Who were the top 10 F1 drivers of 2010?

Esta pergunta foi feita por Andrew Benson em seu blog. Agora com o fim da temporada é o momento de nos fazermos esta pergunta:" Quem foi o melhor piloto? Qual o TOP 10 de 2010?" Todos dão palpites, todos analisam, todos opinam.

Aos interessados em descobrir o TOP 10 do jornalista, cliquem aqui. E depois se quiserem leiam a minha opinião, que ficou bastante grande!! hehehe Claro!

Quem foi o melhor!??


Confesso que não li toda a análise feito pelo jornalista da BBC, deu uma olhada geral, fiz uma leitura dinâmica e fui direto ao que me interessava. E reproduzo a parte única parte que realmente li na matéria.

"1) Fernando Alonso's first year with Ferrari started with a few shaky races and finished with a strategic mistake that cost him the title. In between the Spaniard did just enough to earn the right to call himself the best driver of 2010.

Early-season errors were born of trying too hard in a car that was not quite on the pace. Combine that with Ferrari losing their way for a while and Alonso was 47 points off the lead at the midpoint of the season.

But in a car that established itself as the second fastest behind the Red Bull, he recovered that margin by driving with a consistent, relentless brilliance that his rivals were not able to match. His victories at Monza and Singapore were stunning. Only Hamilton at Spa and perhaps Webber at Monaco can claim a performance of comparable quality.

That ultimately Alonso did not win a third title was only because of his team's error in Abu Dhabi. For the 2005 and 2006 champion, as he said himself, it was still a great year."


Sobre a listinha dele, tenho algumas opiniões:

Hamilton, Alonso, Webber, Button, Vettel


* Acho que ele foi um pouco injusto com Webber ao colocá-lo em 5o. lugar, eu colocaria Webber em 2o. lugar;

* Ele puxou sardinha para o Lewis ao classificá-lo em 2o. lugar, para mim seria o 3o. melhor, junto com Vettel;

* Kubica está sendo supervalorizado com este 4o. lugar. Um 5o. está perfeito para ele. Ele não pode ficar à frente de Mark Webber, apesar do bom campeonato que fez. Alonso em 2008 fez muito mais, e o R28 era inferior ao R30. Vale lembrar que esta é uma opinião, ok!? Não precisam concordam com isso, nem me esculhambar! hehehe

* Jenson e Nico também foram bem e merecem estar no TOP 10 com certeza! Já Massa não entra na minha lista. O brasileiro teve um desempenho pífio e que não pode representar o carro que ele pilota. Nenhum piloto pode ter um desempanho tão ruim como ele teve, com uma Ferrari que estava disputando campeonato com o outro piloto. O mínimo que se esperava dele era que andasse próximo do Alonso. Não foi isso que vimos. O que vi este ano foi um projeto de piloto... um cara que tomou em quase todas as corridas, pelo menos, meio segundo do companheiro de equipe. Lembro-me de um entrevista do brasileiro dizendo que "não tomava meio segundo de ninguém, que quando isso acontesse, era hora de fazer outra coisa da vida". Será que ele já pensou na próxima profissão para 2011!?

* O primeiro colocado da listinha com certeza vai de acordo com meu pensamento. Obviamente todos vão imaginar que penso assim porque o 1o. é Fernando Alonso. Ok... pode ser. É provável que até Spa eu não achasse que Alonso mereceria o título de melhor da temporada. Mas a verdade é que a recuperação do espanhol no campeonato começou muito antes da espetacular vitória em MONZA. O que ele fez antes mesmo do GP da Itália, lá na fábrica em Maranello, nos boxes com seus mecânicos e engenheiros, o quanto ele trabalhou e motivou seu time nos bastidores sem que pudessémos ver, é que fez dele ser o melhor do ano.

Vitorioso ainda que sem o título

Hoje em dia muito se fala que piloto não faz mais a diferença, talvez este pensamento ocorra devido a evolução dos carros e a grande tecnologia que vemos na F1, mas ALonso, mais uma vez, provou que um piloto de verdade faz sim a diferença. O feito dele este ano foi grande. Muito grande. E a Ferrari sabe disso! E é isso que me importa.

O título não veio, e isso ainda me dói bastante. Tenho certeza que na festa de Gala da FIA a sensação de inconformismo, que está um pouco adormecida, vai surgir mais forte do nunca! Pois a verdade é que o troféu de TRIcampeão seria a coroação de um lindo trabalho, de um cara lutou muito durante o ano! Mas ao mesmo tempo, Alonso provou que nem sempre é preciso vencer uma batalha, para sair vitorioso. Vencer não quer dizer necessariamente chegar em primeiro. Alonso, não venceu o campeonato, mas conquistou um respeito enorme entre os que trabalham com ele. Uma grande vitória, com certeza!

Foi ele que fez aquela equipe desacreditada e que estava a 41 pontos do líder, chegar em Abu Dhabi como favorita e com chances de ser Campeã após 3 anos sem vencer. Foi ele que fez o impossível se torna possível. Foi o talento dele. Foi a sua capacidade de agregar e de liderar que fez isso. Não foi o Massa.

Monza!

Foi o asturiano que extraiu o melhor que a Ferrari poderia dar. Foi Alonso. Após a vitória em Cingapura li um texto escrito por Celso Miranda. Neste texto, vi que todos nós fãs ainda que muito fiéis a Alonso, não fomos capazes de perceber quem era o nosso bicampeão. A verdade estava diante nossos olhos mas acredito que o medo e os traumas do passado que vimos com a Ferrari de Domenicali não nos permitiam perceber aquele Alonso MARVADO! hehehe

Vocês devem estar pensando que sou muito fanática e que só sei elogiar Alonso. Pode ser realmente! Admito! Mas é o que penso! Como já disse outrs vezes, acho que o título seria a cereja do nosso delicioso bolo que foi a temporada 2010. Um ano cheio de altos e baixos e recheado de emoção e esperanças!

