Iceman’s Club no Rally – Rally Sweden 2010
Bom, como aconteceu depois do Arctic Lapland Rally 2010, hoje é o dia da coluna "Iceman's Club no Rally".
E o convidado que tem o privilégio de abrir o Campeonato Mundial de Rali (WRC) é o nosso querido amigo e leitor Nelson.
Curtam o texto dele, porque ficou bem bacana!!! Valeu pela participação Nelson!!!! E obrigada pelo carinho de sempre!!!
"Aprendizado Duplo" por Nelson
Eu estava entre os que esperavam que Kimi Räikkönen não correria mais na F1 em 2010 e, como quase todos os torcedores dele, já vinha me acostumando à ideia de que teria de aprender coisas relativas ao rali. Finalmente esse momento chegou.
É algo muito diferente acompanhar um rally do que acompanhar a F1, o rally ocorre o tempo todo durante o fim de semana, não apenas em poucas horas num dia, com cada centímetro do circuito vigiado por câmeras; as informações não são instantâneas, não temos transmissões ao vivo, o nosso acompanhamento se resume a esperar as coisas acontecerem e correr atrás das notícias (papel que a Ludy desempenha de forma excepcional para nós, diga-se de passagem, deixo aqui minhas sinceras congratulações e agradecimentos pelo trabalho exemplar que faz), sim, há até uma rádio oficial do WRC, mas eu, pelo menos, esbarro no meu parco conhecimento em inglês para optar por esse meio.
Tudo isso para falar que tem sido um momento de aprendizado para nós também, pois é um tanto incomum (principalmente no nosso tempo) ter de esperar para ter informações sobre algo que está acontecendo, além disso, o WRC é um campeonato totalmente distinto do qual estamos acostumados a acompanhar, o rally, de uma forma geral, é muito mais traiçoeiro e imprevisível do que corridas em circuitos fechados, é uma competição na qual diversos fatores podem afetar a corrida dos pilotos e de maneiras diferentes.
É um aprendizado também para o Iceman, porque, se para nós, é tudo muito diferente, para ele é muito mais, como mostram os percalços que ele teve neste final de semana: a batida no reconhecimento, andar atrás de outro carro na SS2 e os problemas com bancos de neve nas SS 6 e 10.
Mesmo com esses problemas todos, acredito que Kimi tem mostrado um ritmo bastante aceitável, andando ao redor da 10ª posição nas especiais em que não teve problemas, o que é algo muito bom, sendo que essa é a segunda competição dele com o C4 WRC. Mais do que isso, Kimi parece uma pessoa mais feliz no rali e está cercado de pessoas que estão realmente o apoiando, como o seu chefe de equipe e o seu co-piloto, que compreendem que ele está lá para aprender neste início de jornada no rali.
Para terminar, só tenho a dizer: rumo ao México!
Textos anteriores:
Iceman's Club no Rally - Arctic Lapland Rally 2010 by Ludy
Beijinhos, Ice-Ludy
Comentários
Está sendo mega divertido acompanhar Kimi no rali. ^^ (E toda cobertura necessária p/ q estejamos bem atentos deve-se a Ludy. Magnífico trabalho!)
=*
bjs, Ludy