Iceman’s Club no Rally – Jordan Rally 2010

Lá se foi outro rali e cá estamos com mais um texto de um membro do Iceman's Club. E devo dizer, José Renato, meu amigo, simplesmente adorei o seu texto. Acho que você deveria investir na carreira de colunista hein?!

Sem contar que você teve a honra de ser aquele que escreveu sobre o rali onde Kimi pontuou pela primeira vez no WRC. E escreveu bem demais!!! Parabéns amigo!!!

Leiam galerinha, porque tenho certeza que vocês vão adorar!!!! Zé, obrigada pelo carinho e a participação de sempre aqui no IC e no Octeto!


"O Rally Estranho e o Piloto Diferente" por José Renato

Para o mundo ocidental a etapa jordaniana é possivelmente a mais peculiar dentre as 11 do WRC 2010.

Clima, cultura, relevo, falta de bons automobilistas por aqueles lados certamente influem para que um piloto não se sinta em casa na Jordânia. Também por tudo isso, a etapa é considerada a mais difícil do calendário por gente como Mikko Hirvonen.

Mas... estamos todos entrando num mundo diferente, e a figura do Kimi Räikkönen gladiador é emblemática nesse sentido.


Descontração, humildade, esporte puro. É este o ambiente que me passa o WRC, que, evidente, tem lá seu lado comercial, insuficiente, no entanto, para corromper o esporte ali praticado.

É bom demais ver o anti marketing da F1 penando para desatolar seu carro ou sujando suas mãos de graxa, exatamente o que suas atitudes sugeriam quando tanto se queixava das papagaiadas da "principal categoria do automobilismo mundial".

Mas nós, fãs do Iceman, também nos acostumamos a vê-lo vencer. Mais que isso, a vê-lo lutar, a aplaudirmos aquelas largadas como rolo compressor em Spa, os controles com aquele traseiro MP4/20, que tão bem casara com Räikkönen.


E foi no mais estranho dos mundos que Kimi começou a nos dar esse gosto.

Uma prova conservadora (como deve ser difícil para o piloto mais rápido do mundo deixar de ser tão overdrive...) e consistente. Ele enfim parece estar adaptado ao rally.

As parciais foram melhorando a partir da SS7 e SS8, culminando com o 8º lugar na classificação geral.

São os 4 primeiros pontos que ele nos traz, de muitos, esperamos.

Caso continue no WRC, além de demonstrar coragem e mostrar o rally para o mundo, Räikkönen conseguirá bons resultados, pois cada vez mais tem-se menos aquela sensação vivida na F1, de que Kimi é um estranho no ninho. E, lembrem-se, lá ele foi brilhante.

Bem, mais difícil acompanhar o rally que a F1 é, sem dúvida, mas aos poucos vamos nos adaptando e, para mim, ficam duas certezas, a de que Kimi Räikkönen não era mesmo apenas o melhor piloto dos tempos atuais, mas um ídolo de carne e osso, cuja personalidade transcende cockpits e eventos promocionais, e a de que a Jordânia não é estranha ao rally, e o rally não é estranho ao Iceman.

Ah, verdade, o Loeb venceu mais uma. Muito bom esse cara, de verdade."

Para ler os textos anteriores já publicados até agora, basta clicar aqui.

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!