Coluna "O que elas pensam" by Lu


Para onde esse mundo vai?

Eu sou uma velha. Com essa verdade irefutável e cada vez mais evidente começo a minha primeira coluna aqui no Octeto.

Sou uma velha daquelas que sente saudades das classificações onde cada um tinha 1h, 12 voltas e uns dois ou três jogos de pneus para fazer a pole. Sou uma velha porque lembro de ler (e recortar) as notícias da F1 nas páginas da Zero Hora. Meu pai odiava que eu picotasse o jornal e eu só podia pega-lo no final do dia, depois que todos leram. Eu lembro da F1 escrita e em papel jornal. Um luxo era uma revista colorida e bem diagramada. O suprasumo era comprar a 4 Rodas só para pegar o suplemento que trazia duas matérias da F1 Racing.

Mas, tal qual a velhinha que estrela o comercial do Mercado livre, eu sou uma velhinha moderna. Eu gosto e dou valor para as coisas que a juventude inventa. "Para onde esse mundo vai?" Perguntaria, sabiamente, a minha avó.

Uma dessas maravilhas da juventude é possibilidade de disseminação de informação de maneira rápida, cada vez mais fácil e barata que é a internet. Uau! A velha descobriu a América!

Sim, eu sei que a internet é assunto batido, mas o modo como ela evolui, não. Cada vez mais, estamos mais próximos e interligados. Ferramentas como o twitter são, no meu ponto de vista, geniais e tem sido bem usado na maior parte do tempo.

Mas, estávamos falando sobre F1 e surpreendentemente a categoria mais pomposa, chata e metida a besta do mundo aderiu totalmente a uma ferramenta tão popular quando o twitter.

Essa é a revolução que assusta, mas também coloca um sorriso nos lábios da velha aqui. Cada vez que leio um twitte do Kovalainen cortando a grama ou mesmo a assessoria da Mercedes contando o que foi ajustado durante um pit stop 20 segundos deois que ele terminou fico boba, relembro a época em que só o papel existia e penso “para onde esse mundo vai...”

A Aldeia Global McLuham virou pouco mais que uns quarteirões. A informação não depende só de meia dúzia de fontes e pontos de vista. Podemos ler várias fontes, pesquisar, comparar e só depois formar uma opinião. Estamos mais próximos e bem melhor informados, basta querer.

E como toda boa velha eu tenho fé. Muita fé de que toda a informação disponível forme uma geração mais ligada, mais estuda e que saiba embasar uma opinião. Que seja mais livre para gostar e desgostar com conhecimento de causa sem precisar que ninguém diga o que fazer.

Sei que muitas vezes não parece que isso vá acontecer, mas volta e meia encontramos nessa tal de rede mundial de computadores uma figuras que me fazem pensar que minha fé não é em vão.


By Lu

Comentários

wagner disse…
Bom, Lu, primeiramente, penso que vc esteja tão triste quanto eu, afinal seu Grêmio foi eliminado assim como meu Cruzeiro, como dizem "vcs", well! Me identifiquei mt com os 'recortes de jornal'. Acredito que ainda tenha umas raridades de 1986! Tenho certeza que um álbum de figurinhas de 88/89, hehe, esse tá guardado! Concordo quando vc fala do quanto é benéfico a variedade de informações. Imagina sabermos tantos detalhes técnicos dos carros e pilotos, em épocas de dependência de Globo e jornais locais, impossível! Apesar de haver muita m@#$%¨&* na net, muitas coisas agradáveis ocorrem, como conhecer esse ESPAÇO ROSA! Para onde esse mundo vai? Pergunta difícil, mas para quem é informado, quando se estuda história a fundo, é mt constrangedor ver a 'CRIA' dos norte-americanos, Bin Laden, ser abatido. Ou alguém ainda duvida que nesse mundo de vasta informação, Bin Laden foi 'treinado' pela CIA para derrotar os Russos na Guerra do Afeganistão?! Quem com ferro fere,... Fico com uma bela entrevista de um ídolo meu, Jimi Henrix, que em 1969, no Dick Cavet show, soltou a pérola:"a política é mt egoísta, no futuro, as pessoas precisarão de coisas mais substanciais, como arte, música,..." Mais atual impossível! Meias verdades, com tanta informação, um dia desaparecem. Quando se fala de Hendrix, lembram-se das drogas e esquecem da arte, da poesia, mas nada como a net para por os pingos nos iis. Reza a lenda que em sua morte, além da negligência médica, tinha tanto álcool no corpo, que só seria possível caso tivessem colocado o sujeito 'literalmente' dentro de um barril de álcool! Teoria da conspiração ou verdades que incomodam 'os políticos egoístas'? Algo mudou de 1969 para cá? Não! Uma coisa é fato: hj SABEMOS!!!
Melli disse…
nossa voltei no tempo! lembrar dos recortes de jornais e as revistas dos anos 80, tão nostalgico! ah?!

muito bom texto Lu
e eu brinquei com um colega essa semana e agora li algo relacionado...então reafirmo:

Deus abençoe a internet!!! hahaha

bjus
Julie disse…
Oi Lu!!

Ihhhhh, eu também voltei no tempo ao ler o seu texto...hehhehee Também fazia os meus "álbuns" de esportes, o qual tinha até a colaboração da minha avó que me ajudava com os recortes sobre o Ayrton Senna.

Além do mais, uma outra coisa gostosa da época dos meados anos 80era a coleção de letras de música, e era muito gostoso poder trocar as letras (nunca fui fã de papel de carta, diga-se de passagem!! hahahaha)com os colegas e aprender um pouco mais a respeito das bandas de rock do momento.(nossa, vou parar de relembrar as coisas por aqui, senão denunciarei a minha idade!!kkkkkk)

Mas, felizmente, o mundo precisa evoluir e nós precisamos acompanhar essas mudanças tecnológicas, e a Internet foi um bem necessário. E, nossa, como eu queria que ela tivesse vindo antes, para eu poder acompanhar de perto e com mais cautela a rivalidade Senna X Prost, pois na época só tínhamos como parâmetro de notícias a Rede Globo, a Folha, e já dava para perceber o ufanismo doentio, ainda mais se tratando do Senna, não é?

Hoje, apesar quantidade enorme de "lixo" que hoje encontramos na Internet, se aliarmos o bom senso com uma pequena dose de paciência, podemos,sim, encontrar coisas boas. A prova maior foi eu ter encontrado vocês, o blog cor de rosa mais chique que já se viu!! hehehhehe

Para onde é que esse mundo vai?Pergunta difícil, não saberia como responder isso agora, mas tenho certeza que se aliarmos com a tecnologia com o intuito de fazer o bem, é claro que poderemos esperar por coisas muito melhores e audaciosas daqui pra frente!!

Parabéns pelo texto, Lu!!

Super bjsss pra você!!
Julie
O tempo não me permitiu comentar antes no texto da Lu, mas acho que também só preciso dizer ela disse tudo né?! rsrsrs. Sei bem o que era esta fase dos recortes de jornais. Hoje, me assusto com a facilidade da informação. Pena que muitos não compreendem a importância e o perigo disto.

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!