Meninos e meninas

Uma coisa que nesses três anos de blog sempre me chamou atenção foi a curiosidade das pessoas sobre o fato de meninas gostarem de F1. Não sei se eu nunca dei muita importância para a “diferença” por meu pai ser piloto/mecânico e o único homem da casa ou se não me liguei muito mesmo. Mas, fato é que nunca achei nada estranho mulheres gostarem de automobilismo.

Expondo nossas opiniões e gostos no blog já sofremos alguns preconceitos e muitas manifestações de apoio e elogios. Entre os preconceitos, o que me assusta é o que vem das próprias meninas.

Um cara bobão achar que eu levanto às 3am no inverno para cobrir treino livre só para ver homem bonito não me assusta tanto, quanto o medo que algumas gurias têm desses mesmos caras bobões. Acreditem! Tem muita menina por aí, que morre de medo de dizer que acha um piloto bonito, porque pensa que assim vai ser chamada de Maria gasolina e que essa opinião vai desvalidar tudo o mais que ela sabe. Vai macular sua imagem! Não se pode dar margem para que homens pensem, que elas acham um cara bonito ou porque comentam algo mais fútil e que só gostam de automobilismo por isso. Esse tipo de pensamento me assusta. Cada vez mais, sou a favor do “pensem o que quiserem” Como Kimi genialmente já diz “I don’t care”.

Já discuti muito com meninas, que acham que temos que provar para esses machões, que nós gostamos é de automobilismo, velocidade, pistões, virabrequins e que sabemos o regulamento técnico de cor.

Sim! Eu gosto de tudo isso! Uma ultrapassagem bem feita arrepia, assim como pisar no acelerador e “grudar” no banco. Mas, do meu jeito. Aliás, antes que esqueça, nenhum machão desses sabe o regulamento de cor e muitos não trocam pneu sem chamar o seguro. Ui


Semanas atrás li algumas críticas nessa linha. Gurias nos recriminado por fazermos piadas com as ladies e a vida no paddock. Afinal, o que os homens vão pensar! Onde já se viu! Estamos, com isso, fomentando o preconceito com as mulheres no automobilismo e blá blá blá... Zzzzzz

Achei o discurso das MENINAS tão MACHISTA que não pude não comentar. Aquilo está martelando minha mente, porque simplesmente não cabe na minha cabeça. Eu não acho, que para ser mais ou menos respeitada eu tenha que ser limitada desse jeito.

Uma das perguntas que mais nos fazem é sobre como uma mulher vê o automobilismo. Na real, acho que não vemos o campeonato em si, de forma muito diferente dos homens, não. Pontos são pontos, motores são motores e resultados são resultados e regulamento é o mesmo...

O que nos difere, creio, sejam as variáveis. Nós interpretamos certas declarações de forma diferente e temos o hábito de dar sempre uma olhada no entorno da situação. Coisas de mulher, mesmo. Nós nunca olhamos um fato de forma isolada. Vocês, que tem namoradas ou são casados, sabem bem, que em uma DR, nós sempre desencavamos todo um histórico de algo. Não é mesmo? Um “nada” nunca é um simples “nada mesmo”. rsrsrs

De mais a mais, os bobões que acham que vemos corridas só por conta dos pilotos são os mesmos que ficam babando feito idiotas nas grid girls e nas pilotos como a Bia e Danica. São os mesmo que em Interlagos, nós temos que explicar a pontuação e o que aconteceu no campeonato inteiro.

Me deixa de cara no chão, que existam meninas que falem só de certas coisas e se policiem o tempo todo só para se mostrar mais inteligentes e mais cultas para caras desse tipo! Isso é tão opressivo e machista! Tentar impressionar pessoas que pensam assim!


Alouu! Sou mulher e não tenho que provar nada para cara nenhum! Aliás, os melhores caras, os modelos mais avançados, já se tocaram disso e entram na brincadeira na boa. Entendem as diferenças que fazem com que homens e mulheres se completem e não lutem pelo espaço.

Os caras que realmente curtem e entendem de automobilismo, sabem muito bem diferenciar o joio do trigo e não precisam só discutir telemetria para saber se a guria sabe ou não sabe do assunto. Ah! E a via é dupla, nós meninas, também sabemos a diferença. Vamos curtir, fazer piada e nos divertir porque é para isso que o esporte existe.

Hoje ainda li uma frase legal “Ninguém jamais vencerá a guerra dos sexos: há muita confraternização entre os inimigos” – Henry Kissinger

Comentários

Thiago Raposo disse…
Concordo contigo Lú...

