De nosso Kimi para Iceman


Apreciem com muito carinho esta matéria de 2001 da revista Apu-magazine. Foi traduzido para o inglês pela Nicole e que fiz questão de passar para o português para que todos possam ver Kimi Räikkönen como ele é, ou melhor, sempre foi.

Matti and Paula Räikkönen
De nosso Kimi para Iceman

Texto: Raila Kinnunen e Vesa Eskola

O que acontece quando um garoto normal de uma família normal prova ser especial e chega entre os 22 melhores? Kimi Räikkönen conseguiu um assento e uma licença na F1, mas sua mãe e seu pai, Paula e Matti Räikkönen esperam que a vida continue como era. O desejo deles será alcançado se eles tiverem tanto amor na família quanto eles tiveram até agora.

O sentimento é o mesmo conforme geralmente é após um grande momento de felicidade. O sonho se torna realidade, a alegria é enorme e ainda assim há tristeza no ar: o que ficou para trás, muitas mudanças, talvez tudo.

Faz poucos dias desde que Kimi Räikkönen, 21 anos, surgiu com a notícia histórica: ele conseguiu a superlicença para a F1 embora não tenha pilotado um metro na F3.

"Nós fizemos a nossa parte, Kimi e Steve Robertson cuidarão do resto. Nós apenas damos o suporte emocional agora", diz Matti Räikkönen, pai de Kimi.

"É doloroso deixá-lo ir. Levará algumas semanas até nós aceitarmos mentalmente que isto é realmente verdade".

A mãe de Kimi, Paula Räikkönen continua:

"Isto veio como um golpe violento. Kimi ligou no telefone de Masa no dia 15 de agosto quando estávamos em Tuupovaara, onde Rami estava correndo de rali, contando que ele faria um teste na F1 dentro de um mês. Eu pensei então que eu ia desmaiar. Felizmente Masa me pegou quando meus pés faltaram, realmente".

"Eu a ajudei e a disse para se sentar, que eu tinha uma coisa incrível para contar", Matti conta.

"Felizmente nós temos este filho mais velho Rami, que é um ano e dez meses mais velho do que Kimi e que pilota rali. Eu tenho muito o que fazer com Rami", Masa diz e sorri algo tristemente.

Ele é um homem grande, estável, barbudo de 46 anos. Paula, 47, é mais baixa, loura, rápida e clara em suas conversas, mais temperamental.



CUSTOU TEMPO, DINHEIRO E FORÇA

Aqui nós temos uma recente história finlandesa heroica, onde perseverança, tenacidade, desafio e companheirismo estão combinadas. Esta história tem quatro heróis, Kimi, Masa, Paula e Rami.

"Tudo aconteceu como em segredo. Eu quero dizer que começamos isto apenas para que pudéssemos dar aos garotos um hobby saudável e bom. E então o hobby cresceu para círculos maiores e maiores", o pai Räikkönen explica.

Matti Räikkönen é um homem das máquinas que é mecânico com dedos habilidosos. Paula é uma secretária, uma mulher de ação.

"Todos os hobbies são bons, mas pilotar é complicado porque os garotos pequenos não conseguem suas máquinas de pista em pista. Se um garoto joga hóquei no gelo você pode praticar com os seus pais, neste hobby não funciona. Nós viajamos com estes dois algumas vezes, até mesmo 17 corridas em um verão e quando as distâncias são o que são não significa de sexta à noite a domingo, geralmente significa de quarta a domingo", Matti conta.

"Quando os garotos começaram a pilotar corridas nacionais - Kimi tinha 8 - nós conseguimos uma van e um trailer para que pudéssemos ir às corridas", Paula continua.

"Custou todo o tempo, dinheiro e força", ela diz calmamente.

Matti trabalhava em dois ou três empregos, dirigia táxi e era porteiro. Uma vez eles tiveram que decidir se continuariam o negócio de pilotagem dos garotos ou se fariam um banheiro dentro de casa. Eles não fizeram e os garotos continuaram.

"Uma vez nós viemos todos da Bélgica para Finlândia com apenas um cartão de crédito Shell. Felizmente a família ficou junta!", Matti conta.

"Algumas vezes tivemos momentos de dúvidas, mas os momentos ruins não são para serem vencidos?", ela desafia.

"Nós nunca tivemos o sentimento que desistiríamos. Algumas vezes apenas percebemos que não teríamos dinheiro suficiente. Choramos ao telefone de alguma forma ou outra para que pudéssemos continuar", Paula diz.

"A família tem o tempo todo estado muito unida, compartilhamos tanto a alegria e a tristeza. Porque é claro tem havido tristeza e frustrações também. Vencer é um regalo raro", Matti define.

