Octeto Entrevista: Tiago Marçal

Olá gente!!! Boa noite!!! Como eu avisei a todos, a partir do mês passado o Octeto Entrevista passou a ser mensal. Nossa última entrevista foi com a húngara Kinga (leiam aqui) e hoje, para a conversinha básica do mês, trouxemos o nosso leitor Tiago Marçal.

O bate-papo ficou muito bacana mesmo gente, vale a pena vocês dedicarem um poquinho do tempo de vocês para lerem o que Tiago nos contou! Além dos vídeos e fotos que ele mandou. Então, divirtam-se!!!

Tiago na Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

1. Quem é Tiago? Fale-nos um pouco sobre você, o que faz, onde nasceu, as coisinhas básicas.
Bom, vamos começar do começo (início profundo esse...rs)...
Meu nome é Tiago Marçal e nasci em 13/05/86, sou Arquiteto e Urbanista, trabalho com diversos tipos de projetos, desde residenciais a comerciais, estando hoje voltado mais para projetos de lojas novas da maior rede nacional de fast food.
Sou natural de São José dos Campos-SP onde vivi até fevereiro deste ano quando mudei para São Paulo para fazer pós-graduação. Meu início na cidade foi meio complicado, mas hoje já estou mais adaptado à vida paulistana (a parte boa é claro, a má, do trânsito, poluição, má educação, se acostumar é se acomodar... =P).
Basicamente sou mais reservado, gosto de rock, trilhas e montanhas, filosofia, esportes e claro F1.

2. Quando e como começou a se interessar por F-1?
Acompanho F1 desde os três ou quatro anos de idade quando minha mãe fala que eu acordava cedo todos os domingos pra ver as corridas e ficava frustrado quando não tinha (sinceramente não sei se isso é verdade!rs), mas não lembro muito bem dessa época...eu consigo lembrar bem a partir de 1994 quando o Senna morreu, mas não fui daqueles que chorou e disse que nunca mais ia assistir a F1 ou que a F1 não tinha mais graça e que época boa era a época do Senna e etc...na minha cabeça de moleque achava o máximo o barulho dos motores, desenhava os carros, imitava o som dos mesmos, colecionava miniaturas e fazia corridas e campeonatos sozinhos no meu quarto...basicamente um moleque que aparentemente sem motivo gostava de ver um bando de carros correndo em círculos e pilotos querendo ou não, uma hora acabariam saindo de cena.
Já em termos de torcida basicamente sempre fui fã das equipes Williams e Mclaren (tinham os carros mais bonitos xD), logo sempre acabava torcendo pelo piloto dessas equipes que acabava simpatizando mais, o que de certa forma por um tempo foi torcer para os pilotos que no final do campeonato tinham menos chances de serem campeões, foi assim com o Hill em 1994 e 1995, para o Jacques em 1996 e 1997, a coisa só começou a mudar em 1998 quando o Mika pegou uma belíssima Mclaren nas mãos e foi bicampeão.
Também de certa forma sempre torcia contra o Schumacher, não por esse motivo besta da maioria dos brasileiros detestarem o cara por ele supostamente ferrar os brasileiros em causa própria, sim porque pra um garoto de oito anos ver um cara ganhar o campeonato jogando o carro em cima do Hill foi motivo mais que suficiente pra sempre torcer contra ele desde então, claro, sem desmerecer o que o cara fez e que depois o colocou talvez como o maior piloto da história em minha opinião, mas que foi feio ganhar aquele campeonato de 1994 da forma que foi, aaah isso foi.
Hoje já tanto faz pelo tanto fez, até torço pro shummy ganhar umas corridas pra chegar as 100 vitórias na F1. =P

