Octeto Entrevista: as diretoras do ORT - parte 1

Olá gente!!!! Demorei, mas cá estou!!!! hahaha... Depois de muita espera, vamos começar a série de perguntas que vocês enviaram para nos entrevistar.

Só uma explicação antes, algumas perguntas que não foram direcionadas por vocês, nós dividimos entre nós, porque se todo mundo fosse responder, ficaria imenso. Adoramos escrever, como perceberão!!! hahaha

Perguntas de Marilia Melo

1. LUDY - Ano passado o Thiago perguntou como você se sentiria com a chegada de Alonso na SF, você disse que a ´incompetência´ de Kimi ficaria estampada. Estamos vendo que a SF não tem correspondido à expectativa, como você vê essa situação?
Bom Marilia, o que me referi na resposta do Thiago é exatamente o que está acontecendo agora, Alonso tem derrotado Massa desde o começo, e com Kimi as coisas não foram assim. E olha que o F10 ainda é melhor do que o F60 hein?! E por que Kimi pareceria “incompetente” se isto acontecesse? Porque Massa “bateu” Kimi em 2008 e se perde para Alonso, é pior que o espanhol, mas melhor do que o finlandês. Bom, para mim não bateu nada, e o que eu penso, escrevi aqui. Eu tenho certeza que as coisas não estiveram em pé de igualdade em 2008, porque enquanto estiveram, Kimi estava na frente. Mas enfim...águas passadas não movem moinho! Desculpa, não sei se te respondi como deveria...hahaha

2. Meninas, sei que vocês não gostam do Schumacher, mas não podemos negar as várias vitórias e os títulos por ele conquistado. Apesar disso, a volta dele e a presença de Alonso na SF, estão mostrando que não basta ser um excelente piloto, é preciso também ter uma ótima equipe.Qual a relação e a importância desses dois fatores(piloto e equipe) na F1?
Tati: Marilia...realmente não gosto do Schumacher, porque a meu ver ele não é um exemplo de conduta esportiva, muitas vezes venceu de formas questionáveis. Além disso, eu não o considero o gênio que pregam alguns. É ótimo piloto, um líder, mas está longe de ser o excepcional piloto que dizem. A prova está sendo este ano. Schumacher venceu e colecionou recordes, mas por trás dele havia um grupo de pessoas super talentosas e competentes que permitia a ele apenas acelerar e nada mais. Preocupações que hoje afligem Alonso, por exemplo, não preocupavam Schumacher em sua época gloriosa na Ferrari. Ele tinha um Dream Team trabalhando para ele e permitindo que fosse o melhor. Eu tenho uma tese: o talento de Schumacher deve ser dividido em 3 partes: 1/3 é dele, 1/3 é da dupla Ross/Todt e o outro 1/3 é a Ferrari.
Alonso enfrenta agora uma situação que sempre temi quando soube que ele iria para a Ferrari. Um texto meu de janeiro explica bem (leia
aqui). Na ocasião disse que ao espanhol estava depositando uma responsabilidade que sozinho ele não poderia resolver. A Ferrari tem deficiências crônicas que não será Alonso o salvador. E infelizmente, é isso mesmo que está acontecendo. Os resultados não estão chegando e agora parece que a culpa é dele, que não foi capaz de atender às expectativas que nele foram depositadas. O que é uma tremenda bobagem. Alonso é muito capaz e não tem problemas com pressão ou algo do tipo.
Estes dias fui chamada de arrogante só porque disse que Alonso é o melhor piloto da F1 atual. Ok, posso até ser arrogante mesmo, mas não falei nenhuma mentira. Não há no grid piloto mais completo (e melhor) que Fernando. Mas infelizmente isso não é o suficiente quando estamos na F1. No futebol o talento individual de um jogador basta. Na F1 não! Até mesmo o melhor dos pilotos precisa de um carro para vencer e ser campeão.
Por isso, é importante que piloto e equipe trabalhem juntos com talento e competência, cada um na parte que lhes cabe. Só assim, sairão vencedores.
E falando em MS e FA, agora eu vou sou ser um pouco mais arrogante dizendo que, no conjunto piloto-equipe ao compararmos Alonso/Renault e Schumacher/Ferrari, penso que no 1o. Caso o piloto fez a diferença, já no 2o. caso o time fez a diferença. O que me faz concluir que Alonso é melhor que Schumacher. #prontofalei
Pena que espanhol não tenha pego a mesma Ferrari dos tempos gloriosos. Se pegasse não ficaria devendo em nada para Schumacher.
Se estou certa, não sei... mas é o que penso! rs

