Alguns pensamentos ...

Hoje navegando pelo internet li uma notícia que falava sobre o ano de 2007 e o relacionamento conturbado entre o espanhol Fernando Alonso e a equipe inglesa McLaren. Eu, apesar de demonstar inúmeras vezes meu total descontentamento com a passagem do bicamepão por Woking, após 3 anos cheguei a conclusão que nada acontece por acaso. Tudo que se passou na McLaren de certa forma fez bem ao Alonso. Ela o deixou mais forte, mentalmente, para enfrentar o desafio que é liderar uma paixão chamada Scuderia Ferrari.

Li também estes dias, aqui mesmo no Octeto, neste texto que comparava Kimi e Alonso, que o asturiano diferentemente do Iceman, faz o perfil do piloto pré-fabricado, daquele tipo que não se arrisca. Em outras palavras, ele não é autêntico. É claro, que eu discordo totalmente da afirmação, porém após ler isso, comecei a analisar as palavras ditas e o comportamento do Alonso nos últimos anos.

Antes de continuar, quero explicar que eu vejo um Fernando Alonso bem diferente daquele que a maioria vê, ou faz questão de ver. Onde eu vejo um cara simpático, outros vêem um arrogante; onde eu noto um homem sincero, outros vêem um político; onde eu olho um cara carismático, outros vêem um ator ou um soldado que planeja cada ato minuciosamente como um se estivesse indo para a guerra.

Não adianta, eu não mudarei de opinião como também, aposto que muitos não mudarão. Mas posso fazer com que, pelo menos, as pessoas pensem. Assim como a frase me fez pensar.

O Alonso realmente mudou nos últimos anos. Há 6 temporadas eu sigo este espanhol, há 3 eu tenho um blog.... e neste período pude perceber o quanto ele mudou. Na verdade, a mudança não está na essência, pois creio ele continue o mesmo (bom, eu o vejo assim...rs), me refiro ao seu comportamento. Este mudou sim... e é ai que entra a McLaren.

2007 foi um ano bastante complicado, porém de lá foram aprendidas algumas lições, como por exemplo a de que brigar e dar "murro na mesa" não adianta! Outra delas, e talvez a principal, tenha sido lidar com a imprensa.

Hoje quase todos os jornalistas, os brasileiros que cobrem o evento em inloco principalmente ( motivação deles para isso, fica para outra ocasião...rs), sempre usam o mesmo argumento: Alonso parece um robô, um ator merecedor de Oscar, um político que mede e pensa antes de pronunciar cada palavra, não demonstra sentimentos, entre outras coisas. Alguns analisam tanto que já pensei até em procurá-los para pedir um consulta... talvez assim eu economizasse a conta do meu psicanalista no final do mês. rsrs

O que ninguém vê, é que se hoje ele mede as palavras e seus atos, ou age "sem autenticidade" como disse o texto lá em cima, é porque ele aprendeu, da pior forma, que qualquer deslize é fatal e que com a imprensa não vale a pena lutar. É um desgaste inútil.

Obviamente não é preciso mandar cartão de Natal para a BBC agradecendo o apoio recebido como fez Sebastian Vettel, mas também para que bater de frente? Por que se expor, se isso será usado contra você depois? É possível dizer a verdade e ser político ao mesmo tempo, e melhor, sem se expor. Quando certa vez ele falou dos seus sentimentos, todos o chamavam de chorão! Quando disse que sentia falta de carinho por parte da equipe inglesa, ele foi motivo de piada. Então ...

A F1 vai muito além das pistas. Lá existem aqueles que estão dispostos a suportar esta pressão e mudar se preciso for, enquanto outros não. Alonso faz parte do primeiro grupo. Kimi talvez faça parte do segundo. E sinceramente este fato não faz do Alonso menos autêntico que Kimi, faz dele um cara que resolveu entrar no jogo, quando necessário, porque a F1 é a única coisa que ele gosta e sabe fazer.

Fernando ama o ciclismo, andar de kart, fazer mágica, ir à praia e até poderia se divertir bastante correndo nas 24h de Le Mans, mas a felicidade dele é estar na maior categoria do automobilismo mundial. Nada o deixará satisfeito como a F1!