E também me incluo na lista dos que babam pelas grid girls...rs
Claro que baba! Qual homem não baba! O que não entendo que pq vcs podem babar e nós não podemos babar por pilotos ou grid boys (se eles existirem).

Esse é o machismo das meninas que não entendo.


Bjs, Lu M
Thiago Raposo disse…
Mas eu acho que devem babar mesmo...

Até coloquei a Gigi responsável pela sessão Grid Boys no Salão ao Automóvel! O Café com F1 se orgulha por já ter publicado os meninos para as meninas..

aproveitando pra fazer o merchan, olha o link...rs
http://www.cafecomf1.com/2010/11/garotos-do-salao-revanche.html
Marcos Antonio disse…
textaço. o auotmobilismo em si ´eum meio muito machista.Um machismo ainda velado, e de ambas as partes. pra mudar isso vai demorar....mas continue a não se importar, falam q meu blog é ruim,mas nem ligo...rsrsrsrs

e eu babo sim pelas grid girls da motoGP!e acho justo a smulheres babarem porpilotos tão bonitos como Buemi e Pastor Maldonado, os caras são gatos mesmo! :P
Mah disse…
Tô ctg, Lu!

Já me importei mt, já tive receio do que as pessoas pensavam de mim por amar corridas, mas nunca escondi essa paixão e sempre deixei isso bem claro, e não tenho mais medo! Além disso, todos que são meus amigos entendem que amo F1 e que babo mesmo por caras como Kimi e Hulk, e todos os outros lindos que lá estão. E isso não me faz mais ou menos mulher!

E, se não querem me aceitar, eu brigo mesmo! Meu ex odiava tudo isso, e chegou a brigar cmg pq ficou c/ ciumes da tv no gp do Brasil!!! Ahhh, fala séééério! Não tenho paciência p/ machistas e idiotas... não mesmo!

Acho ótimo vc escrever sobre isso, pq nem tds se tocaram que vivemos num mundo com direitos iguais, com divisão de tarefas... Um mundo em que tanto homens qnt mulheres cuidam sozinhos dos filhos... Um mundo que luta p/ ser mais justo, mas que não consegue justamente pela mentalidade desse povo...

Pelo menos já existem pessoas como a galera que tá sempre por aqui no blog, que se aceitam e brincam sem problemas. É isso aí!

beijos
Assino embaixo de tudo o que você disse Lu. Assumir que falamos do visual das mulheres de pilotos ou que achamos os pilotos bonitos não significa que não sejamos capazes de entender de automobilismo, suas regras ou sua história. Eu adoro velocidade, amo F1 e me apaixonei pelo rally. Tenho vários amigos com quem converso sobre corridas e como você mesma disse, quando vamos ao autódromo vemos o quanto entendemos, porque encontramos cada ser por lá, que nossa senhora...hahaha...não sabem nem onde corre o Rubinho, se duvidar. Amar corridas, assim como qualquer outro esporte, não tem nada a ver com sexo, muito menos se pode definir a capacidade de entendimento de um fã só porque ele ou ela, acha o piloto ou a piloto atraente. Eu não me chateio com o que os homens pensam, mas me incomodo demais com o fato das mulheres ainda se esconderem no medo de assumir seus gostos (como admirar um piloto por seu talento E sua beleza) e descontar esta raiva em quem o faz! Como nós!
Se o automobilismo fosse apenas beleza para mim, eu não dedicaria o tempo que dedico da minha vida a este blog, não gastaria o dinheiro que gasto para estar perto da F1 uma vez ao ano e não estaria sonhando acordada e fazendo contas para realizar o objetivo de ver uma etapa do WRC ao vivo.
Eu sou uma admiradora da F1, do WRC, adoro mesmo, e não tenho o menor problema em dizer que acho Jacques Villeneuve, Kimi Räikkönen e Sébastien Loeb os três pilotos mais gatos que existem!!!! hahaha...
Se alguém vê problemas nisto!!! I don't care!!!!

bjs, Ludy
Carol M disse…
Que texto Lu! Parabéns!!! Concordo com vc.

Amo automobilismo e tudo que o envolve. Às vezes, fico irritada, mas não com o fato de me rotularem de "Maria gasolina", mas pelo fato de que ainda existirem pessoas com esse preconceito.

