Um FELIZ RECOMEÇO A TODOS!

Eis o meu último texto de 2010. O assunto é o mais óbvio possível! rs

Acomodem-se, pois ele está grande! rs

Vamos lá!!!!!!!!!

Fernando Alonso em 2010 em 10 palavras, e 2011 em 1!

1.Começar
Segundo o dicionário “começar” significa “Dar começo a; principiar; iniciar”. E foi isso que Fernando Alonso fez ao se mudar para o time de Maranello.

Em janeiro de 2010 ele deu início a um novo capítulo da sua vida esportiva. O primeiro capítulo de um livro que começou a ser escrito cheio de esperanças e motivação ...

2.Esperança
A esperança não é somente uma palavra bonita, ela é linda também em seu significado: “ato de esperar o que se deseja; Expectativa; Fé em conseguir o que se deseja”. Foi assim que todos nós, Alonso e seus fãs, desembarcamos na Ferrari: cheios de esperança de um ano vitorioso, mesmo sabendo que a tarefa não seria muito fácil.

3.Vitória
Signifcado!? “Ato de vencer o inimigo ou competidor; triunfo ou êxito em qualquer terreno”. E, justamente a vitória foi o primeiro ato do Alonso em sua nova casa.

Bahrein, 14 de março de 2010. Por lá dava-se início a trajetória que terminaria em Abu Dhabi exatos 8 meses depois. Uma vitória que representou muito para ele, e para mim como a alonsista aniversariante do dia. Vê-lo triunfar foi presente de aniversário e tanto. Espero que isso se repita em 2011. rs

4.Errar
Apesar de começar com pé direito, os erros apareceram. Algo que podemos considerar aceitável quando alguém tenta ir além do limite. Isso aconteceu com o nosso bicampeão quando ele percebeu que, o tão esperado F10 não rendia o que havia prometido lá na pré-temporada.

Ir além do limite fez com que ele falhasse. Algo que era comum nos dois anos anteriores, pelo mesmo motivo de 2010: um carro limitado.

5.Confiar
Palavra cujo significado é... “Ter confiança; ter fé; esperar; ter esperança (em alguém ou algo)”.

Verbo bastante usado por Alonso em 2010. Ele teve confiança em si, no seu talento e na principalmente nas pessoas que com ele trabalhavam. Nada é mais importante no mundo do que a confiança. Se não houvesse confiança entre todos eles, o time nunca teria chegado onde chegou, principalmente após tantas turbulências e risadas para a declaração do espanhol que afirmava, mesmo parecendo impossível, que ele tinha sim chances de ser tricampeão. O tempo e o talento provaram que o asturiano sempre esteve certo.

6.Fé

Fé significa “crença, confiança”.

KEEP THE FAITH ... este é o lema da nossa Armada, e claro que isso não é por acaso! Nós temos fé em Alonso... ou seja, temos crença e confiamos neste que é o bicampeão mais jovem da história. E ele sabe que não estará sozinho, nem hoje e nem nunca. Porém a fé só pode existir se houver algo que lhe sustente. E nós temos: a certeza que gostamos do melhor! rs

E se com ele estivemos tudo este caminho complicado de 2010, com ele estaremos em 2011 e até o fim...

7.Lutar:

Lutar! Com certeza esta foi a coisa que Alonso mais fez este ano. “Trabalhar duro para atingir certo objetivo; disputar, competir” é isso que diz o dicionário para definir a palavra no. 7 que escolhi.

Lutar contra os outros, contra o carro, contra Massa, contra os erros, contra a imprensa, contra os adversários. Lutar para provar que ele nunca estive louco em dizer que disputaria o título e para provar que o melhor homem pode sim vencer a melhor máquina do grid. De tanto lutar e trabalhar duro, ele conseguiu alcançar o seu objetivo: disputar!

8. Superar

Superar - Significado: "Vencer, dominar; livrar-se de, afastar; ultrapassar, exceder; superação"

Após tanta polêmica e erros durante a temporada, chegamos ao momento mais bonito do ano. Depois da luta, vem a superação, ou poderíamos dizer ... o domínio.

Domínio em Monza e Cingapura, e por que não na Coreia?! Aquela foi a hora de afastar a descrença daqueles que chegaram a dizer que Alonso não havia sido uma boa escolha, questionamentos reafirmados após mais um fracasso em Spa. Porém Monza e Cingapura provaram o quanto estes questionamentos eram infundados.

A gente costuma dizer que é na hora da pressão que as pessoas se mostram capazes (ou não). Pois bem, com Alonso não foi diferente.

