Se cancelarem o treino oficial, Button será o pole

Regra indica pole de Button em caso de cancelamento da classificação

O artigo 36.2 do regulamento esportivo da F1 não prevê a hipótese de cancelamento da classificação, mas aponta que, se nenhum piloto registrar tempo, o grid será decidido pela ordem numérica

Se o mau tempo persistir em Suzuka e a classificação, que foi adiada para a manhã de domingo (10) — 22h da noite deste sábado (9) no horário de Brasília —, não for novamente realizada, Jenson Button vai largar na pole-position do GP do Japão. É o que reza o artigo 36.2 do regulamento esportivo da F1.

De acordo com a regra, caso nenhum piloto abra volta rápida na classificação, a posição de honra do grid caberá ao dono do carro com menor número, no caso, o piloto da McLaren, atual campeão mundial. Entretanto, a regra da FIA é vaga quanto ao assunto.

O referido artigo prevê a definição do grid pela seguinte ordem: quem abrir uma volta rápida na classificação, quem falhar em abrir uma volta rápida e, por último, quem falhar em deixar os boxes durante o período da classificação. A mesma regra aponta uma definição do grid pela ordem numérica caso nenhum dos pilotos saia dos boxes durante a classificação. Mas não há qualquer menção no regulamento sobre um eventual cancelamento de treino classificatório.

Partindo da premissa que se a classificação em Suzuka for novamente cancelada e, por consequência, os pilotos forem impedidos de irem à pista, Button deverá levar a pole-position, por ser o dono do carro de número 1, o menor número dentre todos os pilotos do grid. Lewis Hamilton, em teoria, dividiria a primeira fila com o compatriota, mas a punição pelo fato da McLaren ter trocado o câmbio do seu carro daria ao britânico a sétima colocação.

Nesse caso, Button seria o maior beneficiado entre os postulantes ao título, e Fernando Alonso, o mais prejudicado. Caso o treino seja cancelado, o britânico veria seus rivais um pouco mais distantes na largada. Sebastian Vettel seria o mais próximo e começaria em quarto, logo à frente de Mark Webber. Já o espanhol largaria na oitava colocação.

Entre os brasileiros, Felipe Massa fecharia a terceira fila, na sexta colocação, enquanto Rubens Barrichello começaria o GP do Japão em nono. Bruno Senna partiria da 20º colocação, enquanto Lucas Di Grassi fecharia o grid em Suzuka.

Veja grid de largada do GP do Japão se a classificação for novamente cancelada:

1 Jenson BUTTON
McLaren Mercedes

2 Michael SCHUMACHER
Mercedes

3 Nico ROSBERG
Mercedes

4 Sebastian VETTEL
Red Bull Renault

5 Mark WEBBER
Red Bull Renault

6 Felipe MASSA
Ferrari

7 Lewis HAMILTON (punido com cinco posições)
McLaren Mercedes

8 Fernando ALONSO
Ferrari

9 Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth

10 Nico HÜLKENBERG
Williams Cosworth

11 Robert KUBICA
Renault

12 Vitaly PETROV
Renault

13 Adrian SUTIL
Force India Mercedes

14 Vitantonio LIUZZI
Force India Mercedes

15 Sébastien BUEMI
Toro Rosso Ferrari

16 Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari

17 Jarno TRULLI
Lotus Cosworth

18 Heikki KOVALAINEN
Lotus Cosworth

19 Sakon YAMAMOTO
Hispania Cosworth

20 Bruno SENNA
Hispania Cosworth

21 Nick HEIDFELD
BMW Sauber Ferrari

22 Kamui KOBAYASHI
BMW Sauber Ferrari

23 Timo GLOCK
Virgin Cosworth

24 Lucas DI GRASSI
Virgin Cosworth

Fonte: Grande Prêmio

Ok, regra é regra, está no regulamento, mas fala sério, não gostei não! Por que não manter as posições do último treino livre de sexta? Ordem numérica?! #ébrincadeira

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Normal para o Jenson que nesta temporada tem conseguido tudo na base do "caindo no colo"!

Mas isso não vai acontecer! Vai ter que ter treino!

Tati
Fernando Kesnault disse…
Bom senso é algo que não se tem na f-1, como são ridículos com estas regras obsoletas

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!