Conversando: Bernie Ecclestone e Jenson Button

Galera... seria cômico se não fosse trágico...

Acabei de ler essa matéria no site oficial da F1. Como diria Fabio Mota: "Jenson Button não existe!"
Ter que ser simpático, e aturar o louquinho do Gagá Ecclestone, são "ossos do ofício" do mais novo Campeão do Mundo.
Vou traduzir... daquele meu jeitinho... hahahaha

In Conversation - Bernie Ecclestone and Jenson Button
Depois de ser anunciado como o futuro campeão em seu debut em 2000, passaram-se 10 temporadas antes que Jenson Button finalmente vencesse no GP do Brasil em outubro. Tendo a força de manter a esperança, mesmo nas adversidades, mostra o merecimento do que lhe aconteceu - e Bernie Ecclestone acredita nisso. O ‘Big boss’ Ecclestone, como Button o chama, e as recordações do mais novo Campeão sobre o primeiro encontro dos dois, refletem na última temporada e mostra porque Button é merecedor do prestigiado número 1.

Jenson Button: Oi big boss!

Q: Por que você chama Bernie de ‘big boss’?
JB: Porque ele é.

Q: Bernie, o que você sussurrou no ouvido de Jenson, depois que ele ganhou o título em São Paulo?
Bernie Ecclestone: Perguntei por que ele foi tão insensível, por encerrar o trabalho em São Paulo, e não esperou pela última corrida em Abu Dhabi, como eu queria. (muito simples, porque um Octete tem que vencer e comemorar junto de sua diretoria, oras)
JB: (risos) Poderíamos ter chamado a última corrida de Copa do Mundo. Então, além do Campeão Mundial, você teria o vencedor da Copa do Mundo. (não dê idéias, Jenson!)
BE: Sure. Então você poderia comemorar por uma segunda vez.
JB: Exatamente!

Q: Jenson, você se lembra da primeira vez que encontrou Bernie?
BE: Foi quando ele ainda estava usando macacão de bebê.
JB: Não exatamente. Estava na Formula Ford. Foi em 1998 e eu queria deseperadamente uma credencial para a F1. Assisti a F1 por 12 anos ana televisão, e eu queria assistir ao vivo. (quem diria....)

Q: Você deu a credencial?
BE: Claro que eu não tive escolha, depois que ele se apresentou para mim, como o futuro Campeão do Mundo!
JB: Para mim e para o meu pai, estar no paddock pela primeira vez, foi uma experiência extraordinária, principalmente porque encontramos Nico Rosberg e seu pai. Meu pai era um grande fã de Keke. Nico era muito pequeno, was a little boy then, agarrado as pernas do pai o tempo todo. Sou muito grato a Bernie e Frank (Williams), porque foram eles quem me deram a chance de pilotar na F1, 2000. (QUE LINDO! QUE LINDO! QUE LINDO!)

Q: Falando em Nico Rosberg, você o verá mais vezes no ano que vem? Quem sabe como companheiro de Equipe?
JB: Quantas corridas teremos no próxima ano? 19? Então nos encontraremos 19 vezes. (hahahaha, arrasou, esses Octetes destroemmmmmmmmmmmm, amo!)

Q: Bernie, veremos Jenson na Brawn no próximo ano? No momento, ele está jogando um aumento substancial em seu salário...
BE: Ele está aqui. Pergunte para ele.
JB: Estou discutindo o assunto com Ross (Brawn). Queremos esperar o fim do campeonato. Não há preocupação, acredite. Minha meta para 2010 é estar no melhor carro que puder ter em minhas mãos.
BE: É exatamente o que ele deve tentar.

Q: Bernie, você acha que Nico Rosberg e Jenson serão uma boa dupla?
BE: Sim, porque eles poderão se ajudar.
JB: Um companheiro de equipe, precisa ser 2 coisas. Ele deve te colocar sob pressão, e deve desejar fazer a Equipe crescer conjuntamente. Foi o que aconteceu este ano com Rubens (Barrichello) e eu. O que também é muito importante, é o que nós dois aprendemos juntos, quando estávamos em um carro muiot, muito ruim. (UAU! Que lindo!)

Q: Bernie, quem, do ponto de vista esportivo e de marketing, teria sido o melhor campeão para você? O que você espera de Jenson?
BE: Em primeiro lugar, que ele permaneça do jeito que é. Ele é muito natural e tranquilo. Não precisa atuar. Ele tem que ter a ambição de defender seu título. Ninguém espera que ele vá para um Oscar, mas precisa entender, que ser Campeão, gera uma obrigação com o público. Aguns dos seus predecessores ignoraram isso. Jenson é um verdadeiro campeão, mesmo com o rendimento mais baixo na segunda metade do campeonato.
JB: Não foi exatamente o que você me falou para fazer, manter o campeonato fervendo? Mas, falando sério, depois de 17 corridas, você experimenta altos e baixos. Mesmo um heptacampeão passou por isso. Lembram-se de Suzuka em 2003? Michael (Schumacher) precisava de apenas 1 ponto para vencer o campeonato e ele teve dificuldades para faze-lo. Isso mostra o quanto a pressão é grande. Os últimos 2 meses foram muito pesados para mim, especialmente quando o carro perdeu performance. Cometi alguns erros e a Equipe também. Mas a Equipe não afundou e fizemos uma forte corrida no Brasil - a perfeita maneira de se vencer um Campeonato!
BE: Todo mundo tem dias nublados. O que importa é tirar o melhor proveito destes dias. Isso é o que Jenson faz.

Q: Jenson, agora você vai se casar com a sua namorada?
JB: Ah, nada do que está sendo noticiado é verdade. O que eu falei no início da temporada, é que se eu fosse campeão, eu a pediria em casamento, isso não está sendo uma supresa, mas deverá ser. (ai meus sais... só que me faltava)
BE: Anote, ele não disse que não vai se casar - tudo o que ele disse, é que as declarações estão erradas. (obrigada Bernie!)