Monza era o momento do TUDO OU NADA. A Ferrari tinha que vencer se eles realmente quisessem voltar à luta pelo titulo de 2010. Toda aquela onda vermelha que banhou o autódromo de Monza, ao contrário do que poderia ser para qualquer piloto, não causou qualquer nervosismo no espanhol. Na verdade, acredito que esta “pressão vermelha” tenha sido a última gotinha de motivação que Alonso precisava para voltar com tudo.

Como fez em 2007, ele dominou todo o fim de semana. Não deixou que ninguém atrapalhasse o seu brilho. Só que diferente de 2007, desta vez... ele estava vestido com as cores certas. Ele não era o intruso na festa. Ele era parte da onda vermelha que inundava o autódromo. Na verdade, ele era a razão daquilo tudo!

Pole, volta rápida e vitória com um mágico (e ligeiro) pit stop. E assim ele deu o primeiro passo para aquele que poderia ter sido uma das conquistas mais legais da F1.

Já Cingapura, que até este ano era sinônimo de baixo astral para mim, voltou a ser sinônimo de alegria e vitória. O Grand Slam de Alonso apenas terminou de coroar o que os intensos holofotes de Cingapura insistem em nos mostrar: um piloto diferenciado... um piloto fantástico.

A Coreia veio para provar que tudo é possível, mas quando aquele seu sonho parece o mais impossível de todos: Alonso era líder do campeonato! E lá foi a primeira vitória do espanhol debaixo de chuva.

9.Perder
Mas tudo aquilo que parecia um sonho perfeito, se desfez em poucos minutos e com uma escolha equivocada. O que poderia ser ter sido mágico, transformou-se uma longa e insuportável tortura. Abu Dhabi pôs fiz ao nosso sonho do TRI após uma incrível recuperação. E assim, nós fomos vencidos.

Perder, ou “ Ser vencido” como já diz Aurélio, é algo que ninguém gosta. A pessoa que me disser aqui que gosta de perder, é o mais hipócrita dos hipócritas. hehehehe

Perde não é fácil e acredito que para nós, torcedores, cabe a pior parte, pois temos que aguentar a gozação alheia, o riso dos adversários, o deboche e piada dos que torcem contra, com o silêncio da nossa tristeza. Qualquer resposta pode parecer desculpa de mau-perdedor.

Nós infelizmente não temos o treinamento psicológico destes esportistas, que precisam aprender a lidar com as derrotas. Temos portanto, que criar as nossas próprias cascas de proteção. E sinceramente, acho que só criarmos estas cascas de uma forma: perdendo e aprendendo com isso.

Os meus últimos anos com torcedora do espanhol me ensinaram muito. A última vez que vi Alonso campeão do mundo foi em 2006, e de lá para cá, posso dizer, com toda certeza, que aprendi bastante o significado do verbo perder!

Porém, nem tudo é tristeza ...

Estes dias escrevi um post sobre Badoer e sua despedida da Ferrari. Ao escrevê-lo me dei conta de como tenho sorte por torcer para um cara como Alonso, pois desde que o acompanho pude (e ainda posso) vê-lo vencer! E isso é maravilhoso! Muito pior do que perder, é nunca ter disputado. Além do mais, só é vice-campeão aquele que está “na final”, competindo!

10.Êxito

Êxito tem como significado: “resultado, conseqüência, resultado feliz, bom êxito”. Dito isso acho que nós poderíamos usar esta palavra, êxito, para representar o ano de 2010.

Vale lembrar que o objetivo do Alonso ao deixar a Renault era o desejo de voltar a DISPUTAR, algo que infelizmente não estava sendo mais possível na equipe francesa. E este objetivo foi alcançado em 2010, com louvor!

Fernando mesmo sendo novato na equipe, tendo que construir laços, conquistar a confiança das pessoas, desfazer pré-conceitos e lutar contra a melhor máquina do grid, atingiu sua meta: voltou a disputar um título mundial.

E se pararmos para pensar bem, este ano deu a lógica. A Red Bull era o carro a ser batido. Eles tinham a obrigação de vencer! Alonso foi o intruso que quase estragou a festa. Ele fez muito com um carro que era declaradamente inferior ao jato chamado Red Bull. Nós perdemos sim, mas para o melhor carro e sabendo que esta derrota já deveria ter acontecido muito antes de Abu Dhabi. Portanto, há ainda mais mérito na luta do asturiano, que levou a disputa até o final.

Além disso, como podemos reclamar!? Qual alonsista não se lembra da feliz pole position, porém totalmente ilusória, em Barcelona em 2008? Ou da constante esperança nos últimos dois anos que uma chuva caísse em dias de corrida para que um pódio fosse algo mais possível!? Alguém se esquece da sofrida luta por um único e mísero pódio em 2009? Algum de vocês, alonsistas, se esquecem de Abu Dhabi 2009 e da meloncólica despedida da Renault com um pífio 16º. lugar!? Eu não me esqueço! E acho que não podemos esquecer jamais, porque são estas coisas que nos mostram o quão feliz foi nosso 2010, apesar de tudo! Ser vice não é tão ruim se lembrarmos as frustações do passado. Vencer é mais saboroso, claro, mas podemos sair vitoriosos mesmo na derrota. E este é o meu caso, afinal vi o meu piloto provar que o homem pode ser melhor que a máquina e que um piloto de verdade faz diferença!