O melhor do ano!

Fernando Alonso foi o melhor piloto de 2010, porque errou, porque lutou muito, porque cumpriu o que prometeu, porque mostrou que piloto faz a diferença, porque foi capaz de transformar um time sem esperanças no time a ser batido. Como fez isso?? Com talento, carisma e acima de tudo, humildade de assumir os erros e cumprir as promessas feitas; após o erro em Mônaco ele disse aos seus companheiros de trabalho: "Peço perdão, me desculpe. Mas eu prometo que voltar e lutar pelo título.". Vejam isso AQUI e percebam porque Fernando Alonso foi o melhor do ano. É o melhor da atualidade.

Alguns irão concordam comigo, outros não! Não sou dona da razão! Também não sou má perdedora só porque não achei o atual campeão o melhor do ano. Bem ou mal, o jornalista inglês pensa como eu. Sei que minha opinião para muitos não vai contar, mas do inglês talvez sim. Ela com certeza não é pautada em "torcida", pelo menos, não por Alonso. rs

Massa e Alonso

Andrew teve pelo menos a grandeza que a maioria dos jornalistas brasileiros não tiveram, e que não terão: ao menos cotar o Alonso como melhor do ano. A maioria prefere ver Alonso como mau perdedor do que como um grande piloto. Preferem priorizar um gesto de cabeça quente contra uma brilhante temporada!

Talvez isso seja mais uma tentativa de diminuir Alonso, para quem sabe, não humilhar tanto o brasileiro Felipe Massa. Talvez seja uma tentativa de tentar mascarar o fiasco que foi o ano do brasileiro. Talvez seja... apenas inveja. Talvez seja... raiva do Alonso. Ou talvez eles façam parte do grupo "somos apenas brasileirinhos contra este mundão"! hahahahaha

Encerro meu texto com uma frase. Dica da nossa companheira Julie:

"Superar o fácil não tem mérito, é obrigação; vencer o difícil é glorificante; ultrapassar a outrora impossível é esplendoroso." (Alexandre Fonteles)

Acho que esta frase acaba representando bastante a temporada 2010, consigo ver nela alguns personagens de 2010. E claro, Alonso está entre estes personagens. A ele cabe a parte que diz: "ultrapassar a outrora impossível é esplendoroso."

E que venha 2011! Eu já estou pronta para outra... podem apostar!! hehehe

P.S.: Agradeço aqui o amigo Fábio pelo dica da matéria do La Gazzetta dello Sport e a Julie pela frase que foi dita, há muito... muito tempo quando as coisas eram realmente impossíveis. Disse a ela que usaria este frase no meu texto de final do ano. Ela está aqui! Gracias queridos pela colaboração!

Bjinhos, Tati

Comentários

Anônimo disse…
Arrisquei um top 5 lá no blog também. O Andrew Benson é uma voz dissonante na mídia inglesa, muito imparcial, e merece uma leitura sempre.
E sobre o tal gesto ao Petrov, alguém lembra o que o Vettel fez depois de bater com o Webber na Turquia? Não acho que isso mostre que são maus perdedores, só que são humanos...
bju
ju
Mah disse…
Bem, vou fazer comentários bem rápidinhos, já que ainda não tive tempo de ler a reportagem completa em inglês.

Não colocaria o Massa no Top 10. Como foi dito aqui, Massa decepcionou pelo carro que tem, e em nenhum momento conseguiu andar perto do Alonso. Esse ano definitivamente não foi dele...

Assim sobraria um lugarzinho, e eu colocaria o Hulk, já que o considero o melhor entre os novatos. Todos sabemos que ser novato nos dias de hj é complicado, e os pilotos só têm oportunidade de aprender nos fins de semana de corrida. Todos colocavam grandes expectativas nas costas dele, mas no início a inexperiencia pesou. Porém o tempo foi passando e ele foi o que mostrou que aprendeu mesmo, e conseguiu andar na frente do próprio companheiro, o vovô Rubinho (hehehehe). Seu fim de campeonato foi muito bom e tenho certeza de que se houvessem testes, os resultados apareceriam antes. Ainda teve o problema financeiro da Williams, que criou uma novela venezuelana e deixou uma pulga enorme atrás da orelha do novato, que soube contornar bem e não cedeu a enorme pressão dos bastidores. Merecia ter ficado na equipe e ter entrado no top 10.

Também acho que Vettel deveria ter ficado em 2o no top 10. Por quê? Assim como Alonso teve que correr atrás p/ buscar resultados, Vettel era a zebra na última corrida. Foi pro tudo ou nada e mostrou o seu melhor no final.

Bem, é isso. Qq coisa eu volto! hehehe

Beijos
Oi Ju!!

Pois é... mas só Alonso é mau perdedor! Com Vettel foi apenas um gesto de cabeça quente... hehehe

Aliás, ninguém nem se lembra mais daquilo!! Mas com Alonso não vão esquecer nem em 10.000 anos! hahaha

Mah... Hulk fez mesmo uma boa temporada!!!

Bjinhos pra vcs!!

Tati
Anônimo disse…
Oi Tati!

Nada melhor que fechar a temporada eletrizante que foi essa de 2010com um texto tão belo como esse - simplesmente, adorei!!!E realmente, a frase caiu bem com tudo isso: o texto, o homenageado em questão, tudo ficou perfeito - parabéns!!

Super Bjs
Julie

Postagens mais visitadas deste blog

Roubou a cena!