Jogo de equipe liberado

FIA decide retirar artigo, e ordens de equipe estão liberadas na F1 em 2011

O Conselho Mundial da FIA aprovou nesta sexta-feira (10) no Principado de Mônaco mudanças no regulamento esportivo da F1 para 2011. E a principal delas foi com relação às ordens de equipe. A entidade decidiu retirar do regulamento o artigo 39.1, que proibia o jogo de equipe.

A partir do ano que vem, os casos em que se observar uma conduta que vá contra os príncipios da competição serão avaliados pelo artigo 151c do Código Esportivo Internacional. Em outras linhas, o jogo de equipe está liberado.

"As equipes serão lembradas de que todas as ações que trouxerem descrédito ao esporte serão abordadas pelo artigo 151c do Código Esportivo", afirmou a nota da entidade.

A decisão é um reflexo da polêmica criada pela Ferrari nesta temporada. No GP da Alemanha, a equipe italiana usou do jogo de equipe e pediu para Felipe Massa ceder a vitória ao companheiro Fernando Alonso. O episódio ganhou grande repercussão e gerou discussão quanto à credibilidade da F1. O time de Maranello foi punido com multa de US$ 100 mil pelo caso.

A nota da entidade também acrescentou que toda a comunicação de rádio entre as equipes e a FIA estará disponível para as emissoras de TV a partir de 2012, em uma tentativa de deixar mais transparente as decisões dos times e dos comissários.

Fonte: Grande Prêmio

Well, está liberado. Vamos ver no que dá. No resumo da ópera acho que só o que muda mesmo é que não é mais "crime", pois o jogo e as estratégias sempre existiram para quem quisesse usar.

Gostei mesmo da parte que se refere a comunicação de rádio sem limites. Sou fã declarada dos Team radios. Uma pena é quando os narradores e comentaristas não ficam quietos para o público ouvir.


By Lu

Comentários

Unknown disse…
ESPERO QUE SEMPRE VENÇA O MELHOR! TUDO QUE VIER PARA SOMAR A COMPETIÇÃO É SAUDÁVEL. EM RELAÇÃO AOS RÁDIOS, ACHO QUE OS CÓDIGOS COMERÃO SOLTO!
Vanessa disse…
Grande novidade jogo de equipe liberado, mas eh mlr do que ficar desmoralizando a FIA.
Contanto que o Galvão, o Burti e o Reginaldo Leme calem a boca, o team radio vai ser muito bom.
Milton disse…
Lu, o unico problema é que nem todo mundo entende o Inglês... mas que o Burti fica parecendo o Zilly do desenho do "pegue o pombo", tentando traduzir td e nem sempre se saindo bem, parece!
Kaoru disse…
Justo neste ano, em q esse assunto foi tão debatido, a FIA me manda uma pérola dessa? Era para criar punições ainda mais severas. Agora mesmo q o Massa já era.
Concordo com a Vanessa... melhor assim do que todos inventando história. Pronto...

Mas Kaoru, pq o Massa já era?! Oras... ninguém sabe o que será do ano que vem. A Ferrari até meio do ano não vai interferir em nada... todo mundo já sabe que esta a política do time. E jogo de equipe acontece em TODOS os lugares ... não só na Ferrari, nem somente a favor do Alonso.

Bjinhos, Tati
Kaoru disse…
Pois eu acho q a Ferrari já vai iniciar a temporada pronta para ajudar o Alonso, afinal, quem traz os milhões do (argh) Santander pra eles? Se antes eles tinham algum pudor com o jogo de equipes, agora mesmo é q não terão nenhum, pq não haverá punições. Será como no tempo do Schumacher, e o Massa q trate de fazer o serviço direitinho, senão pode fazer as malas pq de 2011 ele não passa.
Bom Kaoru..

Enganou seu em achar que a Ferrari tem pudor de fazer jogo de equipe. rs Ela nunca teve pudor! Se ela tiver que fazer, vai fazer... seja para beneficar Alonso ou Massa. Alemanha é a prova disso. Austria tb ...

A questão é que ela teve que fazer teatro, o mesmo teatro que fazem Red Bull e McLaren, para não ser punida.

Acho muito engraçado sempre colocarem este bendito Santander no meio ... hehe

Alonso não foi "escolhido" na Alemanha por causa do Santander e sim porque ele foi mais rápido, mais eficiente e melhor que Massa o ano todo. Não pelo dinheiro do Santander.

Ok! Alonso poderá ser tratado com 1o. piloto em 2011 afinal é melhor piloto e bicampeão do mundo! Mas deixa eu te perguntar? E Webber, entrará em 2011 em condições iguais ao novo campeão do mundo, que é visivelmente pupilo da Red Bull, um Hamilton da equipe austríaca?! Pois é ...

Por isso poderemos ver algo parecido na Red Bull em 2011, porque este papo de igualdade e amor ao esporte é pura balela! hehe Bom... eu acho né?!

Bjinhos, Tati
Kaoru disse…
Veja q eu usei o "se", rs. Talvez o pudor não seja a palavra certa, e sim, receio. Claro, pelas possíveis punições, q agora não existem mais. E sim, o Santander tem influência, é o principal patrocinador da equipe, e sem o Alonso, eles caem fora (como caíram da Mclaren), e não podemos esquecer q $$$ é td para os chefões da F1. Os pilotos e mecânicos talvez sonhem com algo mais, mas o pessoal lá de cima definitivamente não liga para mais nada.