Print screen do Grande Prêmio - outubro de 2007 by Tiago

3. Você é um fã de Kimi Räikkönen. Por que o piloto finlandês?
Basicamente porque o cara era único dentro e fora das pistas, quem mais daria essas respostas pra perguntas aparentemente tão simples?
-F-1 Racing: O que há para se fazer na Finlândia? Kimi: No verão, as pessoas pescam e fazem sexo. No inverno, a pesca não é boa.
-Que tipo de lugar é o quinto lugar no grid de largada? Kimi: É o quinto lugar do grid.
-O que você fez em seu feriado na Finlândia? Kimi: eu acho que você pode ler sobre isso na sua revista de ontem.
-Kimi, essa asa com entrada de ar faz diferença mesmo? Kimi: Se não fizesse não teríamos colocado.
Poderia listar uma série de coisas da personalidade do Kimi fora das pistas, mas acho melhor as pessoas lerem aquele especial do Red Bulletin – Kimi: Rebel with a cause! (link aqui). Que grande parte do porque eu admirar o piloto finlandês está escrito naquelas páginas.
Já dentro das pistas, inicialmente a forma que o Kimi começou na F1 me intrigava, como podia um cara que tinha só 23 corridas de monopostos chegar na tão falada ‘categoria máxima do automobilismo’?!? Mas confesso que o início dele na Sauber e na Mclaren em 2002 não acompanhei muito, até aquele momento ele era só mais um piloto no grid com uma história interessante.
As coisas começaram a mudar em prol do finlandês a partir de 2003, aliás, lembro exatamente do momento que comecei a torcer pro Kimi e a procurar mais sobre ele: Era GP Brasil de 2003 e Interlagos estava naquele chove chove característico e numa corrida toda conturbada o Kimi vinha fazendo uma grande prova, até que surgiu na Globo na parte do miolo ali de Interlagos um outdoor virtual com uma frase do Kimi que dizia exatamente assim: “Schumacher não é melhor que eu!”...putz, na hora foi até um choque, eu pensava: “como um piloto tem coragem de falar isso numa época que o Schumacher tá ganhando tudo? esse cara é diferente!” e foi nisso aí, somando o início da trajetória dele na F1 que me intrigava, com esse jeito totalmente fora do contexto dessa pasmaceira que é a F1 em termos de pilotos sem personalidade, que comecei a torcer pelo Iceman, em 2003 e 2004 foram uma torcida mais tímida, mas a partir de 2005... Vídeo do GP do Brasil 2003 - highlights
...2005 foi O ano do Kimi na F1, era simplesmente fora da realidade ver aquele cara pilotar o MP4-20, a forma como o cara saía de trás pra ganhar as corridas, angariar podiums, a pole em Hockenheim, a vitória no Japão partindo de 17° e ganhando na última volta (a melhor corrida de um piloto que já assisti na minha vida ao lado da primeira vitória do Barrichello...), a quebra da suspensão na última volta do GP da Europa quando o tio Ron avisou ele que ele tinha que fazer uma parada a mais e perder a corrida ou ir pro tudo ou nada e tentar a vitória (e foi isso que ele escolheu...)...enfim...dá pra listar milhões de momentos desse ano mágico que terminou sem o título, mas com o carimbo de melhor piloto da temporada pela crítica especializada.


Kimi passando Fisichela na última volta (vídeo tá invertido kkkk)


Pole de Hockenheim

Depois de 2005 foi só esperar pelo título mundial que veio em 2007, apesar de sempre acreditar que um dia ele seria campeão, foi realmente sofrido até a última volta daquele abençoado GP Brasil de 2007 e confesso uma coisa, eu sou são-paulino, mas nem quando o São Paulo foi campeão da Libertadores e Mundial eu vibrei tanto quanto o dia que o Kimi foi campeão em 2007, com certeza foi o melhor domingo de todos os tempos por aqui, tenho guardado os jornais do dia seguinte, print screens de alguns sites mostrando o Kimi campeão, foi muito legal ver um cara que saiu do nada e lutou tanto pra conseguir aquilo que sempre sonhou realizar o seu objetivo, depois disso vieram algumas alegrias, frustrações e tristezas, mas o que fica no final são os momentos bons que o Iceman proporcionou, o título de campeão mundial e uma carreira pra lá de vencedora na F1!