3. Meninas, a F1 é também chamada de ´Grande Circo´, quem é: o grande palhaço, o ilusionista e o malabarista do espetáculo?
Ludy: Uau!!! Boa esta!!! Hahaha... O grande palhaço é Stefano Domenicali, que não sabe gerir a própria equipe. O ilusionista é Jean Todt, que faz parecer que a FIA tem o controle de algo que está a cada dia mais perdido, vide estas regras técnicas de interpretação dúbia e as regras de competição também. Encerrando, o malabarista é Bernie Ecclestone, que faz de tudo e mais um pouco para ajeitar mais um circuitinho made by Tilke e encher o bolso de dinheiro, mas com espetáculo zero para quem importa de verdade, nós, os fãs.

Tati: Nossa... muito legal a sua pergunta. Adorei! Para responder e explicar minhas escolhas vou usar a definição cada um, ok?!
Palhaço: é um ator ou comediante cuja intenção é divertir o público através de comportamento e maneirismos ridículos. Ou seja, Lewis Hamilton!! Quer definição mais perfeita para o Pinóquio?! rs
Ilusionista: é a arte cênica de entreter e sugestionar uma audiência criando ilusões que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais. Ou seja Schumi que parece ser, mas não é.
O malabarista: é a arte de manipular objetos com destreza. É uma das mais típicas artes de circo. Ou seja, Bernie Ecclestone, que coordena e manipula tudo relacionado à F1.

Luane: O dono e também palhaço é o Bernie. Cada vez mais engraçadinho com suas idéias sem noção.
Malabaristas somos nós que reclamamos um monte, mas não largamos o osso. Reclamamos do regulamento disso e daquilo. Mas não caímos da corda e atravessamos temporada atrás de temporada assistindo e torcendo.

4. Até que ponto a influência das ladies alcança os pilotos, ou elas não influenciam. Como vocês descreveriam as presenças de Jessica,Nicole(parece a música Buttons das PCD!), Jenni, Raffaela e Raquel?
Luane: Eu acho que é bem particular de cada um deles. Através da história temos muitos exemplos de boas “ladies” que estavam sempre lá apoiando e ajudando no que fosse possível. Quem não lembra das fotos de Barbro Edwardsson costurando o macacão de seu marido Ronnie Peterson? Os caras competem para valer, levam a vida no limite e a presença da família e da esposa dando apoio. Pessoas que certamente gostam e estão sinceramente preocupadas com eles deve fazer a diferença, sim. Sem contar que quando a mulher cuida de algumas coisas o piloto pode se concentrar mais tranquilo no trabalho.
Sobre algumas das atuais ladies que tu citou eu meio que torço o nariz para alguns comportamentos. A Michibata quer aparacere demais e parecia que estava lá para aumentar o seu próprio prestigio e cachê. A Nicole é meio espalhafatosa mas até dou um desconto por ela ser do grupo que é. Deve ser normal naquele nicho. Tiro sarro mas até acho bacana o modo como ela tem se comportado e como tem se vestido.
Da Raquel sei pouco, mas pelo que vejo, ela é boazinha. Não é presente, mas também sabe-se lá se isso não é um combinado do casal, né? Ela é brega até dizer chega, mas gosta mesmo do Nanico. Assim como a Rafaella que também tem um Q de F1 Ladie das antigas, quando cuida da agenda do marido e se faz presente.

Perguntas de Juliana Brandão

1)Primeiramente, me conta como é que surgiu esta história de criar um blog sobre automobilismo, feito somente por mulheres, e que após três anos, tornou-se um dos mais comentados, com mais de 300mil visitas...
Ludy: Oi Julie! Na verdade tínhamos uma comunidade privada no Orkut, onde só nós (e mais algumas amigas) comentávamos sobre F1. Logo no início de 2007 eu e Lu resolvemos criar um blog juntas, mas não foi adiante, não demos conta, só nós duas. Então veio o GP de Nurburgring de 2007, com aquele dilúvio em que a maioria dos carros saíram da pista e somente Lewis Hamilton foi resgatado à pista. Ficamos fulas com aquilo e resolvemos brincar que criaríamos a nossa “equipe dos sonhos” para que nada de errado acontecesse com eles, para protegê-los...hahaha. Disto veio a Tati com a ideia de fazermos um blog, já que já tínhamos a nossa equipe. Voilà...cá estamos nós quase 3 anos depois! Um dos blogs mais comentados?! Puxa! Isto é um mega elogio, obrigada, mas acho que nem somos tanto assim. Na verdade, acho que mesmo com toda a nossa adoração pela F1, acredito que o que nos manteve aqui até hoje foi nossa amizade, acho que se ela não fosse a base de tudo, o blog não existira mais.