Acompanho F1 tb por causa de meu pai,o WRC desde que Kimi foi pra lá e quando posso acompanho outras categorias, como a MotoGP. Amo os carros,os barulhos( que para nós "amantes" é música..rsrs),as brigas,as ultrapassagens e não tenho vergonha de dizer que acordo as 3h,4h da manhã para assistir F1 ou que passo noites acordadas para acompanhar o rally.

Quer falar? Pode falar. Eu gosto do jeito que sou, gosto sim disso tudo e não vou mudar porque um idiota acha que somos "marias gasolina" ou porque uma garota diz que sou LOUCA(porque dizem isso ou coisa pior) e que esse esporte não é para mulheres.

Eu assisto e gosto do que eu quiser e vc que vai cuidar da sua vida.

Beijos
Priscylla disse…
Só tenho duas palavras pra dizer: GIRL POWER! Texto maravilhoso, Lu. Muita gente realmente pensa que o fato de entender de F1 ou torcer pra algum piloto em especial faz de vc Maria Gasolina. Pura idiotice. A verdade é que a mulherada tá mostrando que sabe sobre carros, muitas vezes mais até que os homens e tem simplesmente que ignorar esses comentários hipócritas das pessoas que tem esse tipo de preconceito.

Bjs!
Anônimo disse…
É por essas e outras que o pós feminismo fala em culto da diferença e não em igualdade. Não temos culpa de que conseguimos prestar atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo...
Adorei os "modelos mais avançados". Por essas e outras tenho um desses em casa!
Adorei o texto!
bjo
Ju
PattyHam disse…
Parabens Lu, isso mostra a força das mulheres.
Eu não tenho medo de falar: eu sei tudo sobre a história da F1, qualquer garoto pode vir me perguntar sobre e eu respondo. Mas também digo: EU ACHO MUITOS PILOTOS BONITOS, e eu falo msm: Eu acho o Hamilton, o Button e o Vettel bonitos! E um monte de pia la da escola fala que eu acordo de madrugada para assistir F1 e que eu fico toda nervosa por causa de pilotos que eu gosto e que a parte que eu mais gosto é o pódio. Isso é um absurdo!
Quando eu contei para algumas amigas minhas que eu leio diariamente um site comandado por mulheres, elas não acreditaram e falaram: "Nossa! Isso é impossivel"
Eu tb não me importo com o que os outros disem!
Mais uma vez parabens Lu. E parabens a vcs tres por criarem esse site onde mostra o que as mulheres são capazes!
Beijitos.
Melli disse…
por isso que eu ADORO o octeto...temos um espaço pra curtir automobilismo sem sermos julgadas...sem ter que ficar provando nada...como eu costumo responder pras pessoas que acham um absurdo eu me envolver taaannto com esporte a motor "eu gosto, me envolvo e sou feliz assim...pronto, acabou!"

valeu Lu por mais esse texto delicioso
Vanessa disse…
Muito bom o texto Lu, claro neh, e como todos os outros comentários já falaram realmente o automobilismo em si é muito machista e é uma pena que as meninas mesmo, de certa forma, concordem com isso. Eu me orgulho muito de amar esse esporte, n me arrependo de jeito nenhum de acordar 3, 4, 5 da manha pra assisitr uma corrida (e torcer pelo Jenson, :D) que vai me proporcionar adrenalina e muita vontade de estar em todas elas.

Mais uma vez parabéns Lu e um ótimo 2011 para todos nós torcedores apaixonados pelo automobilismo (meio atrasadinho, confesso)!!!!

Bjos!
Obrigada galera!
Que bom saber que eu sou normal :))) Sabe, essas coisas me incomodam um bocado às vezes. Eu não gosto dessa ideia de sermos julgadas pelo que gostamos ou não.

Eu adoro brincar, fazer piada e tirar aqueles nossos "desafetos". Olha o primeiro comentário! O Thiago é o maior fã do MS que conheço e é nosso amigo! Fazer oq? A gente se apega a cada coisa nessa vida... hehehehe

É isso! Podemos brincar, manter o respeito, mas dar nossas opiniões e sermos nós mesmas.

Nada dessa frescura de ui ui ui oq vão pensar de mim.

E vir nos julgar pq somos livres de pensamento é o fim.

Obrigada pela força e pelas ideias!

Vcs são uns queridos todos!!!

Bjs e vamos juntos que logo começam os testes de inverno e amenisa essa nossa abstnência. hehehe

Afinal, só estamos aqui pelo corpinhos do pilotos... hahahahahahahahahhaha

Vamos acompanhar cornometragem de testes em site holandês (como eu faço todo o verão) só pq queremos ver uns homens bonitos! Só por isso! hahahahahahaha


bjs, Lu M
Anônimo disse…
Oi Lu!

