Pirelli deixa o WRC

Pirelli decide deixar Mundial de Rali depois do fim desta temporada

A Pirelli, que vai fornecer os pneus da F1 em 2011, decidiu que vai deixar o Mundial de Rali após o fim desta temporada. A empresa alegou que a falta de estabilidade nas regras do WRC motivou a saída

A Pirelli confirmou nesta quinta-feira (2) que vai se retirar do Mundial de Rali no final desta temporada. De acordo com a revista inglesa "Autosport", a empresa italiana não apresentou pedido à FIA para fornecer os pneus para o WRC em 2011 antes do prazo final, que se encerrou no fim da noite passada. A fabricante justificou a decisão, dizendo que a falta de estabilidade nas regras da categoria motivou a saída.

A empresa foi fornecedora de pneus do Mundial durante os últimos três anos e investiu € 11, 5 milhões na categoria. A partir da próxima temporada, a fabricante de Milão vai substituir a Bridgestone no fornecimento de pneus para a F1. De acordo com Paul Hembery, diretor da marca, a empresa pretende agora se concentrar apenas na principal categoria do automobilismo mundial.

"O primeiro ponto a destacar aqui é a forma como as regras foram alteradas", disse Hembery. "Foram três mudanças significativas no regulamento nos últimos nove meses e, possivelmente, mais uma grande alteração deve acontecer para 2012", completou.

"Em dezembro, foi proposto um novo contrato de três anos para o fornecimento de pneus para o WRC. Mais uma vez, a nossa proposta era a de fortalecer o investimento contínuo na FIA e promover o esporte", explicou.

"Essa proposta de três anos foi rejeitada. Foi nos oferecida a opção de prorrogação por um ano, nas mesmas condições do atual acordo, para mais tarde ser feito um novo contrato de um ano, dentro das novas exigências. Mas isso foi algo inaceitável", disse o diretor, que também apontou o regulamento como fator decisivo também.

"Agora chegamos ao atual regulamento, em que não há um controle ou concorrência de pneus. E, com base na nossa experiência em categorias de turismo, em que as regras são semelhantes e que possuem certa abertura e flexibilidade, isso não dá muito certo. Explicamos essas questões à FIA e não obtivemos qualquer resposta significativa. Essas regras deixam muito a desejar e levamos à FIA essas limitações. De qualquer forma, vamos deixar esse esporte com a cabeça erguida, cientes de que fizemos tudo que estava ao nosso alcance, mesmo nos momentos mais difíceis da crise econômica", acrescentou.

Hembery, no entanto, afirmou que a Pirelli vai continuar envolvida nos ralis. "Nós sempre estivemos envolvidos com o esporte a motor e vamos continuar. Permaneceremos nos campeonatos nacionais e também no IRC (Desafio Intercontinental de Rali)", encerrou.

Fonte: Grande Prêmio

Uau!!! Confesso que não esperava por esta notícia!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!