E eu não vejo nada de tão absurdo na atitude da RBR. Eles simplesmente tinham uma hierarquia de pilotos, o q é mais velho do q andar pra frente. E td mundo sabe q o piloto 1 tem certos privilégios em se tratando de equipamento e coisa e tal. O "mimimi" do Webber é q fez a opinião pública olhar pra ele como um coitadinho sofredor (Aliás, pra mim, ele nunca teve do q reclamar). Mas o fato é q, jogo de equipe na pista, aquele q faz o espectador se sentir idiota, a RBR não fez. Mas a partir do ano q vem deve fazer, senão vai ficar pra trás, rs.
Oi Kaoru ... hehe

Bom...eu vejo justamente o contrário. A Red Bull e outras equipes que fazem de tudo para iludir o espectador e esconder que fazem jogo de equipe com códigos mais ridículos que "Fernando is faster than you".

A Ferrari ali não escondeu nada de ninguém! As outras escondem ... mas é apenas uma visão que tenho.

Sim... o dinheiro do Santander conta muito, isso é verdade! Mas não foi o $$$$$ que fez a Ferrari mandar Felipe abrir na Alemanha. ALonso tinha 37 pontos a mais que Felipe... e nisso o Sr. Emilio Botin não ajudou em nada. É isso que quero dizer.

Acho que não há dinheiro que faça um time escolher um piloto que estiver 50 pontos atrás do outro, no máximo o que se faz é mantê-lo na equipe para garantir a grana. Só!

O grande "problema" do Alonso é que o fato dele ser melhor que Massa não contribui, só faz parecer que ele é escolhido pelo dinheiro e não o pelo talento.

Mas tudo bem!! hehehe

Bjinhos, tati
Kaoru disse…
Mas 37 pontos àquela altura do campeonato, com o novo código de pontuação, não era tanta coisa assim. Aquela vitória poderia ter sido uma arrancada para o Massa, o estímulo q ele precisava, e tiraram isso dele.
Kaoru disse…
Ah, e meu desgosto pelo Santander não é por causa da F1 não, é pq sou cliente deles mesmo. xD
hehehehe... 37 pontos de diferença para um Vettel era pouco, realmente, mas para um Massa versão 2010 era um mundo. A Ferrari sabia disso! Eu sabia disso, vc sabia disso e todo mundo sabia disso...

E tiraram isso dele, não! Massa tirou de si mesmo quando não fez um bom campeonato, e principalmente, pq quem abriu foi o Massa! hehe

Alonso não foi escolhido pelo dinheiro do Santander. E sim pq seu desempenho era, mesmo com erros, muito melhor do que o de Massa. Isso vc não pode negar...hehe

E o investimento da Ferrari deu certo. Chegaram em Abu Dhabi lideres, e só perderam por um erro bobo na estratégia, se não fosse isso, hj Alonso estaria recebendo o trofeu de campeão! Mas isso faz parte ... hehe

Bjinhos, Tati
AH! E sobre ser cliente Santander... eu não posso dizer, mas é bom saber!! hehe

Mas no que depender de mim... o meu dindin Sr. Emílio Botin não vai ver tão cedo!!!! hehehehe

Bjinhos, Tati
Kaoru disse…
O Massa pode ter decepcionado, mas ainda havia tempo. O Vettel tb estava decepcionando, e olha no q deu. Se for assim, é melhor cada equipe ter apenas um piloto. O fato é, essas coisas acabam denegrindo o esporte. Muita gente deixa de acompanhar por isso. Não só a F1, tá cheio disso por aí, quem lembra do micão da seleção de vôlei contra a Bulgária? Sem falar na nossa querida FIFA. Imagina a eterna chateação q seria se o Alonso fosse campeão por 6 pontos?
Acho que vc ainda não entendeu o que eu quis dizer. Nõa podemos comparar Vettel e Massa. São pilotos diferente e com desempenhos diferentes. Se fosse Vettel na Ferrari, Alonso não teria aberto 37 pontos. Para Vettel daria tempo e deu. Para o Massa não dava não... A Ferrari tinha que apostar em alguém, escolheu Alonso pq sabia que era o melhor a ser feito, pelo menos este ano! 2011 pode ser outra história... nunca se sabe. Amanhã poderá ser Alonso quem abrirá para MAssa. E se tiver que fazer, fará!

Chateação de vencer por 6 pontos!??? hehe

Este negócio de "crime contra esporte" é para vender revista. Não passa de marketing... todo mundo na F1 faz jogo de equipe! Fez e sempre fará! Infelizmente...

Sobre o volêi mesmo. Não gostei do que eles fizeram contra a Bulgária, mas nem por isso torci contra o Brasil, mto pelo contrário, sofri em frente a TV. O mesmo com Alonso. Preferia que não tivessem feito, mas não vou ser hipócrita que dizer que prefereria que ele tivesse perdido! Gostaria do TRI nem que fosse por 0,5 ponto! rs

Bjinhos, Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!