Mäkinen e Räikönen - uma parceria que deu certo


CASO RÄIKKÖNEN EXIGE MUITOS QUILÔMETROS DE TESTES

O projeto de rally Kimi Räikkönen que começou no ano passado de acordo com Tommi Mäkinen tem sido uma experiência extremamente interessante e recompensadora.

"Quando nós conseguimos o carro de Kimi da Fiat Abarth, nós tivemos realmente que adivinhar que tipo de fruta verde eles tinham nos enviado. Era um carro incompreensivelmente terminado pela metade com relação às configurações".

De acordo com Tommi, eles tiveram que colocar o Fiat "em forma" com cerca de 500 km de testes.

"Eu sabia que depois de pilotar um carro de F1 eu mesmo, de que tipo de mundo Kimi vinha para o rally e também que tipo de estilo de pilotagem ele estava acostumado. Eu queria construir o Fiat para que se encaixasse como uma luva nele desde o começo".

"Kimi estava razoavelmente satisfeito com seu carro, não havia nenhuma necessidade maior de configurações depois disto. Eu também estava realmente satisfeito com o resultado final considerando os pontos de partida".

Tommi que tem seguido Kimi pilotar de perto por um ano diz que o campeão de F1 pode pilotar qualquer carro realmente rápido.

"Ele é também um talento do rally, você não passa por cima disto não importa o tanto que você tente. E quanto mais ele acumula quilometragem, mais confiança e velocidade ele tem. As notas de Kimi ainda precisam de experiência para que então ele esteja pronto para tirar o máximo disto".

Tommi acha que Räikkönen não tem que pilotar muitos rallies no asfalto uma vez que ele já se encontra nos grupos líderes.

"Eu acho que no primeiro rally no asfalto Kimi passará direto na frente de Matthew Wilson, Henning Solberg e outros até o 5º ou 6º na classificação geral. Infelizmente o único rally de asfalto de Kimi foi muito ruim desde o começo, quando nós tivemos um câmbio da Itália que foi erroneamente montado. As peças estavam faltando e quebraram na primeira especial".

"Com um carro competitivo Kimi pode se sair razoavelmente bem no WRC, mas ele ainda tem o caminho para a vitória. Apenas depois que ele conhecer exatamente a natureza do carro e como ele quer se comportar em diferentes situações e as notas estiverem no lugar, apenas então ele pode começar a lutar pelos últimos décimos de segundos que decidem a vitória do WRC".

O carro S2000 Fiat foi também uma parte de consumo, portanto não era apenas qualquer hobby barato para Räikkönen.

"Quando eu segui os custos de corrida do S2000-Fiat eu vi que você poderia facilmente pilotar no Grupo N, pilotos com o mesmo dinheiro", Tommi sorri.

Ainda assim o Fiat de Räikkönen estava indo muito bem e isto também foi notado na Fiat Abarth.

"Eles (da Fiat) perguntaram bastante sobre o que tinha sido feito no carro e onde. Eu não contei nada a eles sobre aquele lado. Eu apenas imaginei, supondo, os engenheiros de uma equipe daquele nível deveriam conhecer os carros e saber que configurações são sempre individuais. Um carro de rally é uma unidade onde a transferência de potência - configurações vão junto com a suspensão, estabilizadores, pneus, etc. Não vale nem a pena começar a explicar uma única coisa para ninguém ao telefone. É inútil".

Agradecimento: Boudica (Planet F1 Forum) - Tradução Inglês: Nicole (Planet F1 Forum) - Tradução: Ludy

Caraca!!!! Este finlandês é o cara!!! Tommi é demais!!! Definitivamente quero logo que ele e Kimi formem uma equipe no futuro!!! Será um sucesso, tenho pelna certeza disto!!!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Milton disse…
Tommy Mäkinen é macaco velho dos rallys... Ele, Colin McRae, Didier Auriol, e Carlos Sainz, protagonizaram uma verdadeira "era de ouro" nos rallys na decada de 90...

Tirando o fator rivalidade pessoal, que não era tão forte nos rallys como era na F-1, poderia até comparar esses caras como que foram Piquet, Mansel, Prost,Senna e Rosberg, na dec. de 80.

Resumindo: Garotas, fiquem tranquilsas... o menino está muito bem acessorado!
Pois é Milton, eu senti isto já no ano passado, quando ele fazia seus comentários sobre Räikkönen nos rallies em que trabalharam juntos.

A gente vê que o cara é fera só pelo jeito de falar! Estou contente que seja ele o mentor de Kimi nesta nova fase de sua carreira.

bjs

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!