente porque durante a fase complicada, o final de 2009, foi possível passarmos por isto juntos e hoje, estamos todos aqui, feliz e acreditando. Sempre!

Carol, vc fala de mim, mas seus comentários são sempre maravilhosos.

Melli do céu...se vc estivesse por aqui antes nem acreditaria que esta hoje que escrevi aqui é a mesma pessoa!!! rsrsrs... Brincadeirinha!! Mas digamos que aprendi rápido demais e muito pouco tempo!

Obrigada Zé, Mah, Carol, Manu, Melli e Samy pelos comentários carinhosos.

Ludy
Estela disse…
Muito bom o teu texto Ludy!Também achei estranho ver a Fórmula 1 sem o Kimi no início, pois já estava acostumada a ver o nome dele por lá.Mas com o tempo eu me acostumei com a ideia de vê-lo no rally, porque percebi que ele está muito feliz por lá e é isso que todo fã quer ver, né?Quer que seu ídolo esteja fazendo o que gosta!!
Mesmo estando separados(F1 e Kimi), eu continuo sendo fã dos dois.Torço pelos octetes na F1, já que eu torço pelo Kimi no rally agora.Bom, está de parabéns!!Gosto de ver textos assim, escritos com sinceridade como o teu!!
Beijos
Andrea disse…
Ludy que texto lindo, achei tão libertador, todas as lembranças boas ninguém nunca vai poder tirar...

Muito legal ver o IC de volta!!!

Bjos

Andrea
Carol M disse…
Tentei, juro que tentei, mas tudo o que eu queria falar vc falou! Ludy, vc colocou nesse texto o que nós( fãs do Kimi) sentimos de verdade desde a partida dele da F1.

Desde o medo até o lugar ocupado por Jenson.

Tenho uma palavra para resumir esse texto: Wonderful!!!

Como vc, também pensei em desistir! Porque não é fácil ficar madrugadas acordada, ter que me virar com o meu inglês básico, cansar de teclar F5,e não ver vitórias. Mas ai que está o segredo! Cada segundo, cada pontinho, cada sorriso, que Kimi nos deu é a vitória. Não é uma vitória com trofeus ou podios, mas uma vitória de quem sofreu uma grande mudança e conseguiu se adaptar e ser feliz assim.

Querida, se tivessemos desistidos, não seriamos verdadeiros fãs do Iceman. Um fã do Kimi nunca desiste e adora desafios!

Desculpe a demora, só pude ler hoje! rs

Beijos
Lindo texto Irmã!!! Parabénsss!!!! Sempre usando as palavras com maestria...

Parabénsss!!!

Bjus, Tati
Estela, Andrea, Carol M e Tatinha, obrigada pelas palavras. E Andrea, vc está certíssima, foi libertador. Aliás, desde que Kimi deixou a F1, tudo tem sido realmente libertador para mim.
Irmã, nossa, maestria! Agora fiquei tímida! rsrsr..

bjs para vocês!

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!