Alonso lidera primeira sessão

Alonso lidera treino livre com pista molhada em Istambul. Vettel bate forte

A primeira sessão de treinos livres do fim de semana do GP da Turquia, realizada nesta sexta-feira (5), aconteceu sob forte chuva do início ao fim no circuito otomano. Depois de 90 minutos de atividades, Fernando Alonso registrou o melhor tempo da manhã em Istambul usando pneus intermediários. O piloto da Ferrari registrou 1min38s670, sendo o único a andar abaixo de 1min40s, e superou em 1s402 o tempo de Nico Rosberg. Michael Schumacher completou o top-3. Por sua vez, Sebastian Vettel perdeu o controle de seu RB7 na saída da Curva 8, colocou um pneu na grama e bateu forte no guard-rail, destruindo o carro e causando a única bandeira vermelha da sessão.

Nick Heidfeld fechou o treino em quarto, seguido pelo seu companheiro de Renault, Vitaly Petrov. Kamui Kobayashi obteve um bom rendimento de sua Sauber na chuva e faturou o sexto melhor tempo. Maior vencedor do GP da Turquia, com três conquistas, Felipe Massa foi o sétimo da sessão, já a 2s027 do companheiro Alonso. O brasileiro foi seguido por Daniel Ricciardo, piloto de testes da Toro Rosso. Atrás do australiano, fechou o titular do time de Faenza, Sébastien Buemi. Completando o top-10, outro test-driver, Nico Hülkenberg, da Force India.

Foco das atenções da imprensa neste fim de semana, a Williams mais uma vez ficou fora do grupo dos primeiros colocados. Pastor Maldonado foi o melhor do time de Grove, completando a sessão matinal em Istambul com o 12º melhor tempo, atrás de Mark Webber. Rubens Barrichello, por sua vez, foi o 14º colocado. A dupla da McLaren ficou com as últimas posições da tomada de tempos. Jenson Button registrou apenas um giro rápida e foi o 23º, enquanto Lewis Hamilton não cronometrou volta.

Com menos de cinco minutos de treino, Karthikeyan apresentou uma pane em sua F111 e ficou parado na sua volta de saída dos boxes na chuvosa Istambul. Como é costumeiro, sobretudo no primeiro treino livre do fim de semana, os pilotos preferiram realizar apenas voltas de instalação. Por conta das condições da pista, todos usavam os pneus com as laterais pintadas em laranja, ou seja, para chuva intensa.

O primeiro a marcar volta cronometrada foi Jérôme D’Ambrosio, faltando pouco menos de uma hora para o fim das atividades. O novato belga marcou 1min47s429, mas logo foi superado por Ricciardo, e mais tarde, por Buemi, ambos com a Toro Rosso. Entretanto, o asfalto encharcado do circuito otomano afugentou a maioria dos pilotos, que preferiram ficar nos boxes observando e aguardando uma possível melhora da pista.

Com facilidade, Alonso assumiu a liderança do treino, superando Buemi em 0s409. Mas o espanhol não durou muito tempo na ponta do treino e foi batido por Rosberg, que cravou 1min40s072, 0s825 mais rápido que o piloto da Ferrari. Apenas nove competidores marcaram tempo na metade da sessão, ou seja, faltando 45 minutos para o fim das atividades no circuito de Istambul Park.

A rodada de Glock na Curva 11 não passou despercebida pelas câmeras de transmissão, que também mostraram o bom ritmo de Kobayashi em pista molhada, chegando a andar 0s5 acima de Rosberg. Então segundo na tabela de tempos, o nipônico foi superado pelo duo da Renault, Heidfeld e Petrov. Todos eles foram superados por Alonso, que com pneus intermediários, com as laterais pintadas em azul, andou 1s402 abaixo da marca de Nico.

A saída da Curva 11, um dos pontos mais rápidos da pista, foi ponto de rodadas de Buemi, Schumacher, e por último, Vettel, que repetiram Glock e aquaplanaram naquele trecho do circuito turco. Por sorte dos pilotos, a ampla área de escape proporcionou a todos retornarem à pista sem maiores problemas.

Faltando 27 minutos para o fim do treino, Vettel deixou escapar seu RB7 na saída da Curva 8, na última das quatro curvas à esquerda que compõe o trecho, passou o pneu traseiro direito na grama, perdeu o controle e bateu forte no guard-rail. O alemão praticamente destruiu seu carro, e a direção de prova determinou a interrupção da sessão: bandeira vermelha na pista.

O treino foi retomado dez minutos depois do acidente do campeão do mundo. Sete pilotos foram à pista logo após a liberação: Alonso, Kobayashi, Schumacher, Massa, Buemi, Liuzzi e Di Resta. Entretanto, a intensidade da chuva em Istambul praticamente impediu que os tempos fossem reduzidos, o que sacramentou a liderança do espanhol da Ferrari na primeira tomada de tempos do fim de semana. Por fim, Schumacher e Maldonado voltaram a rodar, segundos antes de o cronômetro apontar o encerramento da sessão.

Fonte: Grande Prêmio

Resultado do 1º treino livre na Turquia (via Tazio)

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min38s670 (13 voltas)
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s402 (14)
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s462 (18)
4º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1s668 (9)
5º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1s731 (10)
6º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s751 (16)
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s027 (14)
8º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 2s424 (18)
9º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s508 (22)
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 2s677 (16)
11º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 3s894 (5)
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 3s927 (7)
13º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 4s855 (11)
14º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 5s243 (5)
15º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 5s316 (6)
16º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 6s117 (20)
17º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 6s284 (4)
18º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 6s513 (15)
19º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 6s567 (11)
20º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 9s791 (8)
21º. Karun Chandhok (IND/Team Lotus-Renault), a 13s006 (6)
22º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 17s121 (13)
23º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 21s996 (4)
24º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), sem tempo (1)

Mas que tal, Fernando e Nico nas duas primeiras posições. Muito bom! Quando mais gente disputar as primeiras posições, melhor fica. Sem contar que nos alivia um bocado, né Tati?

By Lu

Comentários

Aii Lu! Não sinto não! Lewis e Button estão em último. Vettel bateu e Webber lá atrás. Ou seja... treino nao é real!

Bjus, Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!