Kimi faz muita falta a F1 como piloto diferenciado que é, mas a vida continua no WRC onde o finlandês está muito feliz e é isso que importa. Quanto à F1, acho que grande parte dos que torcem pelo Kimi estão agora torcendo pelo Vettel, talvez pelos dois serem amigos e o Vettel não esconder sua admiração pelo Iceman, mas também pela forma do alemão ser fora das pistas, também fugindo um pouco da obviedade dos pilotos que estão por lá. Vettel ganhou minha simpatia e hoje minha torcida depois dessa resposta: “-Red Bulletin: Com quem você gostaria de jantar? Vettel: Jenna Jammeson (atriz pornô) ”...mas falando sério, acho que os dois mereciam estar na mesma equipe próximo ano, sonhar não custa nada!rs

4. Mulher e automobilismo: é uma boa combinação?
Claro uai, mulheres combinam com tudo menos halterofilismo... hehehe
Mas sinceramente pra mim é indiferente se é uma mulher escrevendo, coordenando, dirigindo ou pilotando, pois qualidade e capacidade todo ser humano tem, basta acreditar no próprio potencial, sendo homem ou mulher.

5. Dos cinco pilotos que ainda têm chances matemáticas de conquistar a temporada 2010 da F1, em qual você aposta?
Posso escrever uma grande besteira por aqui, mas Button e Alonso são cartas fora do baralho, aliás, a Ferrari vai ser uma carta fora do baralho sempre, até que o Stefano Domenicalli saia do comando do time.
Eu torço para o Vettel ser campeão e torço mais ainda pra errar esse prognóstico..rs..mas infelizmente os erros cometidos até agora já lhe custaram o campeonato.
Webber...Webber é aquele cara que gosta de posar de bom moço, de defensor da segurança e dos interesses dos pilotos na F1, mas não passa, desculpe a palavra, de um babaca que quando tem a chance de vencer, os fins justificam os meios, “é um piloto meio assim” que se for campeão vai ser a prova maior de que qualquer um pode ser campeão com um canhão nas mãos, afinal ano passado foi o Button, esse ano pode ser o Webber, próximo ano vai ser quem? O Felipe Massa? Liuzzi? Glock? Yamamoto?...
Por isso aposto no Hamilton pra ser campeão esse ano, aposto, não estou torcendo por enquanto. No início dele na F1 eu tinha muita antipatia com ele pela forma non-sense que ele fazia as coisas e cinicamente fingia que não tinha feito nada de errado (vide a freada atrás do safety-car no Japão 2007 tirando o Vettel da corrida, a atrapalhada escandalosa na volta de classificação do Kimi no GP Brasil de 2007, a pose de vítima na Hungria 2007), mas digamos que só de ter impedido o Massa de ser campeão em 2008 já tem uma gratidão eterna por aqui, mas esse ano o cara tá com o diabo no corpo, tá pilotando muito, dá gosto de ver ele pilotando a Mclaren e no momento, é quem mais merece o título com certeza, por isso aposto nele e nas vaciladas da Red Bull, que vai levar o campeonato de construtores, mas o mundial de pilotos vai ser do Hamilton.

6. Por que o Brasil está há tantos anos sem conquistar um título na F-1?
Bom, por vários motivos, o primeiro que a CBA não faz nada que preste pelo esporte. Segundo que não é todo dia que se tem um Emerson, um Piquet ou um Senna nascendo por aqui né! Talento é uma coisa natural, não pode ser fabricada, a Inglaterra, maior detentora de títulos na F1 demorou 12 anos pra ter um novo campeão de F1 (1996-2008), antes disso havia ficado quatro anos (1992-1996) e antes disso dezesseis anos (1976-1992) sem um título sequer, se formos contar as condições que temos por aqui, foi realmente uma anomalia o Brasil ter ganho oito títulos mundiais em 19 anos e não acredito que o Brasil ganhe um título em um curto espaço de tempo, pois quando o cara é fenômeno ou tem “panca” de campeão, desde cedo você ouve falar do cara, e não é isso que está ocorrendo.