E tenho certeza que, por mais que Kimi esteja mais leve e feliz no Rally, o desejo mais profundo dele era estar na F1 também. Estes caras são viciados em velocidade, e amam ainda mais estar na F1, porque é lá que estão os melhores, a melhor tecnologia, os melhores carros, a pressão, a emoção... a referência. Aposto que nenhum carro proporciona a mesma emoção que um F1 quando na Eau Rouge. Posso estar falando uma grande besteira, mas é o que penso. Kimi também deve pensar assim. E Alonso, com certeza pensa.

Alguns podem me perguntar então, se eu concordo com o que dizem os jornalistas sobre Alonso? Eu respondo: não, eu não concordo. Como eu disse, Fernando não é um ator que fica 100% do seu tempo atuando. E é isso que pensam estes jornalistas. Às vezes acho que estes caras, imaginam que espanhol acorda mais cedo para confabular, arquitetar, planejar cada palavra que será dita em uma entrevista, como um psicopata faz para atrair sua vítima. E é obvio que as coisas não assim. Não sei exatamente porque estes profissionais agem desta forma, mas a verdade não é esta... só que motivação disso fica para outro dia. rs

Alonso é um ser humano normal que, devido a experiência do passado, resolveu mudar para continuar fazendo o que gosta. Resolveu apenas pensar antes de agir, evitando assim que qualquer palavra dita de forma equivocada causa um tumulto. Ele é inteligente o suficiente para saber o peso que tem uma palavra pronunciada por ele.

O jornalista Ico, em uma das suas inúmeras colunas sobre Madonna di Campiglio que falavam do Alonso (parece até obsessão), escreveu que o espanhol não se importa com o perfil polêmico, a exemplo do que ocorreu na Alemanha quando em “ (...) Hockenheim no ano passado, ele nem franzia a sobrancelha quando lhe perguntavam sobre os méritos de uma vitória “de bandeja (...)”. Acredito que eu e o jornalista em questão vimos coletivas bem diferentes. Talvez porque nossos interesses também sejam bem distintos. Alonso, ao contrário do que quer mostrar Luis Fernando Ramos, se mostrou bastante irritado com o comportamento dos jornalistas. Então, eu pergunto: o que Ico gostaria que ele fizesse?! Mandasse todos para PQP? Alonso foi profissional e respondeu o que lhe era perguntado. Para quem tem dúvida, eis os videos Aqui e Aqui. A partir disto tirem suas próprias conclusões.

E é este comportamento "frio" que faz dele hoje um dos melhores na categoria. Depois do que viveu dentro da McLaren, o bicampeão sabe que o lado psicológico é ainda mais importante do que a escolha dos pneus ou uso do Kers no F150. Massa ano passado também percebeu isto. Ninguém, por melhor que seja, consegue ser rápido e vencer se a mente não estiver boa. Nenhum profissional, em nenhuma profissão.

Em 2007 Alonso entendeu a mensagem, e hoje, mais do que nunca coloca o aprendizado em prática. Ele joga o jogo que lhe é apresentado e usa a imprensa da forma que acha necessário.

Quando iniciei esta brincadeira chamada Octeto Racing Team lá em 2007, eu era bem diferente desta versão Tatiana 2011 que sou hoje. Eu mudei porque vi que com certas coisas, não há como lutar. Aprendi que às vezes não adianta brigar, e a melhor forma de continuar fazendo o que você adora fazer, é mudando. A minha essência é a mesma de 2007, mas meu comportamento perante determinadas situações, mudou. Eu não deixei de ser sincera só porque hoje eu sou mais política, ou porque eu penso antes de falar. Apenas tento controlar meus impulsos, para que eles não me prejudiquem como já aconteceu anteriormente.

Eu faço o mesmo que Alonso faz quando está em um paddock de F1. Tenho certeza que você que está lendo este meu texto também faz (e não precisa admitir se não quiser...hehe). Nós não podemos mandar para a PQP todos aqueles que queremos. Seja por que disso depende nossa família, nosso casamento, nosso trabalho, nosso alimento... ou a nossa paixão por algo.

