Kimi Räikkönen: Rali x F-1, qual é melhor para o Iceman?


Kimi Räikkönen: Rali x F-1, qual é melhor para o Iceman?

A Képes Sport compara o Kimi-rali ao Kimi-F1

Aqui está uma competição, o vencedor, nós já sabemos. Apesar deste fato, a competição não acabou ainda porque nós comparamos o passado e o futuro. Embora escolher entre a F-1 e o rali não seja fácil nós tentaremos comparar os dois Kimis.

Excitação
Kimi-rali: 1 ponto
Não há segredo nisto, Kimi estava entediado na F1. Depois de 9 anos de corridas ele não gostava tanto assim no final como ele costumava gostar no início. O rali no entanto, é completamente diferente: a natureza ao redor, o desafio de finais de semanas mais longos, a diversidade das superfícies e os novos e absolutos desafios técnicos estão todos lá para saudar Kimi, que, aos 30 anos, se sentiria feliz por estar trabalhando novamente. Mas, não vamos sentir pena por seu passado...

Kimi-F1: 0 ponto
Pisando fundo com um carro com potência de alguns cavalos não pertence às coisas entediantes. Ultrapassar a 280km/h não é deprimente, lutar por centenas de um segundo durante uma classificação nas tardes de sábado com certeza não é um relaxamento sem estresse. Apesar de tudo isto a F1 é muito estéril, muito sagrada se comparada ao rali, tudo é previsível e a circunstância de laboratório não é tão excitante para os pilotos.

Dinheiro
Kimi-rali: 1 ponto
Vamos admitir, ninguém jamais pensaria mesmo que por um segundo que este valente finlandês multimilionário trocou um esporte pelo outro por causa do dinheiro. Primeiro na McLaren e depois na Ferrari ele ganhou uma quantia surreal de dinheiro, ele tem estado no fechado grupo da elite dos esportistas mais ricos por anos, ele ganhou 10 milhões de euros por sua saída prematura da equipe dos italianos, então os 3,5 milhões de euros por causa do rali não eleva tanto assim sua posses estimadas em 100 milhões de euros.

Kimi-F1: 1 ponto
Você pode ganhar uma quantia de dinheiro de realeza na categoria máxima do automobilismo, especialmente nas "categorias dominantes" que Kimi fez parte desde o início de sua carreira. Além disto, ele pertenceu à parte dos mais privilegiados. No grupo com Lewis Hamilton e Fernando Alonso que poderiam conseguir o que quisessem. Mas como sabemos, neste nível o dinheiro não é o fator mais dominante.

Promoção
Kimi-rali: 1 ponto
O rali tem uma base de fã gigante. Vamos dizer a verdade, porque as pessoas pensariam que ele é apenas um tolerante irmão menor se comparado a F1, pelo menos na Hungria. Mas em um evento de rali há alguns 100.000 espectadores e a mudança de um ex-campeão de F1 que veio para a categoria, o que com certeza aumenta o interesse. Apenas um exemplo: a TV finlandesa MTV3, que transmitiu o primeiro evento do WRC de Kimi, pode produzir a terceira maior audiência de sua história durante o final de semana do rali, enquanto o site oficial do campeonato atingiu um recorde de 8 milhões de leitores.

Kimi-F1: 2 pontos
Agradável, agradável, mas apesar de todas as boas intenções não podemos dizer que os dois esportes estão no mesmo nível, pelo menos se estivermos falando sobre o interesse da mídia. O "circo da F1" é digno de seu apelido porque os participantes com certeza contam com a constante busca de atenção. Então o ponto aqui é, embora seja inaudível mencionar, que isto é uma coisa positiva no caso de Kimi Räikkönen.

Trabalho
Kimi-rali: 2 pontos
Para especificar, o trabalho a mais que vem com a pilotagem. Apesar disto, os pilotos de rali têm mais do que o suficiente porque enquanto estão pilotando pela bela natureza você pode facilmente estragar tudo em uma curva ou depois de um voo ruim você tem que virar o carro na estrada manualmente ou tem que tirá-lo de um buraco. Além disso, o perigo é constante, se você tem uma pequena batida não há ajuda externa, na pista o piloto e o co-piloto têm que pegar a alavanca ou usar a chave de porca da roda.

