Difusores proibidos em 2011

Motivo de inúmeras polêmicas no ano passado, os difusores duplos vão ser banidos em 2011, de acordo com o site da revista inglesa “Autosport”. A publicação afirmou que os chefes técnicos da F1 chegaram a um comum acordo para proibir a peça nessa quinta-feira (21), em uma reunião do Grupo Técnico de Trabalho da FIA.

Na reunião, foi aprovado um requerimento para que a superfície dos difusores seja contínua na sua parte interna a partir do ano que vem. Isso vai prevenir o uso dos controversos “buracos”, que foram a chave para fazer os difusores duplos funcionarem.

A medida ainda tem de ser aprovada pela Comissão da F1 e pelo Conselho Mundial da FIA antes de ser introduzida no regulamento técnico do Mundial de 2011, mas acredita-se que isso se torna apenas uma formalidade com a aprovação do Grupo Técnico de Trabalho.

Em 2009, várias equipes se manifestaram contra o desenho de três times – Brawn, Williams e Toyota – que se valeram de uma brecha no regulamento para usar os difusores duplos. Todos os apêndices aerodinâmicos tinham sido proibidos, mas a peça em questão estava dentro das regras, após análise do Conselho Mundial da FIA. Por isso, todos passaram a copiar o projeto.

Apesar dessa mudança prevista para 2011, segundo informações da “Autosport”, os tempos devem melhorar em até 2s. Isso porque as equipes evoluíram muito na tentativa de melhorar a pressão aerodinâmica. É prevista uma melhora de desempenho já nessa temporada.

Além da proibição dos difusores, o Grupo Técnico de Trabalho também aprovou uma medida para limitar peso máximo para os chassis, como medida de segurança.

Fonte: Grande Prêmio

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Unknown disse…
Yes we were talking about this in our forums. The problem is that FIA used this as a plot to break FOTA's unity, and it worked to some extent. With so much money spent on it last year trying to catch and now this year to gain even more performance it is a total money waster in 2011 to be abandoning it.

It should have been banned last year itself, but politics ruined sound judgment. It also ruined overtaking and close racing. There are technical reasons why its bad for the car's wake for a following car behind it, cant fill in this reply though not enough characters and convenience ;)

This year you will see even more aggressive multi-deck diffusers from teams. Be sure to read the technical analysis we will do for each car as they launch.

Raptor.

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!