Umas palavrinhas sobre Alonso, Red Bull e o título 2010

Alonso vê Red Bull superior à Ferrari e não acredita em título no Brasil

Depois da euforia pela vitória no GP da Coreia do Sul, Fernando Alonso adotou postura realista ao entender que a Ferrari ainda tem desempenho inferior ao da Red Bull. Os carros da equipe rubrotaurina dominaram o fim de semana em Yeongam, mas Mark Webber e Sebastian Vettel abandonaram a prova, deixando o caminho livre para o piloto da Ferrari, que assumiu a liderança do Mundial de Pilotos.

O asturiano acredita que por conta da vantagem de desempenho da Red Bull sobre a Ferrari, o campeonato será decidido apenas em Abu Dhabi, a 19ª e última etapa da temporada. Fernando é o único dos cinco postulantes ao título que pode ser campeão no Brasil. Para que o tricampeonato seja conquistado em Interlagos, Alonso tem de vencer a prova, enquanto Webber não pode chegar acima da quinta colocação.

Em 2009, a equipe dos energéticos venceu tanto em Interlagos — com Webber — quanto em Abu Dhabi — com Vettel. Além do retrospecto, Alonso aponta o desempenho exibido na Coreia do Sul para considerar a rival favorita para as duas últimas provas do ano. “A Red Bull nos mostrou novamente na Coreia do Sul que eles são mais fortes que nós, e será a mesma coisa no Brasil e em Abu Dhabi também”, disse o líder do Mundial ao periódico espanhol ‘El País’.

Fernando afirmou que seu objetivo nas etapas que restam para o fim da temporada é alcançar o top-3. “Então, o que precisamos é dar outro pequeno passo à frente para sermos competitivos. Temos de estar no pódio. Se alguém nos bater agora, parabéns, vencer ou perder vai depender de quem é mais rápido, na confiabilidade e na sorte.”

Quando questionado pelo jornal italiano ‘La Stampa’ sobre a possibilidade de se tornar tricampeão do mundo em Interlagos, Alonso brincou e, ao mesmo tempo, deixou claro que não crê nessa hipótese. “Sim, isso é verdade, e se a Red Bull perder seu avião para o Brasil, esse é outro caminho para ser campeão”, ironizou o espanhol. “As probabilidades permanecem em favor da Red Bull”, acrescentou.

Por fim, o piloto da Ferrari ressaltou o fato de ter se garantido na luta pelo título até a última etapa do ano. “Na Coreia do Sul, apenas garanti que estou na luta em Abu Dhabi, na última corrida da temporada”, finalizou o bicampeão mundial.
(fonte: Grande Prêmio)

****

Alonso está certo! Estamos apenas na disputa... não tem nada ganho! Pés no chão antes de qualquer coisa!

Temos mesmo que analisar a realidade dos fatos: a Red Bull segue favorita (tem o melhor carro) e com grandes chances de vencer caso use o jogo de equipe. Difícil vai ser convencer Sebastian Vettel de desistir do título para ajudar Webber. Mas torço muito que a Red Bull cumpra o que disse e que Horner cumpra a palavra dada ao dizer, repetidamente, que não irá tomar partido por nenhum dos dois pilotos. Desde sempre ele se colocou CONTRA a qualquer jogo de equipe, disse DIVERSAS vezes que não faria isso. Agora é a hora do teste final. É hora de provar que é diferente da Ferrari e McLaren ... não é isso que eles querem?! Pois é, vamos ver qual atitude eles vão tomar! É como eu sempre falo "todo mundo tem o telhado de vidro..."

Mas a Ferrari não está em desvantagem. Ela também tem a sua "arma" na disputa do título. Enquanto a Red Bull tem o melhor carro, a Scuderia tem o melhor piloto. Experiente e bicampeão do mundo Alonso sabe o caminho das pedras, e não é à toa que chega ao Brasil como líder do campeonato e com chances de ser Tri, mais uma vez, em solo brasileiro. Já li muita bobagem por aí, sendo elas que Alonso "não merece este título" ou que "ele não fez quase nada para chegar onde está", tipo... tudo caiu no colo. Acho que vencer 4 corridas, conquistar 2 pódios em 7 corridas não pode ser considerado "mínimo". Não!?! Será que estou tão equivocada assim !? rs

Na Coreia a sorte sorriu para Alonso realmente, mas muitos se esquecem que, primeiro, ele sobreviveu de forma brilhante àquela corrida caótica, enquanto muitos não conseguiram o mesmo, inclusive Webber; e segundo, alguns se esquecem também que a sorte já esteve ausente em algumas etapas do mundial, exemplo: Malásia com motor estourado ou Valência com o SC após aquele acidente do Webber/Kova. Como o próprio diz, a sorte vai e volta. O importante é estar preparado para qualquer oportunidade. Já diz a frase: "Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho.(Thomas Jefferson)".

Tudo que Alonso conquistou nestas últimas corridas, assim como esta oportunidade de vencer o campeonato já no Brasil, é o resultado de um trabalho árduo, dele e do time. Então, não acho correto falar que ele "fez o mínimo" para estar onde está. Muito ao contrário, ele está fazendo o máximo diante as possibilidades, e a Coreia foi o exemplo disso. Estava lá, pronto para a oportunidade, coisa que Hamilton não soube aproveitar mesmo com o erro ferrarista no pit stop. Esta é a diferença entre Alonso e os outros. Esta é a diferença que me faz acreditar, mesmo sabendo da superioridade da Red Bull, que Alonso vencerá e será TRI.

