Uffe Tagström - o designer de capacetes de Kimi


Capacete modelo 2007

Artigo de 2007 do jornal Turun Sanomat que acabei de traduzir para vocês falando sobre o trabalho de Uffe Tagström, designer dos capacetes de Kimi Räikkönen.

Uffe Tagström, de Tampere, na Finlândia é conhecido como o designer de capacetes de Kimi Räikkönen.

Em uma exposição para os designers de capacetes em Indianápolis 2006, ele era o mais famoso já que os capacetes mais caros são de sua sua assinatura - os capacetes de pilotos da McLaren no GP de Mônaco de 2005.


Ambos os capacetes foram vendidos em um leilão de caridade por 400.000 dólares. O comprador, o produtor de café Richard Powers, gosta tanto da arte de Tagström que ele queria comprar os capacetes deste ano também.


Os diamantes no capacete especial de Mônaco 2005

O que fez os capacetes da McLaren tão valiosos foram os diamantes.

"Os diamantes foram mantidos em segredo para mim também por um longo tempo para que eu não dissesse nada acidentalmente sobre isso para Kimi ou Juan Pablo, porque eles queriam surpreender os pilotos".

"Eu perguntei muitas vezes se algo estranho estava acontecendo e por que não estávamos fazendo as coisas como antes. Eles não me disseram até que se tornou tão difícil que eles não tiveram opção", Tagström disse.


O primeiro é especial de Mônaco 2004 e o segundo de 2006

Tagström desenhou o capacete especial de Kimi para Mônaco por três anos. A versão em diamante é de tirar o fôlego.

"Os diamantes foram plantados na Inglaterra. Com os diamantes eles escreveram Iceman no capacete de Kimi e precisaram de 200 diamantes. No capacete Juan Pablo Montoya eles escreveram Montoya e precisaram de 80 diamantes".

"Nos treinos livres e no oficial alguns diamantes se perderam. Não os encontramos. Eu estava lá com a equipe colocando novos diamantes com cola antes do GP".

"Eles são os capacetes mais caros do mundo e fui eu quem os fiz", Tagström diz orgulhosamente.

Tagström tem pintado os capacetes de Kimi e Heikki desde o tempo em que os meninos estavam pilotando na série doméstica microcar. Ambos tornaram-se clientes de sua empresa e, posteriormente, também amigos.

Ele também pinta os capacetes de Christian Klien e Scott Speed.

"Anos atrás, Fernando Alonso queria fazer negócio comigo, mas eu simplesmente não tive tempo".

Os pilotos têm um capacete novo para cada GP. Criar um novo capacete é a fase mais difícil. Você sente a dor da criação.

"Em princípio, leva 3 dias para pintar um capacete. Mas pelo fato de você poder fazer a mesma fase de trabalho junto com outros capacetes, eu posso fazer 3 capacetes em 3 dias".


Modelo 2008


Kimi Räikkönen, da Ferrari: Design by Uffe Tägström e Kimi Räikkönen.

"Eu mudei a coloração para cada temporada para que então eu possa ver mais tarde, claramente, o que eu usei antes. O logo do Iceman para o capacete do Kimi está escrito em um estilo diferente porque Ron Dennis detém os direitos do logo-Iceman anterior".


Modelo 2009

"Kimi sempre achou que a mudança é refrescante. A nova coloração é diferente e realmente surpreendente", Steve Robertson diz.


"Kimi mesmo se envolveu no processo de criação. Ele deu a Uffe Tagström ideias sobre como ele quer que o capacete fique".

Ambos os pilotos da Ferrari herdaram a liberdade de Schumacher para obter os seus próprios patrocinadores, que logos eles podem mostrar no capacete e no macacão.

O interesse para ter Kimi Räikkönen é grande no mundo dos negócios.

"Os pilotos têm mais liberdade na Ferrari do que na McLaren. Nós vemos a equipe trabalhando de uma maneira diferente do que estamos acostumados. Temos uma imagem muito positiva de como a equipe se relaciona com Kimi, que para a maioria ainda é um piloto de outra equipe", disse Robertson.

Agradecimento / Tradução para o Inglês: Nicole (Kimi Raikkonen Fan Club - Facebook)

Para encerrar vocês podem ler o post em que falo sobre os capacetes especiais de Kimi para Mônaco neste link, e também sobre a evolução dos cascos do Iceman durante sua carreira na F-1, neste link.

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!