7. Você torce por um piloto que não é brasileiro. Como você lida com o preconceito que isto acarreta?
Tenho amigos que simpatizavam com a causa e também torciam por ele, bem como tenho amigos que quando o Kimi abandonava eram os primeiros a mandar mensagem pra me zoar, mas tudo dentro de um ambiente saudável, nada comparado com o ódio Galvaonístico.
Acho que na verdade nunca havia me incomodado com isso até o ano de 2007 chegar, quando o Kimi foi pra Ferrari e virou inimigo número 1 dos brasileiros por causa do Galvão Bueno que chegou a dizer o absurdo de que a Ferrari era mais feliz quando o Massa ganhava...e presenciei essa raiva contra o Kimi em Interlagos quando fui pra torcer por ele e os idiotas patrióticos questionavam e xingavam as meninas do FKR (Fãs de Kimi Räikkönen) por elas torcerem pelo finlandês (eu nem tanto porque chegaram ao cúmulo de me confundirem com um finlandês huauhhauhua).
Mas claro, quem diz o que quer ouve o que não quer, um papagaio do Galvão ano passado virou pra torcida finlandesa em Interlagos e disse que o Kimi era medíocre e que foi um campeão mundial circunstancial, na hora ele ouviu a resposta: “tá bom bonitão, vamos lá, o campeão circunstancial e medíocre em questão tem 18 vitórias na F1, mais de 560 pontos, mais de 60 podiums, 35 voltas mais rápidas, 2 vice-campeonatos e um título mundial e o seu Felipe Massa aí é tão bom, tão bom que nem ser campeão circunstancial ele conseguiu”...silêncio nas arquibancas!rs
Eu penso o seguinte, não é porque sou brasileiro que tenho que torcer pro Brasil ou pra um brasileiro, não vejo lógica e patriotismo nenhum nisso, o que meu país fez, ou melhor, o que eu fiz pro cara ter chegado lá na F1? O cara chegou por mérito próprio, ou não, assim como todos os outros pilotos que estão ali competindo e demonstraram ter capacidade pra tanto, portanto essa mania do brasileiro de querer se apropriar da vitória do outro e demonstrar um pingo de brasilidade aos domingo de manhã e em Copa do Mundo não passa de balela, pois visto lá de cima o mundo não tem divisões, Brasil, Índia, Estados Unidos, China, nenhum país existe, tolos somos nós que criamos e aceitamos essa divisão que mais nos separa do que nos une, sou é a favor de um mundo sem fronteiras e bandeiras, pelo menos assim poderíamos admirar o talento de um ‘estrangeiro’ por aqui sem ter problemas.
É engraçado isso também, porque fazendo uma autocritica você acaba até torcendo contra os brasileiros por conta desse ódio gerado pelos pilotos que você gosta, não o Rubinho que a gente até gosta, mas quando ele abre a boca a boa vontade vai pro saco...o Bruno não fede e não cheira...o Di Grassi é um cara inteligente que eu gosto de ver as entrevistas, mas como piloto acho que vai ser só mais um no grid, uma pena...estou criticando mais especificamente o Massa, que eu não tinha nada contra ele como piloto, o cara estava lá pra tentar ser tão igual ou melhor que o Kimi, esse era o trabalho dele, normal, mas quando ele também começou a embarcar nessa onda de que a Ferrari fica mais feliz com ele, cada rodada era motivo de festa por aqui..rs
As declarações dele sobre o Kimi sempre foram num tom de crítica do tipo “ele não fala comigo”, “Kimi não me visitou no hospital”, “Kimi é um cara estranho, é o jeito dele”, somando ao fato do Galvão sempre desmerecer o Kimi em prol do Massa, isto tudo acabou por criar essa enorme antipatia pelo piloto, que no final acabou se colocando no seu devido lugar com a chegada do Alonso na Ferrari!rs
No geral acho que a imprensa brasileira como um todo é muito ufanista, você pode exaltar os méritos dos pilotos nacionais, mas nunca desmerecendo aquilo que os outros pilotos fazem, transformar uma ultrapassagem valendo o 10° como se fosse a vitória é muito pra cabeça.