Infelizmente não tenho bola de cristal para prever o futuro. Não sei se Alonso vencerá no Brasil, ou em Abu Dhabi, ou se ele realmente será TRI, mas sei que ele dará o seu máximo e isso me conforta. Sempre o máximo! Nunca, eu disse nunca, será o mínimo. Mesmo porque, sinceramente, esta palavra "mínimo" não combina muito com o sobrenome: ALONSO! hehehe

E se não der para ser TRI em 2010... bom, temos 2011, 2012, 2013, 2014... hehehehe
Um dia a gente chega lá!

Bjinhos, Tati

Comentários

Flora Marina disse…
Disse tudo!
E a RBR pode até ter o melhor carro, mas melhor piloto que o NOSSO? Não existe.. com mais vontade de ganhar? Também não!
Vai ganhar na vontade e na raça que é próprio dele!
:D
Fábio Mota disse…
Veremos!!!!
Muita gente está prevendo o mesmo resultado do ano passado, sem lembrar q a Ferrari estava muito mal aquela época. Com o carro já sem atualizações e focado em 2011.
Com relação ao fator sorte é puro despeito. Sabe aquela história de q quando vc tem inveja de alguém, vc desmerece quando ela tem sucesso. Muito pelo contrário a Ferrari teve vitórias no Brasil em 2006, 2007 e 2008.

Vejamos: Em Silvertone Alonso estava 46 pontos atrás do líder, hoje ele é líder com 11 de vantagem. Isso é só sorte??? E isso é o mínimo?? Imagina o máximo!!! hehehehe

Exatamente Tati. Com ele vc sabe q não vai faltar, talento, luta e vontade. rsrs

Pessoalmente eu acredito num bom desempenho da Ferrari no Brasil, talvez com chuva!!! kkkkkk
Quem sabe pra chegar em Abu Dhabi precisando pontuar consistentemente (entre os 3, 4 primeiros)

Bjão
Unknown disse…
acho que a liderança está em boas mãos! não está com o melhor carro, mas com o melhor piloto! simples assim! sem dúvidas tri!!!
fanny disse…
Fábio ! não pode negar que o Alonso tem sorte ! alem do talento, do carro, do comportamento de cada piloto o fator sorte é uma coisa importante numa temporada ! até o Kimi que nunca foi muito sortudo teve sorte em 2007. a sorte do campeão ! não tem nada de derespeito nessa afirmação mas olha que o Webber tbm tinha muita sorte com muitas coisas dando certo pra ele ! inclusive o crash em valencia ou a batida com o Vettel na Turquia ou com o Hamilton em Cingapura com o pneu que não ia fazer mais do que 1 volta suplementar. Não é desrespeito, é fato!
Anônimo disse…
Concordo com tudo o que você disse, Tati, mas gostaria de incluir uma coisa: ganhe ou não, o que nos deixa feliz é a atitude dele. Essa é a mensagem que ele deixou pros fãs numa entrevista nesta semana:
"Y que estén seguros de que voy a dar todo lo que tengo dentro, que si no gano el Mundial no será por falta de empeño. Y que llego al final del año a tope. No puedo prometer que sea suficiente para ganar pero vamos a luchar hasta la última vuelta."

A por ellos!
Ju
Anônimo disse…
Oi Tati!

Concordo com o que você disse. Independente do resultado, uma coisa é certa: cada vez mais eu sinto orgulho em torcer pelo Alonso, pois o que eu mais admiro é o seu espírito de luta, de nunca se deixar levar pelo pessimismo, e buscar soluções para situações meramente impossíveis.Por isso, como diz Howard Cosell:

"A maior vitória na competição é derivada da satisfação interna de saber que você fez o seu melhor e que você obteve o máximo daquilo que você deu."

Valeu, Tati!
Bjs
Julie
Flora!!! Sim... temos a vantagem de ter o melhor piloto!! hihihihi

Fábioooooooo, chuva não!!!! Por favor, primeiro porque será uma loteria e segundo, eu vou me molhar mto lá em Interlagos!! rs

Wagner, queria estar animada assim, mas ando tão cautelosa! hehe

Fanny, acho que Fábio está criticando quem fala que Alonso SÒ conseguiu as coisas com sorte. É isso... e não negando que o Alonso tenha tido sorte. Acho que ele quis dizer o seguinte: chances do Alonso= trabalho e competência+sorte. São estas coisas juntas...

Bom... acho que foi isso!hehe

Não podemos negar que ele tenha tido sorte, mas ele tb trabalhou para se aproveitar dela.

Ju!!! Com certeza... foi como disse, sei que ele vai dar o seu máximo e isso acaba nos confortando caso ele não vença. hehe
Ele é sempre 110% hehehehe

Julie!!! Vc sempre nota 10 com as frases!! hehe

Bjinhosss para vcs, Tati
fanny disse…
isso é fato apesar de não gostar nada do Alonso ninguem tá brigando pro tri pelo acaso ! é claro (OK vou reservar meu julgamento sobre os 7 do MS, já é outra coisa) a verdade é que a sorte é necessaria para conseguir, então concordo com voce Tati, e com certez do trabalho e do comportamento do alonso voce entende bem melhor do que eu ;)
Biba disse…
Novembro em sp pode esperar chuva aí, infelizmente... aliás q dia não se chove nessa terra q eu ainda não descobri...
Alonso é isso aí, pé no chão e cabeça em cima do pescoço, parabéns.... Ele é líder e tem grandes chances de ser campeão, se for em SP melhor ainda!!! Mas temos q ter paciência, perseverança e cabeça no lugar acima de tudo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023