A brincadeira interna da família é o que Kimi disse quando eles estavam indo para casa pela Itália: "Eu conseguirei um castelo daqui para vocês um dia".

"Veio tão sinceramente de Kimi. E quando chegou a outra corrida que ele foi mal, Kimi apontou para um castelo que estava realmente em condições muito ruins e disse "Eu comprarei um castelo como este mãe, eu não tenho dinheiro suficiente para comprar o outro", Matti sorri.

Há rumores bárbaros sobre o salário de Kimi na Sauber, mas está claro que são sete - ou oito - figuras numéricas e você pode construir um banheiro de mármore com maçanetas de ouro com este dinheiro.

"Nós não bancamos mais Kimi. Desta forma as coisas ficaram mais fáceis há um ano. Kimi está vivendo de seu próprio dinheiro e nós definitivamente percebemos isto!", Räikkönen diz.

"Eu não quero que a vida mude, eu quero permanecer como era antes", Matti diz.

"Este tem sido o sonho de Kimi, mas nunca foi o nosso sonho. Nós apenas o vivemos e o ajudamos da melhor forma que podíamos, a seguir adiante. Neste caso a fome fica maior e maior quando você percebe que você tem o talento, que você tem que levar até o fim e ver até onde te leva", Paula diz.

"Muitos podem dizer que eu vivo através de meus filhos. Não é verdade. Nós só tivemos um hobby que combinou com toda a família e começou a ficar maior", Matti diz.

Ambos agradecem aos seus patrões que foram flexíveis e compreensivos.

"Isto tem sido essencial para todo o negócio, não teria funcionado se não pudéssemos ter nossas férias em partes", eles dizem.

IRMÃOS COMO A NOITE E O DIA

Então como é que este Kimi Räikkönen se parece - de acordo com seus pais?

"Ele é determinado e terrivelmente teimoso, mas também muito sensível", a mãe diz.

"Eu acho que Kimi cresceu o tempo todo ao longo de sua carreira. É claro que ele tem tomado passos realmente grandes durante os últimos dias, mas eu nunca estive preocupada com a cabeça do garoto", o pai diz.

"Kimi não é mais maduro do que os outros em sua idade. Quando ele tem tempo seus amigos vêm para cá e eles vão para a sauna de acordo com uma longa programação e vão para a boate depois disto. Ele tem uma namorada e coisas do tipo, ele é um garoto comum", diz a mãe.

A namorada é fofa e maravilhosa, mas ela não quer estar em destaque.

"Kimi morou na Holanda e Inglaterra, é claro que ajuda no crescimento e em se tornar independente", o pai acredita.

"Os irmãos são como noite e dia. Rami tinha em torno de sete anos quando ele disse que era a pessoa mais esperta de nossa família. Rami sempre pensou antes de agir, Kimi é completamente o oposto, ele faz primeiro e descobre depois o que foi e como fez", o pai sorri.

A mãe chama o primogênito de diplomata.

"Rami começou a pilotar motorbike quando tinha 3 anos e meio. Você não poderia dar uma a Kimi até ele ter 5 anos. A natureza de Kimi é daquele tipo que vai sempre pisando fundo", Matti descreve.

"Eles pilotaram kart juntos. Rami era mais suave, você pode ver sua mansidão melhor quando pilota contra o tempo ou contra seu melhor desempenho. Ele é muito mais suave do que Kimi como piloto. Você precisa ser mais agressivo e rude na pista. Estava claro desde quando eles eram pequenos que ambos pilotariam em seus próprios estilos. Eles não queriam aprender um com o outro - nem mesmo se tentassem. Eles dois pensavam que o outro não tinha mão - portanto você não poderia aprender nada dele", conta o pai.

Ele se arrepende um pouco de sua apresentação e diz que você não pode comparar os dois garotos, ambos são igualmente queridos.

"Mas você pode ler entrelinhas que Rami é melhor no rali onde ele pode pilotar sozinho, Kimi ao contrário é melhor na pista onde pode apertar, emboscar, ultrapassar, pisar fundo, colocar os outros na linha sem colocar ninguém em perigo".

"Os garotos sempre estiveram juntos desde que eram pequenos. Eu quase chorei quando olhei os álbuns e vi que em cada foto havia dois garotos. O outro estava sozinho em poucas fotos, eles sempre estiveram juntos e faziam tudo juntos", Paula diz.

"É claro que eles tinham brigas, a gente educava um ou outro através delas. Mas os relacionamentos e a base estão lá até mesmo quando não puderem se ver frequentemente", ela continua.

MUITOS PARTICIPAM DE UMA LOTERIA, APENAS UM VENCE

Eles conversam de igual para igual pelo jogo. Deveriam conversar de igual para igual pela pilotagem, uma habilidade natural para encontrar a melhor linha de pilotagem e perceber que razões para diferentes situações?

