19 escolhidos. Apenas 10 vagas

FIA anuncia 19 finalistas às dez vagas na Academia de Jovens Pilotos

Alexander Wurz e Robert Reid, navegador do campeão mundial de rali, Richard Burns, foram os responsáveis por escolher os finalistas às vagas na Academia de Excelência de Jovens Pilotos da FIA

Treze europeus, dois asiáticos, dois norte-americanos e dois representantes da Oceania vão disputar dez vagas na Academia de Excelência de Jovens Pilotos da FIA, criada pela entidade que regula o automobilismo como forma de desenvolver o esporte no mundo.

Destinado a pilotos que tenham entre 17 e 23 anos, o programa visa dar pelo menos uma vaga a cada uma das seguintes regiões: Américas Central, do Norte e do Sul; Europa Ocidental e do Norte; Europa Oriental e Central; Oriente Médio e África; Ásia e Oceania.

Apesar da tradição no cenário automobilístico mundial, a América Latina não teve nenhum representante entre os 19 finalistas do programa.

Alexander Wurz e Robert Reid, navegador do campeão mundial do WRC em 2001, Richard Burns, foram os responsáveis por escolher dez pilotos que terão o apoio total das federações nacionais e também da FIA.

Entre os destaques da lista, estão Robert Frijns, campeão europeu de F-BMW, Philipp Eng, piloto da F2, Kevin Abbring, piloto do JWRC, o Campeonato Mundial Junior de Rali, e Alexander Rossi, que disputou a GP3 em 2010 e já testou um F1 pela BMW.

Os 19 finalistas serão avaliados por Wurz e Reid durante três dias — entre 6 e 8 de fevereiro — na Áustria. Quesitos como a aptidão física e psicológica, técnicas em meios de comunicação e trabalho em equipe serão determinantes para a aprovação no programa da Academia de Jovens Pilotos da FIA.

O piloto austríaco, ex-Benetton e McLaren, se mostrou entusiasmado com o projeto. “Estou muito satisfeito pelo fato de tantos pilotos jovens e talentosos terem se candidatado para participar da primeira Academia do Instituto FIA. Isso demonstra que esse tipo de formação, tanto na sala de aula, quanto na pista, é altamente desejável para jovens competidores que buscam desenvolver sua carreira no automobilismo”.

Confira a lista dos finalistas do programa da Academia de Jovens Pilotos da FIA:

Kevin Abbring, Holanda
Hamad Ahmed Al Fardan, Bahrein
Paul-Loup Chatin, França
Albert Costa, Espanha
Alon Day, Israel
Philipp Eng, Áustria
Robin Frijns, Holanda
Adam Gould, Inglaterra
Timmy Hansen, Suécia
Egon Kaur, Estônia
Andreas Mikkelsen, Noruega
Josef Newgarden, Estados Unidos
Norman Nato, França
Alexander Rossi, Estados Unidos
Jan Skala, República Tcheca
Richie Stanaway, Nova Zelândia
Molly Taylor, Austrália
Stoffel Vandoorne, Bélgica
Joni Wiman, Finlândia

Fonte: Grande Prêmio

Muito bacana esta história de Academia de pilotos. Pena que 9 destes pilotos vão ficar de fora uma vez que são apenas 10 vagas. A luta será grande!!!

Só fiquei com uma dúvida. Em quais categorias serão estas vagas?

Beijinhos, Ludy

Comentários

Unknown disse…
Sei não Ludy, mas essas escolhas me parecem tão direcionadas. Algo como premiar os protegidos. Penso que seria melhor se os caras aumentassem a quantidade de testes coletivos, seria mais natural e justo.
Pode ser Wagner... neste mundo do automobilismo isto é bem normal mesmo!

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!