Coluna "O que elas pensam?" by Ludy

Oi gente! Hoje é dia de coluna para vocês. Na verdade, este texto era para ter sido publicado na quinta passada, mas como foi período de Páscoa e muitos estariam viajando, resolvemos deixar para esta semana. Espero que gostem. Escrevi demais...rsrs...



"C'est la vie" by Ludy Coimbra

Quando o Blog do Octeto Racing Team nasceu, há exatos três anos e cinco meses, quando a brincadeira de compartilharmos nossas opiniões sobre o mundo da F1 saiu das nossas cabeças e passou a ocupar as páginas da internet, jamais imaginei que chegaríamos tão longe. Eu sei que já falei isto milhares de vezes, mas é exatamente isto que comprova como permaneço a Ludmila que sempre fui (obviamente com algumas lições aprendidas, algumas cicatrizes e muitos momentos inesquecíveis) e posso dizer o mesmo em nome das minhas companheiras de ORT, Tatiana e Luane.

Mas aí vocês se perguntam, esta introdução toda quer dizer o que Ludy? Sentem-se porque o texto será imenso (não resisto... vocês sabem que esta jornalista aqui tem alma de escritora... rsrs). Da altura dos nossos mais de três aninhos de vida, já passamos por muitas, muitas coisas juntas neste blog. Vê-lo crescer aos pouquinhos, vê-lo tornar-se algo realmente importante dentro do contexto de nossas vidas como admiradoras de F1, do rali e dos nossos pilotos favoritos, me faz perceber que embora a maior parte deste tempo a experiência tenha sido sempre gratificante, algo ainda não se encaixa.

E esta peça que não se encaixa é o incômodo de perceber que nestes mais de três anos de jornada, muitas vezes não fomos compreendidas na nossa proposta inicial e principal: cobrir exclusivamente tudo aquilo que seja referente às carreiras dos pilotos para os quais torcemos. Não sei o que acontece, mas muitas vezes, este foco não é percebido por muitas pessoas que já visitaram ou ainda visitam o nosso blog. Nunca dissemos aqui que cobriríamos todas as categorias do automobilismo ou coisas do tipo, sempre deixamos claro que o nosso foco está em nossos octetes. E ponto.

Obviamente, no decorrer destes anos muitas coisas mudaram, o que vejo como extremamente salutar. Quando começamos, apenas dois de nossos octetes não estavam mais na F1, Jacques Villeneuve e Juan Pablo Montoya. Com o passar dos anos, nossos pilotos preferidos foram tomando outros rumos em suas vidas, e hoje, quem entra no Octeto, encontra um pouquinho de quase tudo.

Outra coisa importante que gostaria de deixar claro, o Blog do Octeto nunca teve a intenção de ser um site essencialmente informativo. É claro que temos uma grande quantidade de informação, isto faz parte do jogo, mas estas notícias sempre vieram do nosso jeito. Aqueles que nos acompanham diariamente (seja desde o começo ou há pouco tempo) sabem que temos e sempre tivemos um jeito particular de informar, que sempre fomos do tipo que gosta de ver a F1 e agora o rali, sob a ótica não apenas da competição como do seu lado humano. Em várias de nossas entrevistas com leitores, fomos colocadas como as responsáveis por fazer as pessoas olharem para o lado humano do esporte e também com relação aos nossos octetes, coisa que muitas das pessoas às vezes não têm o costume de fazer.

Este marca registrada do Octeto de ver o automobilismo além das pistas (e que já vemos em muitos outros blogs e sites da internet) é algo que criamos não propositalmente, faz parte de nossas personalidades e devo admitir, é uma característica essencialmente feminina. Porém, fico feliz ao ver, depois de todos estes anos que muitos de nossos leitores homens vejam o automobilismo um pouquinho diferente por causa do Octeto.

Só que nada disto que eu falei acima seria completo se a gente não tivesse algo extremamente importante, a nossa opinião. O nosso jeito sarcástico, irônico, apaixonado, bem-humorado, venenoso entre outros, de colocar nossos pensamentos em ordem para vocês. No Octeto não existe esta de não haver opinião. Sempre pensamos algo.

Obviamente, já tivemos complicações por termos opinião. Já fomos vítimas de preconceito, julgadas e tudo isto porque assumimos nosso lado de torcedoras. Mas isto é natural, faz parte da exposição, e entendemos. O que não compreendemos é qual o problema de assumirmos este lado? Em algum momento nestes três anos de Octeto posamos como algo diferente? Este blog é um espaço feito por três amigas que amam automobilismo e curtem seus pilotos preferidos, não um site jornalístico que tem o dever de informar com isenção. Onde está o crime em sermos torcedoras? Piores são aquelas pessoas que pregam a isenção e ainda assim não conseguem esconder a torcida. Isto sim é feio, e olha que o mundo virtual está cheio de pessoas assim. O errado não é ter por quem torcer e expor esta torcida, o errado é julgar quem torce como se no fundo, aquele que julga também não torcesse.

