E o som!?

Bernie mostra preocupação com som para 2013

Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F-1, confessou que sua maior preocupação com relação ao novo regulamento técnico da categoria, que entra em vigor em 2013, é o barulho produzido pelos motores dos carros.

Daqui dois anos, os propulsores terão injeção direta com quatro cilindros em 1,6 L, substituindo as atuais unidades V8 de 2,4 L. Além disso, a partir de 2014, cada piloto poderá usar somente quatro motores por ano.

Para Ecclestone, o som dos carros é uma marca registrada da categoria, sendo que, caso isso fique comprometido com o novo regulamento, a F-1 será prejudicada.

"Não ligo se o motor é 1,6 L ou 1,8 L. Estou preocupado é com o barulho. Se perdermos o som, perderemos uma grande coisa", afirmou o dirigente ao site "motorline.cc".

No entanto, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, assegurou que o novo regulamento não vai acarretar na mudança do barulho dos motores.

"Posso garantir que os carros de F-1 para a temporada de 2013 serão muito empolgantes e produzirão um grande som", disse Todt, defendendo a alteração da especificação das unidades por questões ambientais.

"O desenvolvimento da indústria nos últimos anos vem trazendo segurança e consciência ambiental para o primeiro plano. Os fabricantes têm feito um grande progresso em ambas as áreas."

"Com as novas regras, a FIA quer mandar uma forte mensagem sobre a F-1. Esse é o topo do automobilismo e os motores menores serão importantes para os fabricantes", concluiu.
(fonte: Tazio)

***

É verdade! A marca registrada da F1 é o barulho dos carros. Nada é igual à aquele barulho que, apesar de ensurdecedor (para mim, pelo menos), é maravilhoso!!! hehehe

Bjinhus, Tati

Comentários

Kitthy disse…
Não pode, apesar de nunca ter tido a sorte de ouvir esse som maravilhoso em um autodromo,não podem mudar o som dos motores e quanto a quantidade se com 8 ja fico apavorada com medo de não ser o suficiente com 4 vou morrer kkkkkkkk
Milton disse…
Reescrevendo o post q fiz para o FASTER da Juliane...

Bom…

1º: Motores que não “arrepiam” pelo som podem até parecerem meio broxantes… Mas se alguém ai lembrar o que era a F1 nos anos 80 não iria reclamar tanto. BMW andava de 4 cil. turbo 1.5 e despejava 850 hp em race trim, e 950/1000 hp em qualifying trim. Não é pouco. E mais engraçado: eram blocos REALMENTE usados em carros de rua na epoca. Hoje, os motores da F1 poderão usar blocos feitos para corrida, que tem diferenças claras de construção.

2º: Essa tendencia de powerplants derivados de motores de rua ja pegou Endurance e Rally. Parece ser um ponto sem volta nas corridas. Até mesmo porque não é la muito barato desenvolver um motor do zero, e toda temporada fazer um motor novo.

E para terminar: Turbo até da uma abafada em ruido… mas não é tanto assim… e quem ja viu os Peugeot e Audi Diesel que correm Le Mans sabem o que é um carro que não ronca, mas q anda para diabos…
Unknown disse…
preocupações ambientais e esportivas primordiais e urgentes a parte, o berro de um v 10, v 12, é de arrepiar!!! o som percorre a corrente sanguínea!!!
PattyHam disse…
IMPOSSIVEL, um motor V8 ou de potencia maior perder o som!!!!!!
Tô arrepiada!!!
Beijitos.
Fábio Mota disse…
Uma dica pro Tio Bernie. Troca a pilha do aparelho de surdez!!! kkkkk
Mas falando sério, claro que o som tem q ser bem alto!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!