O que os finlandeses pensam sobre a saída de Kimi da F1

Fico chocada ao ler este artigo, por isto traduzi para vocês. Bem que a Nicole disse em sua entrevista aqui para o Octeto (leia aqui, porque é muito boa mesmo) que os finlandeses não gostavam muito de Kimi. Estou realmente chocada com o texto, as palavras fortes e a forma como seu próprio povo o enxerga.

No lugar de Kimi
Helsingin Sanomat/Tero Hakola

A decisão de Kimi Räikkönen de ir da F1 para o WRC tem sido um pílula amarga de se engolir para a nação mais rápida do mundo. Räikkönen é provavelmente o último piloto de azul e branco que venceu o campeonato na F1.

Nos olhos dos finlandeses que apreciam humildade e modéstia, Räikkönen tem sido rotulado como um hedonista ganancioso.

COMPLETAMENTE SEM CHÃO. A ação de Räikkönen é lógica e é fácil de nos colocarmos em seu lugar.

Quando você tem nove duras temporadas, um título mundial em seu bolso e algumas segundas posições para trás, é completamente natural que Räikkönen queira mudar de categoria.

Em outro país ou em alguma outra área de vida um desertor como Räikkönen teria sido visto como um intelectual independente que tem uma mente aberta.

Na Finlândia, novamente, aquele que muda para outra categoria é um perdedor, não um gênio original.

Além disto, Räikkönen tem mais do que dinheiro suficiente da humildade que os finlandeses tanto querem. Ele sabe com certeza que sua primeira temporada no WRC provavelmente será difícil.

Se ele não tiver sucesso haverá muitos críticos.

É claro que um salário gordo fez a decisão de Räikkönen mais fácil. Você não pode culpá-lo porque pouquíssimos dizem não ao dinheiro.

Räikkönen mesmo tem justificado sua mudança de categoria com o ambiente mais relaxado dos rallies. Isto é também fácil de entender.

Räikkönen tem sido um pássaro estranho no mundo hipócrita da F1. Ele não se encaixa na foto onde a categoria esportiva mais inanimada do mundo tenta ser responsável e politicamente correta.

Räikkönen se sentiria em casa durante os anos de atividade de Keke Rosberg. Durante aqueles anos os cigarros podiam ser fumados e os copos estavam tinindo. Naquela época a F1 era também uma corrida honesta sem a política suja e financeiramente maximizante da vitória.

Portanto, foi sensível de Räikkönen ir embora, mas por que Heikki Kovalainen que foi chutado por uma equipe grande quer continuar na F1 não importa a que custo seja?

A resposta é simples: a maioria das pessoas preferem simplesmente participar na liga nacional ainda que as classes mais baixas ofereçam ouro e glória.

Fonte: Helsingin Sanomat / Tradução Inglês: Nicole (Planet F1 Forum) / Tradução: Ludy

A única parte deste artigo que eu concordo é que Kimi realmente não parecia pertencer a esta época da F1. Com relação ao resto, jogo tudo no lixo.

Se eu fosse finlandesa, ou até mesmo como brasileira, tendo visto o piloto para o qual eu torço vencer e disputar campeonatos, ia sim preferir que ele ficasse, mas ficasse no que fosse bom, e não aceitando qualquer coisa, como fez Heikki. Que me desculpe a Lotus, mas estas equipes novas não chegarão a lugar nenhum pelo andar da carruagem.

Estou realmente chocada com este texto. Kimi saiu porque também foi chutado por uma equipe grande, e já que a outra equipe grande (McLaren) não aceitou suas condições, por que ficar em um mundo que o estava saturando, que o estava sugando a felicidade e o prazer de pilotar?

A questão do dinheiro é outro absurdo. Ele foi mandado embora., tem o direito de receber cada tostão que seja. Se quisesse passar o resto da vida esquiando, jogando golfe ou em casa sem fazer nada, é um direito dele. Se a F-1 não parecia mais agradável, ninguém tem nada a ver com a vida e as escolhas de Kimi a não ser ele. Muito menos aqueles que só se interessam em saber se ele aprontou ou não mais uma, e não se ele corre onde está feliz. Coisa mais irritante!!!!

E para encerrar, modéstia e humildade não se medem pelo fato de você ter mais ou menos dinheiro, ou aceitar ou não continuar em algum trabalho ou carreira. Estas características se medem pelo ser humano que você é diariamente, no seu trato com as pessoas, na forma como você olha o mundo.

Perdedor?! Kimi um perdedor?! É o cúmulo do absurdo! Desculpem, mas este texto me irritou demais!!!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Priscylla disse…
Caaaaalma, Ludy! Relaxa =D Eu acho que o que acontece na Finlândia é o mesmo que acontece aqui e em todo o mundo: Ninguém fica satisfeito com o que tem, sempre quer "meter o malho". E eu concordo com o q vc diz, melhor o Kimi sair do que ficar como o Kova numa equipe que aparentemente vai fazer figuração no campeonato.
Fátima disse…
É, realmente ninguém (ou quase, né, olha nós aqui o/) entende o Kimi. Aliás, ninguém tenta entender. Porque o Kimi não é alguém fácil de ler, precisa de uma quantidade um pouco maior de esforço. É mais fácil rotular e fazer uma leitura superficial.

Sinceramente, nem sei quem é o piloto de quem eles estão falando. Kimi com certeza não é.
Marcelo Costa disse…
Minha mãe entende o Kimi Fatima, ela disse que tudo isso é INVEJA e mãe não mente!!!
Marcelo Costa disse…
Pensei que a Ludy só ficava chocada quando o Galvão abria aquela "boca de bueiro" para falar do Kimi! Esse ano é a vez da Tati entrar em choque...

O Galvão só ia melhorar se fizesse bochecho com SOLUPAN ou com PINHO SOL!
Milton disse…
Ih, Galvão Bueno???

Tem mais jeito não...
Samy disse…
concordo com a mãe do marcelo, é tudo inveja isso!!!
e outra o Kimi esta mais q certo de ter saido da F1, no começo não aceitava, mas pq ele ficar em uma categoria onde ninguem o entendia??? ou em uma equipe q não teria as minimas chances de ganhar algo?? KIMI é um piloto que tem em seu sangue o talento para pilotar, ele é o "CARA", então o pq de ele ficar em uma equipe pequena??? ele merece coisa muito melhor dO que isto...

em questão do dinheiro, não creio q ele tenha saido por este fato, pq ate então ele tem dinheiro de sobra e para mim, isso não é prioridade na vida do Iceman...

então pessoal não liguem para o que OS OUTROS falam do Kimi... é tudo INVEJA e DOR DE CUTUVELO...


GO KIMII!!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!