Os ídolos de hoje falam sobre Senna

Novos ídolos admitem que imagem de Senna segue forte no esporte nacional

Os campeões olímpicos e mundiais Cesar Cielo, na natação, e Giba, no vôlei, falaram que Ayrton Senna ainda é uma referência no Brasil e se disseram fãs do piloto

EVELYN GUIMARÃES, de São Paulo
MARCUS LELLIS [@marcuslellis], de Santos

Depois do fatídico 1º de maio de 1994, o posto de grande ídolo brasileiro ficou vago. Sem Ayrton Senna, em uma época que o futebol vivia uma seca de grandes nomes, os torcedores se sentiam carentes. Em um país com muitos problemas, o esporte sempre foi uma referência de sucesso para o povo, o Brasil que dá certo.

Nos 16 anos que passaram, surgiram alguns nomes para preencher essa lacuna. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká no futebol; Gustavo Kuerten no tênis; as seleções masculina e feminina de vôlei; Cesar Cielo na natação; entre outros. Aos olhos da nação, todos tinham características de Senna, representando o Brasil lá fora com vitórias e títulos.

Focado na vitória a exemplo de Senna, Cielo não se enxerga como ídolo

Cesar Cielo se parece com Senna na obstinação pelo sucesso e pela vitória. Em entrevista por email ao Grande Prêmio, direto de Auburn, nos EUA, onde se prepara para as competições de 2010, o nadador disse que não se sente um ídolo, que é difícil ter essa autoanálise. E contou que não precisa da idolatria para cobrar de si mesmo sempre o melhor. E é nesse ponto que, mesmo involuntariamente, lembra Ayrton.

“Não penso: ‘Quero ganhar porque estão cobrando de mim.’ Eu me cobro muito mais do que os outros me cobram. Se eu não ganhar será muito maior a insatisfação por tudo o que eu treinei do que estar decepcionando alguém”, disse César.

“Esse lance da autossuperação sempre foi muito forte em mim. Sempre busco satisfação interna, sabendo ‘é isso que eu mereço, treinei para isso’. E não ser um ídolo. As vitórias não mudaram o que eu sou”, acrescentou.

Mesmo sem concordar, é fato que o campeão olímpico dos 50m e mundial dos 50m e 100m hoje é um ídolo para todos, especialmente para as crianças, que sempre são as primeiras a idolatrar os grandes vencedores, sonhando em repetir esses feitos quando crescer. É por isso que o atleta sabe muito bem que, em sua atual condição, precisa dar exemplos.

“Não deixo de fazer as coisas. Mas me policio um pouco mais: sempre pode ter uma criança olhando para as minhas atitudes. Tento não fazer o que eu não gostaria que meus ídolos fizessem”, comentou.

Nesse ponto, Cielo mostra que a vida é cíclica. Quem é ídolo hoje já idolatrou alguém. E mesmo com tantos títulos, o nadador não esquece de reverenciar os esportistas que marcaram sua vida e o fizeram trilhar seu atual caminho. “Eu posso até conseguir melhores resultados que os caras, mas eles vão continuar sendo os meus ídolos. Os ídolos continuam ídolos, sempre, independentemente de qualquer coisa. O discípulo nunca vai superar o mestre.”

Os mestres em questão são Gustavo Borges e Alexander Popov. “Tenho aquela imagem do cara. Mesmo com resultados melhores do que ele, ele é o cara. Ainda tenho aquela imagem do Gustavo quando eu tinha 14 anos e o via na televisão. Eu sempre tentei pegar o melhor de cada um. Do Gustavo, a dedicação e a perseverança. Do Popov – eu nunca treinei com ele, mas o Brett Hawke, meu técnico, o conhece –, peguei a frieza”, falou.

Além de Gustavo e Popov, Senna também foi e continua sendo um ídolo de Cielo, que gosta bastante de F1 e carros, sempre acompanhou e ainda segue as provas da categoria. O atleta enxerga Ayrton como “um ídolo nacional, de todo mundo”, que mantém intacta sua imagem junto ao público brasileiro. “Mudou a geração, mas acho que o nome Senna ainda continua sendo muito forte, presente”, afirmou.

Para César, a morte ao vivo de Senna ajudou na construção desse mito. O nadador tinha apenas sete anos e tinha noção do que estava acontecendo. “Aquele foi um acontecimento que marcou muito todo mundo, em todo o Brasil. A circunstância da morte dele ainda o deixou intocável – morreu fazendo o que mais gostava”, declarou.