Q: Você o encorajaria a se casar?
BE: Você está perguntando isso para a pessoa errada. (não!!!!!!!!!! foi para a pessoa certa! Bernie, dê uns conselhos para JB. Conte como vc ficou muito mais pobre depois da Slavica)

Q: Você acredita em "contos de fadas"?
BE: Na verdade, não. Eu os criei. Mas falando sério. A história da Brawn teve um toque de mágica. Não podemos jamais esquecer, que no final da última temporada, a Equipe morreu, e depois da pancada, eles venceram os dois campeonatos - isto está muito próximo de um milagre.
JB: Sabe, essa Temporada viu alguns escandalos e histórias negativas, mas na pista foi fantástico testemunhar como uma equipe pequena, levou isso como os grandes jogadores. Isso ficará na história da F1.

Q: Como foi possível? Qual era a visão de dentro da Equipe?
JB: Nós fomo muito beneficiados pela Honda. Eles nos apoiaram, mesmo depois de sua saída. Somos muito agradecidos por isso. E é claro, que não podemos esquecer a ajuda da Mercedes-Benz. Sem eles, não teríamos sido campeões.
BE: E pensar que essa ajuda só aconteceu, porque eles não acreditavam que a Brawn poderia vencer. (claro, né? os queridinhos deles são a McLiar. Imagino a cara deles, quando o time B disparou no campeonato)

Q: Você apostava que Jenson seria campeão este ano, antes do início da temporada?
BE: Esqueça. Eu nem apostava que ele estaria no grid na primeira corrida.
JB: Foi de roer as unhas. Sabíamos que se estivessemos no grid, faríamos uma grande temporada. É verdade que não pensavamos em vencer corridas, ou mesmo os dois campeonatos, mas sabíamos que tínhamos um bom carro.

Q: Você percebeu esse potencial no primeiro teste?
JB: Sim!! Eu estava 6 décimos mais rápido do que todos. Eles testaram por 3 meses e eu fiz apenas 6 voltas, e fui o mais rápido. E não percebemos nenhum problema real.
BE: Tudo verdade, e mesmo depois do primeiro teste, ninguém apostava 1 centavo na Brawn. Todos achavam que estavam dirigindo com pouco combustível, para atrair patrocinadores.
JB: Não importava o que dissessemos, ninguém acreditava em nós…

Q: E agora? Parece que a Mercedes quer se envolver mais com a Brawn …
JB: Essa é uma pergunta para o Ross responder. Não sabemos o que vai acontecer na próxima temporada. Tudo o que sei, é que temos que aproveitar este momento.

Q: É óbvio que Jenson está feliz com a temporada. E você, Bernie?
BE: Prefiria estar no lugar de Jenson.

Q: Vocês conseguem entender o desapontamento de Sebastian Vettel, depois que o Campeonato escorreu pelos seus dedos?
BE: Entendo, porque ele fez um excelente trabalho, e ele sabe disso.
JB: Eu também entendo. I can understand, too. Nós estamos tão viciados em vitórias e sucesso, que você se frustra quando não acontece.
BE: Sebastian ainda tem muito tempo para ser campeão. Ele tem apenas, que continuar olhando para a frente.

Q: Jenson, quem você acha, que será seu maior desafio na próxima temporada?
JB: Ferrari e McLaren voltar. Red Bull e Brawn continuarão fortes. A luta será difícil. É cenário perfeito para a F1. (eu espero que sim)
BE:
Quem sabe o que poderá acontecer? É isso que faz o suspense. Ninguém esperava que a Brawn e Red Bull seriam as Equipes que estariam disputando o campeonato deste ano. Minha previsão, é que as Equipes estarão muito próximas, principalmente com o fim da regra do reabastecimento.

Q: Bernie, agora existem 2 campeões do mundo, ingleses na pista. Qual é a maior diferença entre Lewis (Hamilton) e Jenson, na sua opiião?
BE: Lewis é mais jovem. Jenson está a menos tempo de receber pensão. (risadas) (engraçadinho esse Bernie, hein? fala sério)
JB: Bom ouvir isso.
BE: Jenson teve que escalar uma montanha muito mais alta do que Lewis. Lewis chegou na F1, com um carro com potencial para vencer.
JB: Verdade, nosso caminho até o título, foi completamente diferente. (como sou grata por isso!)

Q: Jenson, observando a montanha russa que foi a sua carreira, em algum momento você desistiu da esperança de ser campeão do mundo?
JB: Todos nós acreditamos, até o momento em que você caminha fora do paddock. O único momento em que tive dúvida, foi durante o último inverno, mas apenas por um dia. Pilotos de F1, tem que pensar positivamente. Pensamentos negativos não ajudam. (JB é praticamente um Lair Ribeiro, fala sério!!!!)
BE: Porque eles nunca sabem o que os espera na próxima curva.

Comentários

Que bonitinha a história da primeira ida ao paddock!
Pelas minhas contas Nico tinha 13 anos (ou 12 depende da época do ano). Não era tãããoooo pequeno, assim.
Jenson fala como se ele fosse muitos e muitos anos mais velho... hahahaha

Tio Jenson! hahaha

Acho que se vingar vai ser uma boa dupla.

Adorei como ele desconversou quando o jornalista tentou pescar com ele. Gênio!

Sim, Jen. Nesse caso Bernie é uma boa pessoa para perguntar. O Dono do divorcio mais caro da história.

hahahaha

Bjus, Lu M
Mari disse…
adorei essa entrevista,principalmente o humor do BE!gostei mesmo!

Postagens mais visitadas deste blog

Roubou a cena!