As novidades do WRC 2011

Se você que segue o rali aqui pelo Octeto ainda não está sabendo das mudanças para o campeonato de 2011 do WRC, então segue a sua chance de se atualizar!

"Power Stage" confirmada no WRC

A FIA já divulgou - finalmente - as regras finais que vão marcar os ralis em 2011, sendo que a juntar ao que já se sabia na generalidade, há alguns detalhes curiosos a acrescentar, como por exemplo a possibilidade de participarem GT nas provas do WRC, os novos R4 poderão correr no SWRC, tendo sido também confirmada a "Power" Stage no WRC, um especial televisionada que possibilitará aos mais rápidos alcançarem pontos adicionais na prova.



A juntar às classificações que já estão em vigor até ao 10º lugar, o vencedor do rali, por exemplo poderá passar a somar 25+3 pontos caso seja o mais rápido na "Power Stage", que passa a "valer" um "oitavo lugar e meio", três pontos. Dois pontos serão averbados ao segundo melhor nessa especial, e um ponto ao terceiro.

Eis as regras em detalhe:

a) O número de categorias individuais nas quais os concorrentes podem participar em provas do Campeonato do Mundo são 11, seis das quais sub-classes, num total de 22.
b) Entre as classes incluem-se os GT, sendo a classe denominada RGT.
c) A classe Super 2000 (SWRC) não irá admitir carros 1.6 litros turbo, mas incluirá os novos carros da classe R4.
d) Os carros do Agrupamento de Produção, terão uma sub divisão para duas rodas motrizes e outra para os novos Grupo R, mantendo a divisão dos Grupo N.
e) As duas categorias de equipas participantes no WRC mantêm-se na mesma, sendo que o número mínimo de provas das equipas M2 passa a sete eventos. As equipas M1 deverão participar com, pelo menos dois WRC, enquanto as M2 poderão competir com qualquer carro elegível para o Mundial de Ralis.
f) A super-especial a transmitir pela TV deverá denominar-se "Power" sendo habitualmente a última da prova, sendo atribuídos pontos adicionais (3,2,1) oas mais rápidos nesse troço.
g) A Academia WRC deverá ser considerada com uma Taça para Pilotos e Navegadores.
h) A homologação dos World Rally Cars será concedida a um Constutor ou Equipa que esteja inscrita no campeonato.

Martin Holmes

Fonte: autosport.pt

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Milton disse…
Curioso pensar que a Lamborghini, por exemplo, ja teve um Gallardo Raly GT3 correndo em algumas especiais por ai. O carro era o mesmo GT3 que corria o Europeu dessa categoria, porém levemente modificado com alterações na suspensão, e tudo isso feito exatamente pela mesma preparadora de todos os Lambos de corrida da europa(e pq não, do mundo): a Reiter Engineering.

A Porsche teve também muito sucesso nos anos 70 com os 911 Carrera RS, e nos anos 80 com o 959(esse ultimo, até mesmo ganhando Paris-Dakar).

E para fechar,a Ferrari cogitou preparar carros nos anos 80- também para correr no Grupo B.

Será q isso poderia voltar a ocorrer, leia-se, GTs na terra?

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!