E já disse e repito algo que Alonso me ensinou nos últimos anos: não é um número no carro que define o piloto número 1... o melhor, e sim o que ele faz. E neste ponto, não há competição. Alonso está à frente de todos. Sorry! hehehe

Após uma longa e exaustiva temporada, depois de vencer e perder, cair e levantar, podemos dizer que fomos felizes e que ainda somos... afinal nós, alonsistas, torcemos para o melhor! Isso já motivo suficiente para ser feliz!!! hehe

E Para 2011...

11. Recomeçar

Para representar 2011 escolhi uma palavra cujo significado é bem simples, mas que diz muito para aqueles que nunca desistem: “começar de novo”.

A partir de amanhã vamos começar tudo de novo porque é assim que deve ser! Não há espaço para lamentações, é preciso olhar para frente! Sempre!

Em 2011 torço para que a 11a. palavra do meu texto de fim de ano seja TRI e que a 12a. palavra, representando 2012 e futuro, seja TETRA! hehe

Que venha 2011! É hora de recomeçar, de ter esperanças, vencer, perder, errar, tropeçar e acima de tudo, de confiar que o melhor ainda está por vir!!!

A todos vocês, e ao meu querido espanhol bicampeão de mundo, eu desejo UM FELIZ 2011, ou melhor, UM FELIZ e MARAVILHOSO RECOMEÇO!!!!!

AH! E Obrigada por tudo! Pela companhia de vocês leitores/amigos/parceiros, pelo apoio, carinho, compreensão, comentários, visitas e principalmente por fazerem do Octeto um lugar especial! E também por terem lido este texto enooooorme!!!! hehehe

Obrigada também às minhas companheiras de Blog: Ludmila e Luane!!! "Vamo que vamo" meninas! 2011 já está batendo na porta! hehe

Fiquem com Deus! Até ano que vem!!!! hehehehe

Bjinhos muito carinhosos desta blogueira alonsista chamada Tatiana.

Comentários

Ângela Lima disse…
Adorei!!!!
Lindo texto, Tati!!!
Feliz 2011 para todos nós.
=)
Seu texto ficou ótimo Tati!!!! Mais um ano que se vai, outro que surge!!! Tudo de bom para vcs da Armada Asturiana em 2011. E obviamente na vida também!!!! rs...

bjs, Ludy
Anônimo disse…
Texto maravilhoso, Tati - adorei!! Essas palavras mencionadas têm de ser encaradas como um mantra tanto pra torcida pro Alonso, como também para as nossas vidas!
E mesmo com todos os obstáculos que apareceram em 2010, conseguimos superar as barreiras e tenho certeza que o próximo ano será ainda mais desafiante e melhor para todas nós.
Com isso, desejo que 2011 seja um ano de realizações e conquistas, e dentre elas, o tão esperado TRIcampeonato!:)
Super bjs da também alonsista
Julie
Flora Marina disse…
Lindo!
Todas as palavras nos servem, não só porque torcemos para Fernando, mas porque assim como ele, passamos por altos e baixos..
Que possamos, como ele, ter muita garra para enfrentar o próximo ano, (mais um temporada!).

Feliz Ano Novo, Tatiinha! ;))

beijos!
Fábio Mota disse…
Ótimo texto Tati!!! Nada resumiu melhor a temporada alonsista do que ele.
Que 2011 seja muito bom e que as sua palavras e seus desejos se reflitam na próxima temporada.
Rumo ao Tri!!!
Desde de já deixo um abraço e Feliz 2011 pra ti, pro todos os torcedores do espanhol e pras diretoras do Octeto!!!
Muito obrigado pelo companhia em 2010!!!!

Bjão
Unknown disse…
hehehehe!!!!! tri, tri, tri!!! sua foto inicial, é tão brilhante quanto a capacidade do espanhol! belo texto!!! 2011, hehe!!! tri com duas corridas de antecedência!!!
Tati, tu está cada vez melhor nos teus textos Tati.

Mto bom! Adorei os tópicos e o modo como tu diz as coisas

Feliz ano novo!!!

Bjs, Lu M
Andrea disse…
Lindo, lindo e lindo...
Preciso dizer mais o que né!!!!
A Temporada 2011 vai ser fantástica...

Que 2011 seja iluminado para todos!!!!!

Bjos

Andrea

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!