Outro ponto que Cielo destacou para a permanência do espírito de Senna no corpo dos torcedores brasileiros é a imagem que o piloto deixou. De campeão e do atleta bem-sucedido. “Isso é para sempre. As pessoas gostam de ter uma imagem para admirar. O esporte idolatra porque as pessoas entendem a dedicação necessária para chegar a ser um destaque."

Orgulhoso por ser um ídolo como Senna, Giba se inspira na imagem de superação do piloto

A imagem de Ayrton Senna foi também muito marcante na vida de um dos maiores nomes do vôlei brasileiro e mundial. Giba, que lembra Ayrton pelo enorme carisma que possui, admitiu que acompanhava a carreira do tricampeão na F1, mas que depois da morte do ídolo perdeu o interesse pelo esporte. Ídolo, isso mesmo. Para o ponta da seleção de Bernardinho, Senna era e é um “ídolos de todos”. O paranaense ainda foi mais longe e afirmou que as atitudes do piloto serviram com uma inspiração para sua própria carreira.

“Ele era um ídolo de todos. Ele me inspirou muito, na forma como defendia o país, como levava a bandeira. O que fazia e o que ele deixou de legado para que o país crescesse. Então, posso dizer que ele foi uma inspiração como esportista e como pessoa”, disse o jogador, em entrevista ao Grande Prêmio por telefone.

Diferente de Cielo, o campeão olímpico, também mais amadurecido, se considera, sim, um ídolo e, como tal, se preocupa em deixar um bom exemplo, seguindo os passos de Senna. “Acho que sim, me considero um [ídolo]”, destacou. “E em um país como nosso o peso é grande. Mas também sinto um orgulho enorme”, acrescentou.

“Isso vem pela forma como as crianças chegam para conversar comigo. Quando a gente vai aos hospitais visitar as pessoas, percebe também. Todos olham como se eu fosse um extraterrestre. Mas eu sempre falo: ‘Calma, sou uma pessoa igual a todo mundo. Faço o que todo mundo faz. Tenho fome e sono’. Mas acho que essa é uma condição própria do país, que é tão carente de ídolos”, explicou o esportista.

“E a gente acaba tendo um cuidado, porque sabe que é um espelho, principalmente para as crianças. Então, você acaba, sim, tendo vários cuidados para ser um bom exemplo, já que temos tantos maus exemplos no país”, completou.

Giba também citou seus próprios ídolos no esporte e na vida. “No esporte, Ayrton e Michael Jordan são os principais e estão acima de qualquer coisa. Depois, na vida, eu falo e todo mundo dá risada, achando que é uma puxação de saco. Mas eu tenho a minha mulher como um grande ídolo”, revelou.

“Ela vem de um país comunista, saiu de casa com 14 anos, foi durante 15 anos a melhor jogadora estrangeira na Itália, ganhando vários títulos. E ela veio de um país como a Romênia, que não tem tradição nenhuma no vôlei. Acho que ela também é um exemplo a ser seguido”, falou o camisa 7 da seleção brasileira. Giba é casado com a ex-jogadora Cristina Pirv, com quem dois filhos.

E a imagem de superação é a maior lembrança que o jogador guarda de Senna. “Para mim, que sou esportista, a vitória pela primeira vez no Brasil é a maior lembrança. Ele ganhou com uma marcha só, saiu com câimbra e as pessoas precisaram a ajudá-lo a sair do carro”, salientou.

“Tenho essa imagem muito nítida na minha cabeça. A gente que é esportista sabe como é difícil chegar lá, passando por dores e dificuldades mil para alcançar o que você quer. Então, é como eu falei, ele me inspirou e continua me inspirando muito”, finalizou.

Fonte: Grande Prêmio

Excelente esta matéria. Adorei!! Mesmo porque Giba para mim (junto com Guga) é o cara que mais me emocionou desde Senna. Amo vôlei e tenho imenso orgulho do que ele e os outros rapazes da Seleção Brasileira já fizeram por este esporte comandados pelo excelente Bernardo Resende.

Quanto a César Cielo, um grande nadador com certeza, e tenho certeza que será um dos ídolos do Brasil.

Ambos têm a capacidade e a maturidade que precisam para enfrentar este posto que é tão carente no Brasil.

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Rose disse…
Eu fico imaginando o Senna com 50 anos.rsrs
Se ele estivesse vivo o que será que ele estaria fazendo?
Eu sou uma pessoal muito chorona rsrs,mas por mais ídolo que eu tenha nenhum vai me fazer chorar como o Ayrton fez e ainda faz.
O que marca uma vida não são os anos que passam, mas sim as lembranças dos momentos que ficam para sempre...Você com certeza será sempre lembrança e saudade sempre existirá!
Ficamos aqui na certeza de que estas numa bem melhor!
Te amo!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!