2)Para algumas pessoas, morar no Brasil e torcer por pilotos estrangeiros não faz muito sentido. Como é que vocês lidam com as críticas, ao administrar um blog que gira em torno de notícias a respeito de certos pilotos estrangeiros?
Luane: Quer saber a real??? Eu desisti de dar importância para as críticas. As pessoas vão criticar de qualquer forma. Se todos os octetes fossem brasileiros haveriam os que diriam que nós torcemos por eles pela beleza ou qualquer coisa boba como essa. Eu me sinto é livre torcendo por quem eu quero e segundo só meus conceitos de bom piloto. As pessoas se prendem demais aos rótulos e acabam torcendo por um ou por outro por essa espécie de obrigação pátria sem nem questionar se ele gosta ou não do modo como o cara pilota. Sejam patriotas e honrem o país mas em algum lugar útil e de verdade e não em uma pista de F1. Parece demagógico, mas é verdade o que vou dizer. Querem honrar a pátria amada? Antes de votar gastem algumas horas pesquisando o que seu candidato já fez de bom e ruim na vida pública. Não vote pela propaganda ou pela conveniência pessoal. O cara vai governar para o todo e não só para ti.
Na F1, o esporte mais cosmopolita da galáxia torçam pelo piloto que vocês mais gostam pelas qualidades de piloto dele. Ele não está lá pela nacionalidade e sim pela pilotagem.

3)Dentro do blog, há grupos direcionados a alguns pilotos, como a Armada Asturiana e o Iceman’s Club. Como é que eles funcionam?
Ludy: O Iceman’s Club (IC) é um grupo de fãs de Kimi Räikkönen que se reuniu em abril de 2009, seguindo os passos da Armada Asturiana (por sugestão da Tatiana, para mim) e que teve como objetivo inicial juntar os fãs do Iceman para dar uma força na torcida pelo piloto finlandês. Tivemos um ano extremamente difícil e doloroso em 2009 e fazer parte do IC foi uma benção, um refúgio! Tivemos diversos bate-papos madrugadas adentro (sempre com a presença de alguns dos membros da AA), realizamos projetos em homenagem ao Iceman (que vocês podem conferir aqui), mas acho que o mais bacana de tudo foi que depois de mais de um ano de existência, conquistamos amizades e com certeza, estamos preparados para o que der vier!

Tati: Bom, a AA (Armada Asturiana) começou como uma brincadeira e hoje é um grupo de pessoas que se identificam e juntas torcem, sofrem e vibram por Fernando Alonso. Um grupo que deu muito força um ao outro quando as coisas estavam dando errado para Alonso. Através disso, criou-se um vínculo de amizade que é muito bacana. Os bate-papos da AA, ideia do nosso amigo Fábio Mota, prova isso. A Armada unificou nossa torcida, nos tornou um só e mais fortes. E como já diz nosso lema: Keep the Faith. YES, WE CAN! hehehe

4)Como é a relação do Octeto com outros blogs do automobilismo?
Ludy: Olha Julie, é de camaradagem e super tranquila. Já conhecemos alguns pessoalmente, como o Thiago e a Gisele Raposo, do Café com F1, eu já encontrei rapidamente com o Pezzolo na coletiva da Shell e da Ferrari em outubro passado, também já encontramos a Leivy e a Sami do FKR, a Andrea, a Gilvânia e a Heloisa do F1Girls em 2006, lá em Interlagos, a Aline Williams quando morávamos em Niterói, a Fernanda e a Giselle do F1-V8 em 2008, no Salão do Automóvel, enfim...temos muito respeito pelos nossos companheiros blogueiros.

5)Qual foi a maior emoção que vocês passaram em três anos de Octeto?
Ludy: Nossa! Esta é muito difícil, para mim pelo menos. Vivemos momentos tão lindos e especiais! Vimos três octetes se tornarem campeões do mundo ao vivo, diante dos nossos olhos, em Interlagos (Alonso, Kimi e Jenson), conhecemos Jacques Villeneuve, também em Interlagos, eu pude ir à coletiva de imprensa de Kimi no ano passado, Tati na de Alonso (minha mãe até ganhou tchauzinho dele...hahaha), homenageamos David em sua despedida e ainda fomos filmadas e recebemos tchauzinho dele (na verdade, Tati e Vick...hahaha). Enfim, eu não consigo escolher um só. O Octeto só me deu momentos bacanas e inesquecíveis!