"Absolutamente. Todo mundo se desenvolve se repetir suficiente, mas eu acredito que há o talento. Alguém pode aprender a alcançar certo nível e outro por já estar lá quando ele começar e continuar em algum lugar onde o outro jamais alcançará', Masa descreve.

Kimi Räikkönen é um piloto talentoso, todo mundo já concordou sobre isto, até mesmo aqueles que têm estado em dúvida com relação ao seu rápido progresso para a F1.

O fisioterapeuta Jukka Viitasaari transformou o magro Kimi durante os últimos meses em um jovem homem que está mais forte do que uma flecha que vai totalmente ousada. Viitasaari tem trabalhado muito com pilotos, mas ele compara Kimi a Mozart, um gênio em sua própria profissão que pode tocar qualquer instrumento: cello, violino, piano - tudo vai e tudo toca.

Sem até mesmo tossir Kimi pulou de uma Fórmula Renault de 185 cavalos de potência para um carro de F1 de 800 cavalos.

"Kimi tem sempre suportado de alguma forma e ele tem sido pego e levado adiante por causa de suas habilidades e demonstrações de pilotagem, nós realmente não tínhamos o dinheiro e não compramos um lugar para Kimi", Paula Räikkönen diz realisticamente.

Foi uma surpresa para aqueles na equipe Sauber o quão eficiente e analiticamente Kimi é capaz de dizer que tipo de configuração ele quer para o carro e porque.

"Desde que Kimi aprendeu a andar ele tem lidado com todos os tipos de parafernálias. Eu não acho que alguém possa fazer um carro rápido para ninguém. Todo mundo quer um pouco de configurações diferentes e você tem que ser capaz de contar como se sente e o que pode ter causado aquilo", Matti explica.

Kimi esteve no departamento de carro da escola técnica por um ano e meio até ter que deixar a escola por outros compromissos. Muitos de seus colegas de classe nem mesmo sabiam o que o cara estava fazendo - o que conta muito sobre o caráter do jovem rapaz.

Concentração e auto-confiança estão no lugar certo em Kimi. Ele geralmente diz: você não deveria se curvar diante das fotos, "nós todos comemos a mesma aveia".

Eddie Irvine desejou boas-vindas a Kimi como seu colega, Ralf Schumacher novamente deu suas declarações duvidosas.

Kimi acha que todo mundo pode pensar o que quiser, não é assunto dele.

Matti diz diplomaticamente assim:

"Muito poucos entram na F1, o sucesso de alguém é sempre levado por outra pessoa. Kimi tomou o emprego de alguém que pilotou por um longo tempo e sonhou a mesma coisa".

Dezenas de garotos sonhadores correm ao redor do mundo em diferentes corridas e todos eles têm o mesmo sonho queimando em suas veias: A classe real. 22 chegam lá.

"Muitos participam de loterias e alguém sempre ganha", Matti diz.

Você está assustado?

"Tudo é sempre possível. Qualquer coisa pode acontecer no tráfego normal. Na Europa nós estamos com mais medo das viagens do que estamos das pistas", Räikkönen responde.

Paula conta que as turmas maiores que parecem tão queridas quando as assistem da televisão sempre a fizeram pensar com prazer que felizmente nossos garotos nunca foram para tão longe, mas quando chegaram lá provaram que estavam ok. O garoto que aprendeu e amadureceu durante a jornada. Mas como uma mãe, ela não pode assistir às corridas, é muito excitante.

"Algumas vezes nós dizíamos quando sonhávamos que se Kimi chegasse a F1 nós iríamos ver a primeira corrida! É apenas uma pena que seja tão longe, em Melbourne!", Paula suspira - até agora eles só viram um único GP.

VOCÊ SEMPRE PODE VOLTAR PARA CASA

Muitas famílias tem algum tipo de conselho que dão aos seus filhos quando eles saem pela porta. Comporte-se, dirija cuidadosamente, lembre-se de ligar.

"Nossos meninos não tiveram tempo de circular em nenhuma turma, mas eu sempre disse a eles quando iam para algum lugar 'mantenham seu senso na mão'. Se alguém pular em um poço não temos que pular depois. Pensem antes de fazer algo", Paula diz.

"E vocês sempre podem voltar para casa. Não importa o que aconteça você podem sempre voltar para casa, a porta está aberta", o pai de Kimi continua.

Kimi vem de uma sessão de fotos da revista F1 Racing, as equipes suíças estão fazendo barulho ao seu redor - eles estão fazendo um perfil de Kimi para um canal de esportes alemão.