Kimi-F1: 2 pontos
No início deve ter sido um pouco estranho que se algo desse errado na pista você apenas tinha que pilotar até o box e dúzias de mecânicos começavam a trabalhar em seu carro. Na F1 os pilotos não têm que fazer nada além de pilotar (não é pouco, no entanto), no rali o desafio é muito mais complexo.

Chance
Kimi-rali: 0% (2 pontos)
"Como um esportista, este tem que ser o mais desafio da minha carreira, eu tenho que aprender tudo desde o começo. Eu sei que o ritmo dos 4 melhores pilotos é inatingível, mas ninguém imaginaria que Sebastien Loeb poderia bater Sebastian Vettel logo de cara na F1." Bom, se o que o preocupa é pensar desta forma então por que deveríamos discutir com ele? Conhecendo o fato que em suas duas corridas do WRC (Suécia e México) ele não conseguiu nenhum ponto.

Kimi-F1: 3 pontos
Tendo ficado na F1 ele poderia ter tido a chance de terminar nos pontos toda corrida - e não apenas em função da reforma do sistema de pontos. Kimi estava fazendo seu trabalho em meio termo durante a temporada do ano passado, mas sem dúvida ele pertencia aos prováveis vencedores toda vez. Durante seus 9 anos de carreira na F1, 18 vitórias, 579 pontos e um campeonato mundial em 2007 não teriam sido atingidos por acidente, então estes fatos podem ser um bom ponto inicial para os especialistas atribuirem a ele para estar entre os prováveis vencedores todo ano. Se o "se" não estivesse lá...

Fãs
Kimi-rali: 3 pontos
Um ponto certo no capítulo anterior, um ponto certo aqui. É justo desta forma. E é merecido porque competir com os fãs do rali não é fácil. Na neve (Finlândia ou Suécia), no tempo quente (México), nas montanhas ( Nova Zelândia) ou na poeira (quase em todo lugar) - eles estão em todos os lugares próximos às pistas. Até mesmo nos pontos mais inacessíveis, com pesadas horas de caminhada, até mesmo nas montanhas eles estão perto das pistas, algumas vezes muito próximos. Bravura, fanatismo, tenacidade - eles podem conseguir um ponto por isto.

Kimi-F1: 3 pontos
Os fãs da F-1 são mimados, "Senhoritas inglesas" se comparados aos fãs do rali, se podemos dizer algo assim. Embora eles possam estar preparados para um par de horas andando pelos campos no tempo quente (Hungaroring), ficar ensopados na chuva (Sepang) ou enfrentar os elementos no Bahrein no meio de uma tempestade de areia, é muito mais confortável e seguro sentar nas arquibancadas e apoiar os pilotos lá durante os finais de semana de corrida.

Prazer
Kimi-rali: 4 pontos
Nós poderíamos dizer no começo que esboçar uma conclusão não seria fácil. Principalmente porque esta categoria está aqui para decidir entre rali e F-1. Bem, na nossa opinião e especialmente neste caso o rali pode conseguir mais pontos: as novas pistas, os novos desafios, os novos oponentes são desafios maiores para Kimi do que ele se ele tivesse ficado na F-1. E para um esportista um desafio maior é o prazer em si.

Kimi-F1: 3 pontos
Bem, a decisão não foi óbvia porque competir com os pilotos mais rápidos do mundo, com os carros mais rápidos não pode ser denominado como uma atividade entediante. Pisar fundo na primeira curva incisiva após uma reta a 300km/h, suportar a força G durante uma hora e meia de corrida, reconhecer onde frear ou onde ultrapassar, estes fatores com certeza podem elevar o nível de adrenalina. Nós ainda assim achamos que o rali dá a Räikkönen muito mais prazer do que a F1, portanto com uma grande chegada o rali é o vencedor.

Fonte: Képes Sport/Agradecimento e tradução do húngaro para o inglês: Kinga (Planet F1 Forum) / Tradução: Ludy

E aí? Depois de lerem este texto qual é a resposta de vocês para esta pergunta do título? Acredito que todos nós fãs do Iceman nos fazemos esta interrogação desde o dia que ele saiu da F1 e confesso, por muitos momentos eu estive confusa, mas serei direta, se eu pudesse gostaria que Kimi estivesse na F1, mas esta não é resposta. Eles querem saber qual é o melhor para Kimi, e para esta pergunta, a resposta é o rali.

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!