Semana especial sobre Rally no ORT - dia 6

Hoje é o penúltimo dia do especial sobre rali aqui no Octeto, e portanto, vou falar sobre o companheiro de equipe de Kimi no ano que vem, na Equipe Júnior da Citroën: Sébastien Ogier.


Os Tiões da Citroën: Sébastien Loeb e Sébastien Ogier

Sébastien Ogier (nascido em 17 de dezembro de 1983) é um piloto francês de rali. Ele venceu o Campeonato Mundial de Rali Júnior em 2008 e atualmente pilota no Campeonato Mundial de Rali pela Equipe Júnior da Citroën. Seu co-piloto é o compatriota Julien Ingrassia.

Ogier venceu a French Peugeot 206 Cup em 2007 e mudou-se para o um ano completo do programa do Campeonato Mundial de Rali Júnior na temporada de 2008, pilotando um Super 1600 -class Citroën C2 para a Equipe de France FFSA.

Ogier fez sua estreia no Campeonato Mundial de Rali no Rali do Méxido de 2008, vencendo a classe JWRC (Campeonato Mundial de Rali Júnior). Depois que o piloto da casa Ricardo Treviño foi desqualificado por usar luvas de pilotagem não homologadas, Ogier se tornou o primeiro piloto do JWRC a conquistar um ponto no WRC (Mundial de Rali) e ficar em oitavo lugar na classificação geral. Ogier continuou e conquistou vitórias na categoria júnior na Jordânia e na Alemanha.

Ogier em ação em 2008

Na penúltima etapa do campeonato, o Rali da Catalunha de 2008, Ogier estava liderando e pronto para assegurar o título do JWRC quando bateu em um aterro e quebrou o radiador do seu C2 S1600, forçando-o a se retirar. Ogier então conquistou o título ao ficar em segundo lugar no evento em sua casa, o Tour de Corse. Após vencer o título do JWRC, Ogier foi premiado com o seu primeiro carro do Mundial de Rali pilotando um Citroën C4 no Rali da Grã-Bretanha. Ele surpreendeu os pilotos mais experientes vencendo a primeira especial e assumindo uma liderança supresa, mas bateu quando estava em oitavo no segundo dia.

Em janeiro de 2009, Ogier fez uma aparição no Intercontinental Rally Challenge, participando do Rali de Monte Carlo em um Peugeot 207 S2000. Ele assumiu a liderança quando o Škoda de Juho Hänninen sofreu um furo, e ele seguiu para vencer o evento 207s à frente de Freddy Loix e Stéphane Sarrazin. Para a temporada de 2009 do WRC, Ogier assinou para estrear pela Equipe Júnior da Citroën, um time satélite da equipe Citroën Total de fábrica. Ele começou a sua temporada com o melhor resultado da carreira, um sexto lugar na Irlanda e trouxe sua segunda pontuação ao terminar em sétimo na Argentina. No Rali de Acrópolis (Grécia), Ogier piltou para o seu primeiro pódio, terminando em segundo, depois de Mikko Hirvonen da Ford. Este resultado também marcou o primeiro pódio da história para um carro Citroën C4 que não é o principal da equipe de fábrica.

Fonte: Wikipédia / Tradução: Ludy

É isto por hoje gente! Amanhã teremos o último capítulo desta semana.

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!