Papo sobre retorno de Kimi divide opiniões da mídia de F1

Papo sobre retorno de Kimi divide opiniões da mídia de F1

Turun Sanomat 21.1 2010 22:52:35

Steve Robertson que está encarregado das questões contratuais confirmou para o Turun Sanomat que Kimi Räikkönen decidirá em junho-julho se ele quer voltar para as pistas de F1 ou continua no WRC em 2011.

"No momento Kimi está completamente dedicado a aprender o mais rapidamente possível tudo o que é necessário para ser competitivo com um carro do WRC", assegura Robertson.

"Kimi também deixou claro que ele pode querer voltar para a F1 apenas se ele conseguir pilotar um carro vencedor para que ele possa lutar pelo campeonato. É por isso que ele tem que decidir no meio da temporada, quando os melhores lugares podem ser garantidos".

"Nesta fase, é impossível estimar em que direção Kimi irá. Está claro que agora ele investe tudo em sua carreira no rali", enfatiza Robertson.

A Red Bull já paga o salário de Raikkonen, então Räikkönen teria os vínculos mais óbvios com a Red Bull. A Red Bull tem um contrato para 2011 apenas com Sebastian Vettel. Tanto a McLaren quanto a Mercedes têm contratos mais longos com seus pilotos.

BBC sentirá falta de Räikkönen

Eu tomei uma vantagem dos dias de imprensa na Ferrari para perguntar se a mídia internacional acha que Räikkönen voltará à F1 ou fará uma carreira mais longa no rali.

O comentarista da BBC Jonathan Legard acredita que as chances são de 50-50.

"É claro que depende primeiro de tudo sobre como Kimi se sairá no rali durante o início da temporada. Se ele começar bem imediatamente nós provavelmente não o veremos em um carro de F1 mais".

A temporada vai ser mega-interessante para a BBC já que McLaren tem dois campeões do mundo britânicos, Lewis Hamilton e Jenson Button.

"Mas se Kimi estivesse na F1, haveria cinco campeões na categoria. Isso não acontecia há anos. Kimi tem uma grande base de fãs no Reino Unido, por isso, se ele tivesse ficado na Fórmula 1, aumentaria o interesse ainda mais em se tratando de BBC", Legard lembra.

Carlos Miguel do espanhol AS acredita que é certo que Räikkönen voltará à Fórmula 1 já no próximo ano.

"Kimi só quer vencer e quando ele perceber que não lutará por vitórias no WRC este ano, a F1 se tornará interessante novamente durante o meio da temporada. Acho que a Red Bull seria uma equipe ideal para ele na F1 também".

"Pessoalmente eu teria gostado de ver Kimi como companheiro de equipe de Fernando Alonso na Ferrari. Quando pensamos nos méritos do Kimi em sua pilotagem ele é do tipo de piloto que a F1 necessita desesperadamente", Miguel continua.

Um rali mais descontraído o levará embora

O veterano jornalista brasileiro Livio Oricchio vai em uma direção completamente oposta retirando Räikkönen da história da F1 para sempre.

"A carreira de Kimi na F1 está definitivamente acabada. Eu tive a oportunidade de visitar as suas raízes na Finlândia e eu entendi a sua bagagem cultural muito melhor depois disso. Os eventos obrigatórios da F1 eram uma agonia para Kimi e tenho certeza que ele não quer voltar para isto de novo".

"Eu acredito que agora Kimi está em casa no mundo ralis. No topo isto lhe oferece um desafio que a F1 não pode oferecer mais, já que nenhum piloto venceu tanto o Mundial de F1 e o WRC", Oricchio acha.

Andrzej Borowczyk da TV polonesa e que conhece de perto um monte de estrelas de rali finlandesas, acredita que Räikkönen gostará muito mais do lado do rali.

"O curso é muito mais descontraído lá e Kimi verá muito mais amigos e conterrâneos lá. Está claro que Kimi está agora começando um período de 3 anos no WRC. Você não pode crescer como vencedor em qualquer tempo menor do que este. Acho que Kimi ficará lá e a F1 o esquecerá".

Salário também significa algo

Benny Casadei Lucchi do italiano Il Giornale considera que a decisão de Räikkönen pode depender de questões financeiras.

"É óbvio que Kimi tem bastante habilidades de pilotagem e motivação para voltar à F1. Mas quando todo o mundo financeiro da F1 está tremendo, os cortes são feitos em todos os lugares e os salários dos pilotos estão diminuindo, Kimi também teria que aceitar rendimentos muito menores".

"É impossível saber se ele quer voltar, não importa o que aconteça", acha o repórter italiano.

O repórter britânico Joe Saward está como sempre, pensando completamente de sua própria maneira.

"Kimi esteve por nove anos na F1, mas mas o homem por inteiro ainda é um completo mistério para mim. Foi uma surpresa que ele tenha ido para o WRC, mas é por isto que Kimi pode surpreender novamente e fazer o que menos esperarem dele - significando voltar para o grid com a Red Bull em 2011", Saward diz.

Turun Sanomat

HEIKKI KULTA

Tradução para Inglês: Nicole (Planet F1 Forum) / Tradução: Ludy

Agora vamos ao que penso sobre alguns jornalistas entrevistados neste artigo do Heikki. Repararam no tom do Livio Oricchio ao falar sobre Kimi? É por estas e por outras que desde meados de 2009 não leio mais o que ele escreve. Ele acha que conhece Kimi só porque pisou em Espoo e conheceu os pais de Räikkönen, pois eu digo, não conhece nada. Nós, seus fãs, o conhecemos muito melhor, sem nunca termos precisado conhecer a bagagem cultural do Iceman. Affff!!! Este cara me irrita profundamente!!!

Sobre o italiano não vou comentar. Opinião comprometida pela nacionalidade. Os únicos que foram normais foram o espanhol e os ingleses, porque o polonês também foi grosseirinho.

Para encerrar, qual é a dificuldade em se entender Kimi Räikkönen que tantos alegam? Não consigo ver assim!!! Será que isto é um dificuldade minha?

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Milton disse…
Só achei o hispanico um tanto quanto grosso pro lado do maffinha... bom, cada um puxa a brasa para a propria sardinha, é fato...

Mas,eu concordo quando dizem que Kimi, se ver que o WRC é mais tranquilo que a F1, não vai mais querer voltar. E eu digo: não é a F1 que esqueceria Kimi: Kimi esqueceria a F1 e iria ser feliz.. E o q ha de mal nisso?

Nada.

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!