Rali da Alemanha 2010

8. Vamos falar sobre rally agora, o que você tem achado das performances de Kimi Räikkönen no WRC?
Eu acho que está tudo dentro do esperado como o próprio Kimi diz, não esperava vê-lo chegar e logo de cara desbancar os outros pilotos que estão ali com anos luz de experiência a mais que ele, mas claro, acho que o finlandês em questão nasceu mesmo pra dirigir, o cara tem um talento nato pra direção e acho que ele pode se dar muito bem também no WRC como demonstrou nas performances na Turquia, Bulgária, Jordânia e Alemanha.

9. Você acredita que Kimi vai conseguir ser o primeiro piloto no mundo a vencer um Mundial de F1 e um de Rali?
Eu acredito, mas vai levar alguns anos pra isso acontecer, primeiro ele vai começar ganhando algumas especiais aqui e ali, depois vai ganhar uns rallys aqui e ali e quando o Loeb aposentar, aí sim poderemos ver o Kimi campeão mundial de WRC..rs..vai demorar, mas ele vai ser campeão do WRC um dia.

10. Depois do que você acompanhou do Iceman no WRC, você acha que ele ainda volta para a F1?
Infelizmente acho que nunca mais veremos Kimi Raikkonen como piloto de F1, como disse lá pra cima, o que resta do Kimi na F1 são as boas lembranças e vitórias inesquecíveis do finlandês na F1, quem viu, viu, quem não viu, acessa o youtube, mas que eu gostaria de ver ele e o Vettel na mesma equipe, aaah isso eu gostaria..rs

Primeira foto: Massa Campeão/Segunda: Massa não é mais campeão - Interlagos 2008

11. Você já foi às corridas de F1 em Interlagos. Qual foi a mais emocionante, ou inesquecível?
Fui em 2008 e 2009, em termos de corrida emocionante com toda a certeza foi em 2008, o ambiente dos bastidores, a forma cinematográfica com que o Hamilton foi campeão, a alegria e o desespero dos brasileiros, tudo isso faz com que 2008 talvez nunca seja superada, claro que tudo isso só me faz ter mais raiva e arrependimento de não ter ido em 2007 ver o Kimi campeão, mas é a vida. Alguns vídeos e fotos do final histórico da corrida abaixo... hehehehe


Massa campeão?


Comemoração Ferrari campeã 2008

Interlagos 2009

Já em termos de ambiente nas arquibancadas, inesquecível foi 2009, nunca imaginei que juntaríamos tantos finlandeses num lugar só, saímos em sites como Autosport, o Flávio Gomes publicou a torcida finlandesa no blog dele (link), conhecemos o Ossi e outros finlandeses por lá, enfim, Interlagos é aquela coisa, quem vai uma vez, acaba indo sempre e esse ano estaremos lá torcendo pelo Sebastien Vettel.

12. Como você conheceu o Octeto Racing Team?
Foi através do FKR – Fã de Kimi Raikkonen, se não me engano quando vocês fizeram um Octeto Entrevista com a Fkr Sami (leiam aqui), a partir dali percebi que aqui também tinha bastante informação sobre a F1 e sobre o Kimi, que no mesmo dia deixei nos favoritos. hehehe

13. Somos personalidades diferentes aqui no Octeto. Juntas, personalizamos o blog. Como você enxerga cada uma das “diretoras da equipe” mais louca do mundo do automobilismo?
Acho que todas fazem um trabalho muito bom cobrindo as categorias e os pilotos que tanto admiram com o toque pessoal de bom humor e descontração da Lu, a defesa incondicional do Alonso pela Tati, que agora como ninguém sabe o que é torcer pra uma Ferrari do Domenicali, com os comentários do Galvão, e os emotivos posts da Ludy sobre o Iceman e o Jacques. Acho que posso definir as três assim, descontração, fidelidade e emoção!rs =P