Tati: Hummm...maior emoção? Acho que foi ver a Ludmila participar da coletiva de imprensa da Shell ano passado, e no meu caso, ir à coletiva da Silestone para ver Alonso tão de pertinho. Se não tivessemos este blog, não teríamos conquistado isso. Foi o Octeto que nos permitiu ver Alonso e Kimi no mesmo dia.

Luane: A minha maior emoção no Octeto??? Em ordem cronológica: o primeiro pódio de Nico na Austrália em 2008. Era madrugada eu sozinha na frente da tv e estática nas ultimas 10 voltas com medo que qualquer movimento meu alterasse a conjunção astral e quebrasse algo no carro lá no outro lado do mundo. Surreal, pois fazia muito tempo que eu não sabia o que era ver um pódio de um “piloto meu”.
Depois, ainda em 2008 a primeira vez que o vi em Interlagos. Aquele cabeção amarelo no carro azul-marinho existia mesmo. Incrível! Genial! Absurdamente genial ver aquilo tudo que só via na tv tomar forma na minha frente. Sem contar claro o momento interativo naquele domingo em que eu o chamei ele me olhou, apontei a bandeira, ele olhou e sorriu de volta. A cereja do bolo foi na volta da foto oficial quando passou me olhando com cara de “o que essa maluca uniformizada está fazendo aqui?” E eu tenho a foto que prova tudo.

6)Já se depararam com uma situação em que vocês não queriam postar uma notícia, mas tiveram que fazê-la assim mesmo, devido a circunstâncias do momento?
Ludy: De vez em quando isto acontece. Tanto para notícias que nos irritam ou que nos entristecem. Os posts que eu desejaria nunca ter postado, mas que tive que fazer foram estes: post 1, post 2 e post 3.

Tati: Julie algumas vezes!!!hehehe
Mas devido ao compromisso com o blog e a nossa caraterística de “cobrir” os Octetes acabamos tendo que postar e superar estas barreiras. Hehe
Eu por exemplo, cito um que com certeza foi o post mais difícil que fiz nestes quase 3 anos de Octeto. O post foi ao ar dia 30 de setembro de 2009 por volta das 10h da manhã. Claro, que todos já devem imaginar a que me refiro. E confesso que todos os posts posteriores sobre a então recente relação Alonso-Ferrari foram bastante indigestos para mim. Eu evitava ao máximo, mas acabava tendo que postar porque tinha um compromisso com meus leitores.
E isso, vira e mexe acontece... são coisas da vida bloguística. hehe

7)Não é tarefa fácil administrar um blog, especialmente o de vocês com tantas matérias e assuntos a serem discutidos. Como é que vocês lidam com esse gerenciamento do blog e a vida pessoal?
Tati: Verdade! Não é fácil, mas antes de qualquer coisa, o blog do Octeto é uma diversão na minha vida e não uma obrigação. Penso que esta minha visão facilita bastante no gerenciamentodo blog com a minha vida pessoal. Não deixo de sair, me divertir ou trabalhar para cuidar do Octeto. Mas adoro passar o tempo escrevendo e “conversando” com vocês leitores. É uma forma de lazer para mim. Então acho super tranquilo.
É claro que tem dias que o cansaço físico ou mental nos impede de fazer postagem, mas isso é raro. Por isso sempre digo: embora a gente chegue em casa exausto do trabalho, o blog é sempre uma diversão, uma válvula de escape para relaxar. Eu adoro! hehe

8)Já falamos muito a respeito do blog. Agora é a vez da equipe: quem é a Tatiana, a Ludmila e a Luane?
Ludy: Sou uma idealista por natureza, uma romântica incorrigível e uma eterna apaixonada pela minha profissão, minha família, meus amigos, meu Flamengo, o Octeto, meus hobbies, minhas pequenas conquistas materiais, sim eu sou uma Material Girl!!! Hahaha... Sou uma jornalista disfarçada de escritora, é um sonho antigo que tenho. Queria ter o poder de cativar as pessoas com um mundo que eu inventasse...hahaha...Amo as palavras o o poder que elas têm. Sou uma pessoa leal e com isto me machuco muito mais, mas não me arrependo. Comigo não existe meio termo, ou eu amo ou eu odeio. Ou eu gosto de algo ou de alguém ou eu não gosto. Hahahaha... Sou 100% sentimento, embora seja virginiana. Para encerrar, minha vida não existe sem música, cinema e literatura! Não mesmo!!! Enfim, sou uma doida feliz, uma eterna adolescente...hahaha...

