Um pedacinho da Finlândia no Brasil

Morei por 11 anos em Niterói (RJ) e infelizmente acabei não tendo a oportunidade de fazer uma visita a um lugar especial: Penedo, a primeira colônia finlandesa no Brasil.

Mas como aqui no Octeto a gente sempre tem um leitor bacana para compartilhar experiências com a gente, trago um pouquinho de Penedo para vocês através das fotos e do texto que nosso leitor José Renato carinhosamente nos enviou.

Espero que vocês curtam esta viagem com o Octeto por Penedo! E mais uma vez, valeu pela participação e por ter compartilhado conosco esta sua bacana experiência turística (realizada no final de 2009). Desculpe a demora da postagem e obrigadinha Zé!!!

Penedo é um distrito do município de Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro, muito próximo à divisa com São Paulo, na Serra da Bocaina.

Surgiu com a chegada de cerca de 300 famílias de imigrantes finlandeses, chefiados por Toivo Uuskalio, que se cotizaram e compraram a área, antes ocupada por plantação de café. Isso lá pelos idos de 1929.

O lugar é muito belo, desde o centrinho, com construções finlandesas, várias lojas de artesanato, bares, restaurantes, até as regiões mais distantes, onde a beleza é natural.

Uma curiosidade é a Casa do Papai Noel, aliás, a casa oficial do bom velhinho no hemisfério sul. Fica dentro da chamada "Pequena Finlândia", um espaço de cerca de uma quadra, cheio de lojas, bares e uma impressionante decoração natalina.

De manhã é muito bom tomar o café finlandês (com vodka. hehehehehe).

Não deixei de ir ao restaurante Koskenkorva, onde provei o "Smorgasbord", prato típico muito diferente da nossa comida, mas muito, muito bom!!! Ah, vodka Koskenkorva não tinha no cardápio. Marti, o dono do restaurante, emprestou-me uma garrafa pra que eu tirasse uma foto depois de eu ter me identificado como um fã do Kimi Räikkönen!!!!

E ainda visitei o museu finlandês, onde se pode ter uma noção um pouco melhor dos costumes mais tradicionais daquele povo.

Claro, interessei-me pelas pastas "Os finlandeses na F1" e "Os finlandeses no rally", e fotografei boa parte delas.

Enfim, o lugar é incrível e merece ser visitado, principalmente em boa companhia!!!!

A hospedagem em Penedo fica por conta das mais diversas pousadas, de todos os preços.

Texto e fotos abaixo: José Renato Fernandes


Mais informações sobre Penedo, é só visitarem o site visitepenedo.com

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Samy disse…
nossa Zé quando vc me falou e me mandou a foto do prato com o nome esquisito, imaginava que era bonito o lugar. mas agora estou vendo, e é muuuuuuuuito lindoo...
eu quero iiiiirrrr!!!!!!

*-*

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Roubou a cena!

Alonso em 2023