14. Defina o Blog do Octeto em uma palavra.
Informação!

Icefans reunidos em Interlagos 2009 (mais aqui)

15. O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua forma de ver a F-1?
Primeiro de ir mais a fundo sobre os pilotos que admiro, pois na grande real a maioria dos sites de F1 trazem um apanhado genérico de notícias, aqui temos uma verticalização das informações dos pilotos do Octeto e sempre acabo sabendo primeiro sobre algo importante da vida do Iceman por aqui. Por exemplo, fiquei sabendo por aqui que ele deixaria a Ferrari e depois a F1!
Segundo não é nem tanto uma forma diferente de ver a F1 e sim a forma de ver o WRC, o Octeto é o ÚNICO site brasileiro que eu conheço onde posso ter uma cobertura muito boa sobre os acontecimentos do rally e sobre como anda o Kimi na competição, só por isso já vale muito a pena ler e acompanhar o blog de vocês. =)

Tiago...adorei a sua entrevista!!! Adorei mesmo!!! Muito obrigada pelo carinho, pelo apoio e por ter dedicado um pouquinho de seu tempo para conversar com a gente!

É isto galerinha, no mês que vem teremos mais um Octeto Entrevista para vocês! Aguardem!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Sami disse…
Ahh que ótimo que vocês entrevistaram o Tiago! O que seria de nós em Interlagos sem ele. Foi super gentil, acordou cedo e reservou lugar para nós. O GP de 2008 foi realmente inesquecível..nunca vou esquecer dos 3 segs que o massa foi campeão! hahahahahahaahah
José Renato disse…
Esse é Mikaellis, grande tradutor da galera no autódromo ano passado.
Gente finíssima, apesar de são paulino (o Tiririca, mal educado, diria, ele é baitola, mas é meu amigo).

Sem contar que o cara sabe tudo e mais um pouco da vida noturna de São José dos Campos.

É isso aí, Mika, falou e disse!
Oi Tiago!

Parabéns pela entrevista! Ficou mto legal... e obrigada por participar do nosso Blog!

Se vc for a Interlagos este ano... a gente se vê!!!

Bjinhos, Tati
fanny disse…
Nossa, que entrevista legal ! Adorei ! agora Tiago vou te falar uma coisa, voce nasceu brasileiro mas tem tudo o direito de escolher as suas paixoes e os seus idolos, nao tem nada de mais burro do q um nacionalismo cego !! Keep flyin' Kimi !!
Biba disse…
Adorei a entrevista do Tiago, mto legal... e mais legal saber q ele é de uma cidade q eu adoro, e estou com mtas saudades q é São José dos Campos.... um dia vou morar lá heheehe
Tiago Marçal disse…
huahuhuahuahua
obrigado Ludy pelo convite, realmente gostei de participar!rs
E esse ano claro que estaremos em Interlagos!rs hehe =P
Anônimo disse…
Valeu Tiago. Otimo post.
Tbm vou compartilhar com vc e com os Octetomaniacos que quando criança simulei mtas corridas no quarto. Pegava a louza da minha irmã,desenhava a pista, fazia quadradinhos nela e ficava jogando os dados para os 26 carrinhos (Esses que se encontra em loja de 1.99) que tinha. E assim simulei o campeonato de 1993 e o campeão foi o Patrese! Berger foi o Vice. Ah o Alesi era o campeão dos abandonos (Jogava com 2 dados e na minha regra quem tirava 1 e 1 nos dois dados estava eliminado da corrida ehehe) Sobre o Massa. Senna e Prost fizeram um campeonato discreto. Pensei que eu era o unico doido desse mundo que fazia isso!
Tbm não gostava mto do Hamilton mas essa sua frase matou a charada do pq admiro o Hamilton "só de ter impedido o Massa de ser campeão em 2008 já tem uma gratidão eterna".
Mas é isso. Valeu Tiago!
Andrey
Anônimo disse…
Ignorem a parte que diz *Sobre Massa.
Andrey

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!