Tati: Eu sou Tatiana, tenho 26 anos, sou filha, irmã, amiga, blogueira, nutricionista, flamenguista e alonsomaníaca. Amo minha família, meus bichinhos de estimação (Sheeva, Dolly e Zulu), meus amigos, minha vida e meu Octeto.
Sou uma pisciana legítima. Sensível, intuitiva e romântica, daquelas que sempre prefere acreditar nas pessoas, nas amizades e no amor.
Sou fiel ao que acredito e luto por isso até o final, algo que aprendi com meu pai, que é meu ídolo, meu exemplo de vida.
E apesar de ter uma personalidade bastante forte e ser meio geniosa, sou bastante tímida.
Basta uma piadinha para me deixar vermelha como um pimentão!!! hehe
E claro, sou uma alonsomaníana fervorosa, ou para alguns, xiita. rs
Ai... que será que falei bem? Acho muito estranho falar de mim mesma... hehe

Luane: Sou uma guria de 28 anos formada em jornalismo pela Unisc e 2006. Trabalho em um jornal e entre um estresse e outro eu me divirto e tomo vários cafezinhos durante o dia.
Atualmente, voltei a morar em casa (em caráter temporário) e amo muito minha pequena monstrenga e irmã, a Luiza.
Sou muito boa moça e tenho um namorado maravilhoso que amo e graças a Deus sou plenamente correspondida há quase 8 anos. O Matheus é a pessoa que mais me entende no universo ao mesmo tempo em que uma das poucas que mais me tira do sério também. Não raro quebramos o pau por algo absolutamente ridículo, mas quando nos precisamos estamos sempre lá para o que der e vier.
Continuo tão endividada no Submarino como ano passado. Cheguei ao cúmulo de virar madrugada lendo algo e o livro que custou um bocado não durou mais que 24h. Não faz mal. Já me acostumei com isso.
Também continuo ridiculamente otimista com tudo. Eu não sei ser de outro jeito. Por pior que a coisa seja em no máximo 10 minutos eu já achei algo bom para pensar como hipótese. Isso é um saco, muitas vezes, porque mesmo quebrando a cara eu acho que um dia vai dar certo. E como defeito que faz par como otimismo eu sou teimosa e seu eu acho que vai dar certo é porque vai. Nem que seja em algum dia em far far way.
Amo meu Zidane que só destrói tudo e fiquei triste nessa semana porque meu pai não deixou eu adotar um gatinho amarelo que seria batizado de Nicão Mas deixa estar, ainda terei gatinhos novamente.

9)Se vocês tivessem a oportunidade de mandar um recado aos seus octetes favoritos, o que vocês diriam?
Ludy: Uau!!! Para Jacques: “Pô Villeneuve! Quando a gente vai poder ver seus pequenos Jules e Joakin de novo hein?!
Para Kimi: “Estou esperando ansiosamente pelo seu primeiro título no WRC, Iceman! Go Kimi!!!”

Tati: Julie, esta é fácil! hehe
O recado que mandaria para Alonso seria: aconteça o que acontecer, haja o que houver, ele nunca estará sozinho. Sempre haverá uma pessoa no mundo torcendo por ele, e para que ele seja muitoooo feliz: eu!

Luane: Hey! Tu aí lorinho! È tu mesmo! Torço muito por ti e eu sei que tu ainda vai ser muito maior. Vai firme que a torcida eu garanto, guri.

Perguntas do Marcos Antônio

Ludy, o Hulkenberg não parece um filhote de Kimi Raikkonen? Só não corre igual a ele, mas isso é um detalhe...
Hahahaha...Marcos e suas perguntas e observações sempre irreverentes e enlouquecidas!!! Na minha modesta opinião, Kimi Räikkönen não é passível de cópias...hahaha...ele é único e original!!!Kimi é Kimi, não há outros como ele!!! Hahaha...