Kimi é quieto, cuidadoso, um homem de poucas palavras. Ele sorri largamente se o outro realmente se esforça para entretê-lo - seu pai diz que ele sempre se esforçou para fazer truques e brincar com seus garotos para que eles não se tornassem muito sérios.

O heroi vem para casa para o Natal após testar em Barcelona. Ele já tem os seus presentes de Natal para os pais - embora ele já tenha dado o melhor no dia da Independência.

Quando as notícias sobre Kimi na F1 se espalharam, os quatro celulares de Matti Räikkönen foram inundados de parabéns. Até o pai de Mika Salo ligou para parabenizar. Alguém trouxe uma linda roseira e duas garrafas de champagne para o jardim deles, de outra maneira a vida teria sido como antes.

Mas é apenas a calma antes do tornado.

O pai deu ao seu filho um Sisu (Sisu é uma pastilha e também algo como Mojo).

Agradecimento - Tradução Inglês: Nicole / Tradução: Ludy

E aí? O que acharam? Eu simplesmente amei. Nem preciso dizer que chorei com algumas partes deste texto né? A história do castelo é linda!!! Aliás, que família maravilhosa que ele tem. A mãe é uma querida, o pai parece um cara muito bacana e o irmão companheiro.

Este Kimi... só ele mesmo para me fazer ficar até altas horas da madrugada traduzindo... hahahaha... Espero que tenham gostado! E desculpem os errinhos de tradução, mas o sono estava grande!!! hahaha

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

José Renato disse…
Bela matéria. Mostra como é que foram formados o caráter, a humildade, e a sabedoria do Kimi, num lar de muito carinho e valores.
Muito obrigado, Ludy, não é à toa que vc é a funcionária do mês hahahahahaahahahaa.
Manu disse…
Ah, lindo, lindo!
Adorei o texto Ludy (claro!)^^
É definitivamente uma grande família... Lendo o texto eu lembrei de algo, depois comento!
=*
Pois é Zé (chefinho...hahaha), fiquei feliz coma a eleição e resolvi me dedicar mais!!! hahaha
Pensei a mesma coisa que você enquanto traduzia esta matéria, a gente vê nas palavras dos pais de Kimi de onde vem o homem que ele se tornou hoje. Um verdadeiro achado este texto.

Ai Manu, tantas coisas né? É realmente emocionante ler isto. Linda e querida família que o Iceman tem!!!

Beijinhos, Ludy
Micael disse…
Muito boa essa matéria, realmente.
Eu ja tinha me surpreendido naquele Octeto Entrevista com a Nicole, sobre os finlandeses, agora essa matéria com a família do Iceman então, muito bom.
Veleu por traduzir Ice-Ludy!
Biba disse…
Vc chrou em algumas partes????
Eu chorei o tempo todo !!!!!!!!
Muito linda essa matéria!!!!
É emocionante!!!
Samy disse…
aiii muito linda a materia Ludyy, é como o Zé disse, neste texto da para ver de onde vem todo o caráter , humildade e personalidade do Iceman!!!

adoreiii

GO KIMI!!!!!!!!!
Fátima disse…
Nossa, eu sempre fico babando quando leio alguma coisa sobre a família Raikkonen! Dá mais orgulho ainda de torcer por este piloto!

Obrigada por traduzir, Ludy!
O texto é lindo!
Mah disse…
Nossa... Sem palavras... Nessas horas a gnt percebe que sempre podemos fazer aquilo que realmente desejamos... Imagino o sufoco que eles passaram, já que esse é um esporte caro, qnd não tinham dinheiro... Qnts sacrifícios, qnt perseverança! Eles são como nós, pessoas de carne e osso, e deram mt p/ conseguirem o que têm hj... Merecem cada centavo, além do respeito (que nem tds possuem por eles...)! Mt bonito msm, a união faz a força!
Concordo c/ a opinião de cada um aqui...
Isso me emocionou... E melhor é ver que nada mudou... Continuam iguais, inclusive o Kimi! E o castelo? Lindo lindo lindo...
Parabéns, Ludy... É por isso e mt mais que esse blog cresce a cada dia!
Gabi disse…
Chorei com esse texto (deve ser minha tpm rs.)Família unida dá nisso aí... A história do Kimi e sua família é um belo exemplo de superação e união...Belo texto (estou enxugando as lágrimas sinf snif)não tenho mais o que dizer.
Bjs :-)
Micael, Biba, Samy, Fátima, Mah e Gabi... fico feliz que tenham gostado. Concordo com tudo o que vocês falaram, em especial com a Mah, sim eles são de carne e osso, como nós. Uma linda família mesmo!!!
E Mah, muito obrigada pelo elogio querida, aliás, obrigada a cada um de vocês, leitores que nos fazem seguir adiante, sem pestanejar!!!

bjs queridos

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!