Eu queria muito dizer tudo o que penso aqui no Octeto, mas não posso. Queria poder ser ainda mais sincera, mas não posso. Há certas coisas que não devem ser ditas, devemos "engolir sapos" por um bem maior. Por nossa paixão. No meu caso, pelo Octeto. E agir assim não me faz desonesta ou falsa. Me faz apenas uma pessoa que quer se preservar e que quer continuar fazendo o que tanto gosta (ou no máximo, me faz egoísta/fraca demais para desistir). Com Alonso não é diferente. E ele fará isto até o dia do: Chega! Cansei!

E que fique claro aqui: não quero mudar a opinião de ninguém, como ninguém mudará a minha. Nenhum jornalista por mais especialista ou mais infiltrado que seja, mudará a minha forma de ver o Alonso. Só o próprio fará. Pois, embora possa não parecer, o espanhol é mais normal do que se pensa, e mais especial do que aparenta.

Fernando Alonso é um cara fabuloso, para notarem isso, basta que parem de vê-lo apenas como este piloto de F1 manipulador que muitos insistem em criar. Ninguém é tão vilão, ou tão santo!

Bom, na falta disso, selecionar o que se lê por aí já ajuda um bastaaaaante!! Vai por mim!!! hahahaha

Depois de tanto falar... O espaço é de vocês, caso tenham conseguido chegar até o final do texto! Não sei se me fiz entender ou se confundi a cabeça de alguém, mas a caixa de comentários está aí para isso mesmo! Comentem... em caso de dúvidas, a gente conversa! rs

Bjinhos, Tati

Comentários

Biba disse…
só tenho uma coisa a dizer....
To contigo e não abro!!!!!!!!!!
Letícia disse…
Muito bom seu texto. Concordo com você. Ninguém pode mudar o que nós alonsistas sentimos!!!
Kaoru disse…
Acho muito louvável seu esforço pra tentar levantar a moral do Alonso aqui no Brasil, já q vc gosta tanto dele, e sei q é muito ruim ver uma pessoa q a gente admira sendo esculhambada por aí. Só não entendi a necessidade de meter o Vettel aí no meio da sua indignação, mas...
Na parte em que se refere ao Kimi, e em especial ao texto que vc linkou, não acho errado que por exemplo Alonso, Vettel e Hamilton façam o tipo de piloto que a F1 gosta, eles sabem entrar na dança, sabem jogar, e não acho errado que eles sejam assim. E especial estes três, eu não vejo nenhum deles como pré-fabricados, apenas pessoas que souberam entrar no jogo sem se incomodar com isto. E não estão errados ou são vilões por isto. Kimi não soube porque ele não gosta, para ele não compensa. É só uma questão de escolha. Não vejo atitude certa ou errada, apenas a escolha pessoal de cada um. Com o tempo, claro, a gente viu que a escolha de Kimi é a "errada" para a F1. Só isto.
Ah, é claro, sobre seu texto, ficou ótimo Tati!

bjs, Ludy
Oi Biba, valeu!hehe

Letícia, nada mudará mesmo!! Com certeza!

Bjinhos para vcs, Tati
Oi Ludmila!

Por isso que escrevi no texto a palavra DISPOSTO. Não usei capaz, pq todos sabemos que Kimi é muito capaz de suportar qq tipo de pressão, afinal ele é o Iceman. A questão é que ele não está mais DISPOSTO a passar por isso. Prefiriu seguir outro caminho...
Alonso não! A f1 é o que ele quer, e se preciso for, entrará na dança.

E claro, obrigada! hehe

Bjinhos, Tati
Andrea disse…
Tati
Mais uma vez você foi muito objetiva, ótimo texto e boa maneira de expressar como nós fã do Alonso nos sentimos diante de tantos bombardeios da imprensa em geral...
Tbm acho que Alonso é assim hoje por conta de tudo que aconteceu na McLaren, depois de tudo que houve lá e o que a imprensa falou na época, principalmente os ingleses a melhor coisa que o Alonso fez foi mudar a sua relação com os jornalistas, o que todos chamam de frieza ou de atuação por parte do espanhol eu chamo de cautela.

Só acho que as pessoas deveriam se informar mais, procurar várias fontes da notícia, vários pontos de vista, por que ler uma notícia e já julgar aquilo como verdadeiro não dá.

