Mudanças na pontuação

Com 13 times, Comissão da F1 propõe novo sistema com vencedor levando 25 pontos

A FIA promoveu nesta quinta-feira (10) a primeira reunião da Comissão de F1 desde a assinatura do Pacto da Concórdia de 2009. O encontro de hoje resultou em propostas sobre o regulamento técnico e esportivo da F1 que serão levadas para a aprovação do Conselho Mundial da FIA nesta sexta-feira. A medida mais importante é a mudança da pontuação do campeonato para 2010, baseada no fato de que, na próxima temporada, o Mundial contará com 13 equipes. O vencedor passaria a somar 25 pontos.

Presidida por Bernie Ecclestone, presidente da FOM, e por Jean Todt, presidente da entidade máxima, a Comissão é formada por elementos importantes do Mundial, como as equipes, os promotores, os fornecedores de equipamentos e patrocinadores.

A Comissão, na verdade, deseja uma alteração radical na pontuação. De acordo com a proposta, os dez primeiros pilotos de cada prova passam a pontuar a partir da próxima temporada. O vencedor somaria 25 pontos, ao invés dos dez atuais. O segundo colocado obteria 20, enquanto o terceiro, 15. Dez pontos seriam destinados ao quarto. O quinto levaria oito, enquanto o sexto, seis. O sétimo seria contemplado com cinco pontos, o oitavo com três, o nono com dois e o décimo ficaria com apenas um ponto.

A mudança, segundo a Comissão, se justifica por conta dos 26 carros que estarão no grid de largada no ano que vem. Caso o Conselho aprove a proposta, a medida seria a primeira revisão no sistema de pontuação desde 2003, quando a FIA ampliou a zona de pontuação.

Por fim, a Comissão também aprovou a mudança no nome da campeã Brawn para Mercedes e concordou ainda que o Grupo Esportivo de Trabalho vai continuar a desenvolver "propostas concertas para melhorar o show". A FIA e a FOM se comprometeram a colaborar para melhorar a comunicação e a promoção da F1 com relação à mídia e aos fãs.

Fonte: Grande prêmio

O Bernie não vai parar de "berniar" (não resisti ao trocadilho gaúcho) enquanto não mudar de alguma forma o sistema de pontuação.

Pontuar até o 10º? O argumento de mais carros no grid até faz sentido para isso. Não é algo tão amalucado quanto as medalhas, aquelas.
Vou esperar sair as matérias de cálculos e simulações para formar minha opinião com mais base.


By Lu

Comentários

Manu disse…
Eu bem q pensei nisso outro dia. De qq forma não é chocante mesmo como o lance das medalhas. *Afff...

=*
Nelson disse…
Eu não gostei, pontuar até o 10° vai lá, talvez seja necessária essa perfumaria para ajudar as equipes menores a atrair patrocínios (mas lembremos que antigamente havia 26 carros ou mais no grid e só os 6 primeiros pontuavam).

O ponto é que não há nenhuma mudança prática, como exemplo, eu calculei os pontos desse "novo" sistema aplicados proporcionalmente a um vencedor com 10 pontos, ficaria assim:

1° - 10 pontos
2° - 8 pontos
3° - 6 pontos
4° - 4 pontos
5° - 3,2 pontos
6° - 2,4 pontos
7° - 2 pontos
8° - 1,2 pontos
9° - 0,8 pontos
10° - 0,4 pontos

Como dá para perceber, proporcionalmente, o pódio tem o mesmíssimo valor do sistema atual e, do quarto para baixo, as mudanças são mínimas.

Proposta inútil, para ficar num comentário respeitoso.
Marcelo Costa disse…
Se querem equilíbrio na F1 então o jeito é radicalizar, parece hilário, mas pensem:

1° - 10 pontos
2° - 9 pontos
3° - 8 pontos
4° - 7 pontos
5° - 6 pontos
6° - 5 pontos
7° - 4 pontos
8° - 3 pontos
9° - 2 pontos
10° -1 pontos


A vitória pode até perder mais valor, mas seria apenas por 1 ponto a mais já que a vitória hoje vale 10 e o 2°lugar vale 8 pontos, mas por outro lado quem esta em 3, 4°,5° no campeonato sempre poderiam ainda sonhar com o título faltando umas 5 corridas para o final na temporada!

Nas próximas temporadas não haveria essa coisa de "administrar" os pontos como Button e muitos outros fizeram para "segurar" a liderança na tabela! Achei ridículo o vencedor marcar 25 pontos e abrir 5 pontos a mais! Pra mim quanto mais diminuir a distância dos pontos entre eles melhor, todos vão continuar correndo para vencer, mas com essa pontuação que eu fiz vai haver muito mais pretententes ao título no final do ano! Vai sumir essa "coisa" de apenas 2 pilotos disputarem o título na "reta" final nas 2 últimas provas.

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!