Primeiramente, parabéns pelo texto - concordo em gênero, número e grau com tudo o que você falou!Eu adoro automobilismo, um esporte que acompanho desde que me entendo por gente, e infelizmente sempre sofri por causa disso, porque as minhas amigas me achavam louca, uma espécie de ET, por acordar de madrugada para assistir a um simples treino livre...Lembro de uma que até me recriminou porque eu não gostava de nado sincronizado(?!) - o que posso fazer, gosto não se discute...hehehehe
Uma grande vantagem de curtir automobilismo, especialmente a F-1,é que eu tinha a oportunidade de reunir a turma que amava esse esporte tanto quanto eu, para assistir as corridas todos juntos - a minha casa era o point da reunião, uma espécie de padock, com direito a buffet e tudo! hehehehe
Agora, além de eu curtir o esporte em si, eu tbm acho os pilotos bonitos, e não tenho vergonha alguma de assumir isso - eu simplesmente pergunto: Ué, e por que não? (E cá entre nós, Lu, estamos muito bem servidas nesse quesito com Alonso, Villeneuve, Kimi,Loeb...hehehehe)
Além do mais, é por isso que gosto do Octeto, pois é um espaço onde podemos discutir automolismo de uma maneira democrática e autêntica sem perder a feminilidade, como já disse antes!

Um grande bj, Lu e um ótimo 2011!

Julie
Unknown disse…
hehe! tem alguma coisa diferente no octeto em 2011: Tati fazendo post estilo Lu, Ludy "tudo azul", e o mais "grave" hehehehehe, Lu, escrevendo esse texto "muito sério" (nada contra), muahhhhhhhh! brincadeiras a parte, onde assino? este tema faz parte dos PRÉ, PRÉ HISTÓRIA, PRÉ CONCEITO, PRÉ BURRICE!!! tudo de idiota que existe no ser humano. como julgar alguém, sem ao menos parar para conversar, trocar umas idéias, saber seus gostos? vc mesma disse em um post, que estamos aqui neste planeta azul, para evoluirmos, mas há pessoas, que fazem uma força tremenda para estragarem a vida! para essas pessoas, desejamos: EVOLUAM!!!
Anônimo disse…
E digo mais, Wagner: post sério em rosa. Adorei!
Manu disse…
Excelente texto Luane! Concordo com tudo, claro.
É engraçado essa implicância com o fato de sermos mulheres a gostar de esportes a motor e não poder achar os pilotos bonitos. É uma consequência. Em nada podemos ser totalmente imparciais.
Podemos gostar inclusive do piloto tal sem ser bonito e simplesmente por gostarmos do cara. Tem espaço? Claro que tem, afinal podemos e assim escolhemos.
É um fato que acontece com todo mundo. Cito um exemplo: roda de amigos, conversando, uma amiga mostrou sua insatisfação com comentários sobre futebol e um cara perguntou se nada de esporte fazia dela satisfeita. Ela disse, que era o vôlei. E os homens todos da conversa, concordaram, desde que fosse o vôlei feminino. Pode crer que foi esse mesmo pessoal que me criticou qd cheguei na conversa com uma camiseta do Kimi.
O pior é que demora a fazer com que esse pessoal respeite as diferenças. Por isso já não faço questão de insistir, mas não quer dizer que mudei ou não tenho argumentos.
Saibam que quem realmente acha que o trabalho que fazem aqui no Octeto tem valor, são aqueles que entendem vcs e acompanham e admiram. Respeitam, principalmente.
Mas sempre, sempre haverá a intolerância e só o que eu posso dizer é que estes que não estão afim de entender, que leiam o texto até cansarem. Quem sabe não funciona na marra? Hehehehehe...

bjs!
Unknown disse…
Tô contigo e não abro, Lu!

As mulheres querem tanto conquistar um lugar ao sol, e as vezes, no fundo, elas é que são as mais machistas!!!

=)
Missy disse…
Seu texto ficou digníssimo.

Mas a essas meninas basta apenas soltar a frasezinha épica... Um pouco diferenciada.

Quem não acha um piloto bonito que atire a primeira pedra.

Por que na realidade elas babam escondidas de algum namorado ou pai machista por ai que acham que os únicos que sabem apreciar um bom esporte são descendentes do sexo masculino.

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!