Tati, Fernando Alonso faz as sobrancelhas?
Marcossss, você pode se juntar com Thiago Raposo!! Vocês são dois fanfarrões. Hehe
Sim, Alonso faz sobrancelhas, mas porque ele realmente precisa. Convenhamos que as sobrancelhas dele são bem avantajadas... hahahaha
Então, fazê-las é a melhor opção!!
Mas que fique bem claro, isso não o torna Sutil ou algo do tipo, viu?! Rs
Além disso, aquela pessoa é bonita de qualquer jeito, fazendo ou não a sobrancelha. Pode perguntar para sua namorada, ela vai concordar comigo!!! hehehehe

Lu, Porque o Nicolete não se revolta com Schummy logo? o cara estragou o carro que o Nico tava indo pro pódio!
Marcos, tu sabe muito bem que Nico não é dado a baixarias na imprensa. Jamais ele vai brigar e dar piti. E de mais a mais, Nico nunca foi de reclamar de carro que lhe dão para pilotar. Ele pega o carro, aprende e tira o máximo dele. E mais Nico também não é bobo de puxar uma briga inútil com um senhor de idade, né? Nico tem mais o que fazer na vida. rsrsrs

Perguntas da Dayse

1. Já aconteceu a seguinte situação com vocês, ou algo parecido: é uma bela manhã de domingo, propício para sair com a família e os amigos, almoçar fora, ir à praia, enfim, um dia indispensável para ficar em casa. Porém, no mesmo dia tem aquela corrida considerada uma das mais importantes, esperada há muito tempo por vocês. Como vocês lidam com essa situação? O coração fica dividido?
Ludy: Hahaha...eu sempre tomo cuidado com meus compromissos nos finais de semana quando tem rally. A F1 já não ligo mais de perder as corridas, mas quando ligava, não fazia nada em domingo de corrida, fosse importante ou não...hahahaha. E aqui em casa e muitos de meus amigos já sabem disto. hahaha... É sempre depois do GP, e agora, depois do rally. hahaha... Mas claro que isto só acontece se o compromisso não puder mesmo ser transferido ou coisa do tipo. Se eu tiver que ir, vou ficar como louca acessando a internet no celular para saber os resultados. Hahaha... #afanáticaporcorridas

Tati: Dayse, muito legal a sua pergunta! Às vezes acontece... mas te digo: nada disso me faz perder um GP. Dia de corrida é sagrado. Evito compromissos nestes horários. Domingo de manhã com F1 não saio de casa até a bandeirada final!!Depois da prova... eu sou livre. hehehe
Só deixo de ver em situações muito importantes como provas, concursos ou cursos. Neste caso é impossível faltar.
Ano passado, por exemplo, eu fazia um curso em alguns sábados e domingos, e claro para minha “sorte”, ele caía em dias de GP. Rs
Perdi duas corridas, mas também escolhi um domingo de manhã para faltar e assistir o GP. Foi Cingapura 2009. O único pódio do Alonso no ano. Fiz a escolha certa … hehehe
Fora isto... não saio enquanto a corrida não terminar! rs

Luane: Graças a Deus meu pai também pauta sua vida pela F1 e nunca marcamos nada para esse horário. No ínicio era meio estranho para a família do Matheus que eu acordasse no meio da noite para ver treinos livres ou mesmo GPs. Mas com o tempo eles também acostumaram e como são uns amores comigo me apóiam sempre. Tu quer me ver irritada é marcar algo para a hora da corrida. Se der eu não vou e fico para assistir.

2. Vocês acham que a F1 deve ser mais "adorada" pelos brasileiros se comparada ao futebol? Entenda-se que seja por falta de acessibilidade para acompanhar as corridas ou culpa de nossos pilotos compatriotas que não estão brigando pelo campeonato?
Ludy: O futebol é incomparável, nada consegue ser igual. O automobilismo é mais complexo até na sua compreensão. Algumas pessoas têm preguiça de curtir e acompanhar o automobilismo porque tem o lado técnico. Falta de acessibilidade acho que não é, as corridas são transmitidas, embora não tenhamos uma cobertura decente da TV como acontece lá fora. Na verdade, acho que a morte do Ayrton Senna contribuiu bastante para um certo desânimo do brasileiro, a ida de Rubinho para Ferrari ajudou reascender a paixão, embora tenha sido meio complexo o período dele por lá. Daí veio Massa, e o povo, aquele que não entende, mas assiste porque tem brasileiro na F1, voltou a se empolgar, mas o título não veio, e eles não se importam mais. A F1 nunca será esporte de massa aqui no Brasil. Acho que na verdade, a grande maioria que curte mesmo automobilismo por aqui é um público seleto, que não depende da emissora oficial para saber o que rola, é o público que corre atrás das notícias. Somos todos nós.