Quem entra no Octeto, quem conhece a nossa forma de fazer este espaço cor-de-rosa sobre automobilismo, quem conhece a nossa história, sabe que aqui, a gente quer mesmo é falar sobre tudo o que acontece com Trulli, Alonso, Nico, Jenson, Jacques, David, Vettel, Montoya e Kimi. Muitas vezes não temos condições de dedicar a todos o mesmo tempo e espaço (por motivos profissionais e pessoais, afinal o Octeto não paga as nossas contas...rsrsrs), mas fazemos o melhor que podemos. E devo dizer, orgulhosamente se me permitem, que estou feliz com o que conseguimos fazer nestes últimos três anos.

Infelizmente, não podemos agradar a todos, mas isto também é algo simples de se resolver. Se por acaso você não gosta do que fazemos, se acha que somos torcedoras em excesso (quero saber quem não torce quando o assunto é esporte?) , que falamos demais sobre coisas de fora das pistas, que não temos o jeito “certo” de cobrir o automobilismo, a internet está aí, cheia de opções que podem satisfazer melhor àqueles que não curtem nosso trabalho.

Não pensem que é algo fácil agradar a todos, na verdade, é impossível. Jamais atingiremos esta meta, já que sempre haverá uma parte que não vai gostar. Paciência. O mundo é belo exatamente por isto, porque é feito de diferenças, de pluralidade, de opiniões distintas, de paixões, de torcida, ele não é preto e branco apenas. O mundo tem cores diversas, fortes, suaves, cada um possui a sua e a nossa é cor-de-rosa. Infelizmente, nem todos gostam de rosa. C'est la vie!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Mah disse…
Ludy, como sempre, arrasando nos textos! É muuuito bom poder desabafar. muito meeeeeeeeeeeeesmo! Entendo perfeitamente a parte do "não podemos agradar a todos", a vida é exatamente assim... Mas o mais importante é estar bem consigo mesma! Quem gosta se aproxima... Sem se importar com o que vc pensa ou deixa de pensar...
Parabéns pelo blog! O tempo passa e a gnt nem sente...
Anônimo disse…
Oi Ludy!!

Nada mal do que estrear uma coluna com um belo texto, não é?

Você está realmente certa e falo por experiência própria: nós nunca seremos 100% amadas ou admiradas, sempre haverá alguém que discordará do nosso ponto de vista - that's life!

Mas essa discordância jamais poderá ser encarada como intimidação, muito pelo contrário. O mundo, como você mesma disse, é feito das diferenças, e é muito saudável poder opinar de uma maneira pacífica - há espaço para todos, e é por isso que o princípio democrático é tão belo e admirado por todas nós.

Agora, o que não dá para tolerar é a falta de respeito. Se uma pessoa discorda de algo desenvolvido por aqui no Octeto, porque a insistência em continuar a visitar o blog somente com o intuito de ofender quem escreve?

Respeito é uma palavra primordial que faz parte não só do meu vocabulário, mas também faz parte no das diretoras e todos os leitores assíduos do Octeto.

Respeito é bom e todas nós gostamos!!

Ludy, parabéns mais uma vez não só pelo texto, mas juntamente com a Tati e a Luane, por dar continuidade com um blog tão genial!!

Bjinhos
Julie
wagner disse…
Hehe, existiu um camaradinha mt topetudo, que disse sábias palavras, mais ou menos assim: " não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las". Mais democrático impossível, mas completaria, "guardando-se o devido respeito". Sou suspeito para falar, pois me sinto em casa. Apesar de gostar do azul, por causa do meu amado Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte, mas respeito mt o rosa feminino e sensível do Octeto, onde mt me divirto e convivo com as senhoritas. No mais, elogiar o trabalho de vcs, Ludy, é chover no molhado! Parabéns, e continuem brilhando!!!
ADOREIIIIIII irmã!!!

Como sempre dando show em seus textos! Obrigada por falar por mim e pela lu!!!

Parabéns!!! É isso aí!!! hehehehehe

Bjusss, Tati
Ciro disse…
Respeito é uma palavra primordial que faz parte não só do meu vocabulário, mas também faz parte no das diretoras e todos os leitores assíduos do Octeto.

Colocação perfeita.

Excelente texto, parabéns. =)
Mah, Julie, Wagner, Tatinha e Ciro obrigada pelas palavras. Fico contente que tenham curtido. Esta brincadeira de manter o blog é algo que fazemos com muito carinho e fico feliz mesmo que vocês compartilhem de nosso sentimento.

bjs, Ludy
Estela disse…
Ótimo texto Ludy!!Está de parabéns!!Que vocês continuem fazendo o blog assim, do jeito de vocês, e se há pessoas que não gostam disso, paciência, como tu mesma disse.
Beijos
p.s.:Eu adoro rosa!!:D
Fábio Mota disse…
Texto perfeito já é pleonasmo no Octeto!! rsrsrs
Atrasada até dizer chega, mas eu preciso comentar ainda assim.
Teu texto foi ótimo e até acho que deveria ser vinculado ao 'quem somos" do blog.

Nos mostra bem como somos. Incrível mesmo é que tem leitores que passam a vida aqui e não compreendem mto bem o que se passsa. Mas, há alguns que entendem tudo perfeitamente em questão de minutos.

Mas o mais legal é que a grande maioria, entendo ou não, concordando ou não, respeita e se diverte conosco. Curte o blog.

Isso é o bacana.

Bjs, lu M

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!