Bjos

Andrea
Exatamente Tati, mas seu texto foi claro quanto a isto. Eu comentei porque no meu texto que vc linkou eu é que não deixei claro que não tinha problemas com relação a opção que todos os outros pilotos fazem e Kimi não fez. Aliás, Montoya é do tipo Kimi. E Jacques também. Os três adoram a F1, mas se encontraram em outras categorias,e são felizes assim, como a F1 não estava permitindo que fossem. Ok, Jacques ainda não tema vaga na Nascar, mas ele gostou de lá.
A palavra disposto é a mais correta mesmo!!! Eu entendo Kimi e sei o que é isto, já passei por situação parecida profissionalmente. E vc se lembra bem o que fiz. A vida da gente é feita de escolhas, eu fiz a minha, Kimi a dele e ambos estamos bem com o que decidimos, assim como estão os outros pilotos da F1.
Não se preocupe, entendi o que vc disse!!! hahaha

bjs, Ludy
Anônimo disse…
Oi Tati!

O seu texto está nota 10, e como sempre, você consegue transformar em palavras tudo aquilo que sentimos ao depararmos com as bobagens que sai na imprensa a respeito do Alonso.

Eu também concordo com você, e reitero as palavras da Andrea, o Alonso está mudado, principalmente na maneira em lidar com a imprensa - creio também que seja depois de tudo o que aconteceu na Mclaren e o que imprensa inglesa publicou a respeito dele na época.

Sabemos que o erro faz parte da vida de todos nós, o que diferencia é a maneira como o encaramos - seja como um fato lamentável ou um processo de aprendizado. Felizmente, Alonso optou pela segunda opção.

Além do mais, sempre temos opções: podemos continuar no mesmo lugar, lamentando ou arriscar e mudar, seguindo em frente pronto pra conhecer um mundo novo de possibilidades. Creio que foi assim que aconteceu com o Kimi em relação à F-1 e está sendo assim com o Alonso, agora na Ferrari.
E é por essas e outras atitudes,creio eu, que nós continuamos a admirar tanto esses Octetes!
É isso aí, Tati!
Super bjs
Julie
Unknown disse…
Belo texto! Torço por Alonso, mas não distorço! Acontece que a imprensa brasileira possui uma linha de trabalho ufanista-distorciva, o qual, não sendo brasileiro, não serve. Fico imaginando o tamanho do altar que construiriam para Alonso se ele fosse brasileiro, imagina o tamanho da babação...... Não vejo mal algum em torcer para outro piloto de nacionalidade diferente. O gosto pela f1, induz a se gostar de quem faz o trabalho bem feito, e a adaptação é uma das qualidades dos vencedores desse esporte, metade homem, metade máquina.
Guilherme disse…
Tati,

Concordo com sua análise sobre a evolução do Fernando. Senti na pele que, para proteger interesses maiores, como a família, devemos abrir mão de entrarmos em discussões e polêmicas e sermos mais frios para ter êxito no jogo.
Apenas tenho a forte convicção que o Alonso é uma pessoa arrogante, e isso é algo que percebi desde seu título de 05.

No entanto, nem tal personalidade supera seu talento nas pistas.

No demais, seu texto é muito bom e traduz de forma clara a posição que devemos tomar na vida, controlando nosso ímpeto quando necessário em prol de um bem maior.

Bjos,

Guilherme
Ola pessoal.

Andrea vc usou a palavra certa: tudo é uma questão de cautela! Isso mesmo!

Irmã, que bom que vc entendeu! hehe

Pôxa Julie, Obrigada! Com certeza, Alonso optou pela segunda opção. Ele aprendeu bastante em 2007. E hj é reflexo disso! hehe

Wagner... é isso mesmo, a imprensa brasileira segue a linha ufanista-distorciva. E com isso, se não for brasil il il não serve!
AH!! Se Alonso fosse brasileiro... seria perfeito!! hehehe
Tb acho que temos que seguir o talento, e não a nacionalidade!

Guilherme,

Obrigada pelo seu comentário. Pois é... infelizmente às vezes temos que mudar... algo que acho que acontece com ALonso, para seguirmos em frente. Não tem como ...

Eu não consigo achá-lo arrogante, sabia!? Para mim uma pessoa arrogante é Lewis Hamilton, ele se acha um bocado!hehe
Mas compreendo seu ponto de vista perfeitamente.

Gente, muito obrigada pela participação de vcs! Valeuuu!

Bjinhos, Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!