Tati: Hum... o futebol é o esporte que move o nosso país. Embora o Vôlei tenha conquistado um espaço especial no Brasil, o futebol continua sendo o nosso “carro-chefe”. Acho que nada o supera e explico.
Com o futebol, o Brasil é o número 1, é o destaque, é sempre o favorito e o exportador de talentos. Na F1, somos mais um entre vários. E a falta de um novo ídolo na categoria, principalmente após a morte de Ayrton, piorou o panorama.
Todos os brasileiros estavam acostumados a ver Senna e suas vitórias. Acordavam cedo para ver Ayrton vencer, sem se preocupar com mais nada. Simples assim. Hoje a realidade do Brasil na F1 é outra e ela não facilita a popularização da esporte no país.
O que quero dizer é que enquanto tivermos no futebol os melhores jogadores (nem sempre os melhores.rs) sendo disputados por grandes clubes europeus, valendo milhões, servindo como exemplo de sucesso para os meninos que moram na periferia das cidades e que precisam só de uma bola para mudar de vida, a F1 não tem chance. Nem mesmo com um piloto brasileiro na Ferrari.
Mas para falar a verdade, a F1 e Bernie Ecclestone também não querem isso, não querem popularizar a F1. Eles querem torná-la conhecida, famosa, mas nunca popular. A F1 precisa sustentar um glamour, luxo e riqueza. Já o futebol, é de fato o esporte mais popular do mundo e se orgulha disso.

Luane: O que eu queria mesmo era que as pessoas gostassem de F1 de maneira pensada e raciocinada. A TV pode e deve contribuir para isso fazendo uma cobertura mais ampla, imparcial e inteligente. Não ser raso nesse ponto “vamos torcer pelos brasileiros, seja eles quem forem”. Apoiar os pilotos brasileiros é importante, claro. Mas de uma forma mais trabalhada do que apenas isso. Ensinem as pessoas a gostar da F1 e elas vão escolher seus pilotos, incluindo o brasileiros. Eu não me importo com a quantidade de pessoas gostando de F1 (isso é preocupação do Bernie Ecclestone rsrsrsr), mas gostaria que o número aumentasse com qualidade também. Qualidade é essencial em tudo.

3. Em certas corridas vejo a falta de mais ultrapassagens e os pilotos se arriscarem cada vez menos para economizar combustível e pneus, enfim, vocês concordam que há uma certa monotonia em alguns momentos? Que conselhos vocês dariam para Bernie Ecclestone e Cia. a fim de aprimorar as corridas nessa situação e no contexto geral da competição?
Ludy: Monotonia total. Primeiro porque hoje, no calendário da F1 há circuitos insuportáveis como Hungria, Valência, Abu Dhabi, onde largou na frente, venceu, salvo se o pole não tiver problemas. Conselho? Simples, queremos circuitos de verdade, onde os pilotos possam ultrapassar, ir pra cima, brigar por posições. Simples assim!

Tati: Dayse, este ano até que tivemos boas corridas no que diz respeito a emoção. Ano passado até esta etapa do campeonato, a Brawn tinha dominado quase tudo tudo do início ao fim, sem dar chances para qualquer um.
Nesta temporada a chuva facilitou bastante nossas vidas, mas não podemos ficar fazendo a dança da chuva para resolver um problema que a própria categoria criou, né?? hehe
Acho que primeiro de tudo, os carros/tecnologia poderiam ser colocados em um nível mais semelhante entre as equipes. Isso permitiria mais competição. Às vezes temos um ótimo piloto escondido por detrás de uma carroça. Mesmo porque quem nos proporciona emoção são eles, os pilotos, e por isso precisam ter um equipamento legal para fazer o espetáculo.
Outra coisa seriam os circuitos/rotas por onde passa a F1. Esta mania de tilkear tudo chega a ser irritante. A F1 passa por circuitos horrorosos, totalmente desfavoráveis a competição e tornam qualquer corrida em algo muito desinteressante. E é aí que entra o dinheiro. Por que será que a categoria vai tanto para o Abu Dhabi, Bahrein, Malásia. Seria coincidência? Tradição no esporte? Claro que não! Isso é dindin, money, bufunfa …
Portanto, deveriam se preocupar mais com o esporte, colocando circuitos tradicionais e desafiadores, do que com o retorno financeiro que tal “circuito” vai dar ou gerar para o bolso de cada um.
Outra coisa que considero importante, é ouvir aqueles que fazem o espetáculo: os pilotos. Eles deveriam participar mais ativamente das decisões. Com certeza poderiam contribuir bastante.
AH!! E por favor: esquecer Hermann TILKE!!!!! hehehehehe

