Sem problemas!

Alonso minimiza importância de proibição de reabastecimento em 2010

Fernando Alonso minimizou as dúvidas sobre o desenvolvimento das corridas da F1 em 2010 por conta da proibição do reabastecimento. Segundo o novo integrante da Ferrari, tão grande alteração técnica não vai se refletir significantemente na pilotagem.

"Não acredito que será decisivo ou que vá mudar muito as corridas", disse o campeão de 2005 e 2006 a jornalistas espanhóis em Madri, onde houve um evento do banco Santander, novo patrocinador da equipe de Maranello.

Alonso concordou que os pneus sofrerão mais no ano que vem, mas crê que a os pilotos não terão muita dificuldade em serem competitivos. "A coisa mais importante vai ser cuidar deles nas primeiras dez ou 15 voltas, no primeiro trecho. Mas, só por isso, não acho que os estilos de pilotagem vão mudar muito", finalizou.

O espanhol terminou a temporada em nono, depois de ter marcado 26 pontos na temporada, os mesmos que deram à equipe o oitavo posto entre os construtores.
(fonte: Grande Prêmio)

***

Estilo de pilotagem não vai mudar, mas até eles se acostumarem... poderemos ver muita coisa acontecer nas pistas!! hehe
Hamilton é a minha maior curiosidade para 2010!!

Bjinhos, Tati


P.S.: Aproveito este post para pedir desculpas pela minha ausência no Octeto! Estamos de mudança, e não tenho conseguido arrumar tempo para postar! Mas a partir dos próximos dias, voltarei a ativa!!!! hehehe

Comentários

Marcelo Costa disse…
Vai ser interessante sem o reabastecimento, em 2005 foi proibido a troca de pneus nos boxes e isso fez grande diferença no campeonato a supremacia da Ferrari em 2004 sumiu, ela teve que fazer outro carro totalmente diferente de 2004 e teve graves problemas nos pneus que tinham que duram a corrida toda.

Os carros para 2010 serão totalmente diferente desse ano, muda o peso do carro, muda o projeto, e as equipes grandes dessa vez não vão errar no regulamento. Uma curiosidade, as corridas vão ser parecidas estratégicamente com as dos anos 80 e início de 90, Alonso esta certo ao dizer que sera fundamental cuidar dos pneus, o peso maior do carro no início da corrida influência diretamente no desgaste dos pneus! E quem cuidar melhor dos pneus pode se dar bem, vai ter várias ultrapassagens dentro e fora dos boxes,exatamente como na era Senna,Piquet, Mansell e Prost, quem diz que eles nunca faziam "ultapassagens pelos boxes" é porque ou não sabe ou não se lembra das corridas dessa época( Os que se lembram omitem para valorizar a época dos brasileiros). Não vai mudar muito como é hoje, quando não der para ultrapassar na pista(desempenho igual) eles vão esperar as paradas nos boxes, muitas vezes quando o segundo colocado estiver "grudado" com o líder eles vão entrar junto nos boxes, o tempo de troca de pneus vai ser fundamental! Muitos vão ganhar ou perder posições dentro dos boxes por causa do trabalho da equipe! Ou vai ser naquela velha tática de uma volta "voadora" a mais com o líder nos boxes, voltando com pneus frios!

O líder para nos boxes, nesse exato momento o segundo colocado da uma volta a mais"voadora"(ele sabe que o líder vem com pneus frios e perde ate 1,5 para aquecer). É a vez do segundo colocado entrar nos boxes e fazer a troca, ele faz o mesmo tempo que o líder nos boxes e quando sair volta a frente! Tudo vai depender se ele estiver "grudado" com o piloto da frente durante a prova(isso vale para qualquer posição em disputa).

Quando ele perceber que acabou os pneus do piloto da frente, ele escolhe, ou tenta ultrapassar na pista, ou entra junto com ele nos boxes e deixa que a rapidez da equipe decida ou então da uma volta a mais "voadora" para depois entar nos boxes! Pode aparecer pneus de composto muito duro, alguns pilotos podem fazer 2 ou 3 trocas na corrida(pneus moles, mais rápido, duram menos). Outros podem escolher entre 1 ou 2 trocas(pneus duros, duram mais, são mais lentos). Pode acontecer mais ultrapassagens na pista também, caso o desgaste dos pneus seja maior de carro para carro! Imaginem Alonso fazendo 3 paradas e Massa 2, cada um com carros idênticos e pneus diferentes escolhidos por eles...Massa pode estar liderando com 10 segundos a 11 voltas do fim, Alonso faz uma troca a mais e com pneus novos vem babando tirando 1 segundo por volta. Isso pode acontecer, e nem tem como a Ferrari dizer para eles manterem as posições como é hoje, a diferença de desempenho é enorme entre eles, Massa tem segundos a frente e Alonso vem voando, quer a vitória(também pode acontecer de Massa estar logo atras de pneus novos). O jeito é ficar na torcida...

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!