Tecnologia possui falhas
Responsável por desenvolver as linhas arrojadas que deram ao carro da Red Bull condições de conquistar o vice-campeonato da última temporada, Adrian Newey duvidou que uma equipe possa desenvolver um monoposto utilizando somente Fluidodinâmica Computacional (CFD).
A afirmação do dirigente se deve ao fato de que a Virgin, um dos times estreantes, não desenvolveu seus carros utilizando túnel de vento, o que é algo totalmente novo na categoria.
"Penso que o CFD é uma ferramenta muito poderosa, não há dúvidas sobre isso, mas ainda possui falhas. É por isso que quando fazemos algo para verificar o comportamento do carro, peso, ou qualquer outra coisa, é feita de forma discreta. O túnel de vento é uma simulação do mundo real", disse.
"É uma limitação de tamanho, na verdade, então nosso CFD precisa ser maior para fazermos mais testes. Além disso, há algumas áreas que o CFD não captura tão bem como o túnel de vento, como propriedades aerodinâmicas."
"Veremos como ele vai se sair. É um caminho diferente e, na minha opinião, ainda é preciso combinar os dois [CFD e túnel de vento] no momento. Talvez o carro deles vá bem e terei de revisar minha opinião", finalizou.
Fonte: Tazio
Estou com Newey nesta!!!
Beijinhos, Ice-Ludy
Comentários