Luane: Uma boa coisa era parar de punir os pilotos pela competitividade como foi feito com a Alonso hoje. Isso inibe. Ninguém quer passar um pouquinho do ponto e perder 20seg em um drive thru.
Outra coisa e a mais importantes eria tirar os Tilkodromos do calendário. Chega de pista cheia de esquina e em lugar bonito para tirar foto. Quer tirar fotos legais marca um photoshoot geral no final do ano em alguma lugar banaca e pronto. Circuitos como valencia só servem para levar riquinhos para ver os carrinhos coloridos correr. Eu queria pistas antigas de volta ao calendário. Elas não estão no padrão? C’mon, dinheiro para investir tem. Se tem para tilkodormos tem para adaptar as antigas sem assassina-las, claro.

Well people! Esta foi a primeira parte da série de entrevistas que vocês, enviaram para gente! Não fiquem tensos, todas as perguntas serão postadas, só não dá para fazer tudo em um só dia! Semana que vem teremos mais, no mesmo bat horário e mesmo bat canal... hahaha

Esperamos que tenham gostado! Aproveito para agradecer a Marilia, a Juliana, ao Marcos Antônio e a Dayse, pelas ótimas perguntas e pela particiapação.

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Dayse Nascimento disse…
Meninas, adorei vocês terem respondido minhas perguntas. Também adorei as perguntas da Marília, da Juliana e do Marcos. Muito criativos!!! E as respostas de vocês, claro!!! :)
Bjs!!!
Marília Melo disse…
muito obrigada por terem respondido!Fico feliz por terem gostado das perguntas!!!voces estão com muita moral,sao muitas perguntas,hein!Parabéns
Anônimo disse…
Olá meninas!

Adorei terem respondido as minhas perguntas de maneira tão criativa, valeu! Achei ctbm criativas as perguntas da Dayse, Marília e do Marcos.
Meninas, vocês estão de parabéns pelo trabalho fantástico que é esse blog, e ele é sim, muito comentado, pois um pessoal da academia onde frequento comentaram a respeito do blog de vocês outro dia!hehehe
Estão ficando famosas, hein?
Bjinhos
Juliana
Manu disse…
Adorei as perguntinhas do pessoal e das respostas claro.
Pena que não tive tanto tempo p/ botar os neurônios p/ trabalhar em horário extra e mandar algumas p/ vcs. Mas tudo bem, me contento em ler o que o pessoal mandou. ^^

Um PS básico? Marcos Antônio fez a pergunta que sempre foi uma dúvida: Se Fernando faz ou não as sobrancelhas. Tô beeeege, no bom sentido. ^^
Eu desconfiava, mas realmente não era algo muito exagerado por isso não tinha a plena certeza.
Se precisava eu não sei dizer... Talvez não, mas de qq forma, tbm não está sendo má idéia.

bj procês!
Mah disse…
Meninas, queria mt ter participado, mas as férias estão consumindo quase todo o meu tempo de internet... Quase não páro em casa! =/
Adorei as perguntas e respostas, todos foram bem criativos!
Só um comentário básico: como pode, na F1 eu torcia pelo Kimi (ainda torço mt, mas agora só no WRC... Kimi SEMPRE será Kimi na minha vida!) e agora meu pupilo é o senhor Hulkizinho! Marcos, mt coincidência, hein?! Realmente Kimi não tem comparação... É melhor, aliás, o melhor! Mas não vou falar que Hulk é ruim... Tenho os meus motivos p/ crer que ele ainda vai ser alguém ali... Tomara!
Lili disse…
adorei as perguntas e as respostas, ficaram tão legais e tão gostosas de ler, que só depois se precebe que ficou tão grande!!!
Parabéns Menino(as)!!!!
Alonso lindo de qq maneira,mas com sobrancelhas tiradas bem melhor...
Um beijão
Bia disse…
Ameiiiiiiiii todas as perguntas, muito interessantes e criativas e morri de rir nas perguntas do Marcos Antônio:)
tudo de bom pessoas!!!!!
bjinhus
Steffany Campos disse…
Meninas!!!!
Boas perguntas e amei as respostas.Muito engraçado.É sempre bom saber mais sobre vocês blogueiras queridas.Parabéns pelo blog.
bjinhos
Marcos Antonio disse…
putz, demorei pra ler,mas li! eu ia sacanear o nico, mas vou pegar leve com Nicolete coitado...mas valeu por ter lido minhas perguntas capciosas!rs

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023