Parr fala sobre os motores de 2013

Novo motor da F1 será bom e não tem volta, diz chefe da Williams

O novo motor da Fórmula 1 que está sendo desenvolvido para 2013 terá um belo som e será bom para o esporte, por mais que Bernie Ecclestone seja contra, disse o chefe da equipe Williams, Adam Parr.

Falando à Reuters durante o GP da China do último final de semana, Parr deixou claro que é um grande defensor da tecnologia a despeito da crescente oposição de certos setores.

Ecclestone, chefe comercial da F1, aproveitou entrevistas recentes para criticar o motor híbrido menor e "mais ecológico" de 1,6 litro e quatro cilindros, expressando preocupações de que terá um som "terrível" e irá afastar os fãs.

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, cujos modelos esportivos de luxo usam motores V8 ou V12, também pediu que se reconsidere a aposentadoria dos V8 atuais na F1.

Parr, cuja equipe sediada na Grã-Bretanha tem nove títulos mundiais, mas ainda não marcou sequer um ponto em três corridas na atual temporada, disse ter uma opinião firme sobre o assunto e que é hora de se pronunciar.

"No fim a F1 é definida pela tecnologia, e constante reinvenção, seja no chassi ou no motor, é fundamental à natureza do esporte", afirmou o mandatário da Williams. "As pessoas que não querem que as coisas mudem são aquelas que por qualquer razão sentem ter uma vantagem deixando as coisas como estão", disse.

"O problema com isso é que o esporte perderá seu interesse muito rapidamente se as pessoas acharem que ele parou no tempo", acrescentou o britânico, cujo time utiliza motores fornecidos pelo fabricante independente Cosworth.

"Por que precisamos de um motor novo? Bem, o V8, de um jeito ou de outro, está aí há anos. A tecnologia está ultrapassada, não é o que se vê no mundo real, e acho que é uma grande barreira para atrair novos parceiros e fazer crescer o esporte".

Parr disse que o novo motor terá tecnologia turbo. O Kers (sistema de recuperação de energia cinética) ficará quatro vezes mais potente. "Ele terá um ventilador gerando eletricidade para dar carga extra ao motor e outro ventilador para recuperar energia dos escapamentos que irá recarregar uma bateria e ser utilizável", disse ele.

"Teremos um mecanismo gerando bem acima de 800 cavalos de potência de quatro cilindros. Acho que vai ter um som incrível e vai rodar com eletricidade pura na reta dos boxes", concluiu Parr.

Fonte Portal Terra - Via leitor Gilberto Cunha :)

Primeiro: Em 2013 seremos redimidos como fãs da Williams. Vou começar a contagem regressiva agora. Aê! O final da pobreza já tem data gurizada!!!!

Muito boa a entrevista do Parr e concordo com muita coisa. No últimos anos se tem diminuído muita coisa na F1. Limitado-se muito e em vários aspectos. Ele está falando sobre os motores, mas não consigo não pensar nessas regras absurdas, como essa que sugere áreas de ultrapassagem e onde, como e quando se pode usar se pode usar tal equipamento.
Poxa! Onde foram parar os regulamentos, onde a ultrapassagem era tão importante que era incentivada em todo o traçado. Fosse onde fosse.

Imagino alguém hoje explicando para Gilles as regras atuais!

- Olha Gilles, como tu está na frente e tem a vantagem não pode usar o a asa móvel. Só o cara de trás pode. Porque daí facilita para ele. sabe como é...

Aaaaahhh! Fala sério! Imagina a cara do Gilles!

By Lu

Comentários

Anônimo disse…
Eu ia reclamar da parte do texto que "apresenta" a equipe pro caso de alguém não saber qual é, mas vi no fim a origem do texto e deixei pra lá.
Lu, não consigo imaginar Villeneuve pai na F1 atual. Seria um talento destroçado pelas regas. Sem chance...
Milton Rubinho disse…
Vamos la, porque eh de motor que estao falando,e eh disso que eu conheco:

Ja falei mais de 100 vezes que a maior bobagem tecnica ja dita por Bernie eh:
"Os motores turbo serao sem-graca".

Caspita, para nao falar coisa pior,
sera que ele esqueceu do belo som que saia do BMW 1.5l TURBO de 4 CILINDROS que impulsionava o carro da equipe dele(Brabham) ha 28 anos atras?

Sera que esqueceu dos berros das usinas da Renault, Tag-Porsche, Honda, Alfa-Romeo, e Ford, todos com "timidos" 1.5l, e turbos tambem?

Desculpem Sr. Montezemolo, e criticos em geral das pequenas usinas, mas o novo chegou, chama-se downsizing, e o Rally e o WTCC ja usam motores nessa especificacao... e nem por isso ficaram mais chatas e sem graca.

PS: Desculpem a crise gente...rs
wagner disse…
Hehe, pôxa,Lu, sua chamada pareceu criança esperança, kkkkkkkkkkkkkkkkkk. "a pobreza acabou gurizada", kkkkkkkkkkkkk. Concordo contigo: zona da discordia? isso não é normal!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!