Kimi ainda é o rei da colina por Heikki Kulta

Matéria de ontem do Heikki Kulta, do Turun Sanomat que traduzi para vocês ok?

Kimi ainda é o rei da colina

25 GPs e um ano, quatro meses e três dias - isto foi quanto demorou - aquela maldição causada pelo número italiano 17. Ano passado em Barcelona Räikkönen conquistou sua 17ª vitória. A próxima, a tão esperada, 18ª vitória veio este domingo na Bélgica, em Spa - que é a mina de ouro de Räikkönen.

4 de 18 de suas vitórias são da Bélgica. Ele é o rei coroado destas colinas.

Você podia ver o alívio brilhando de toda parte de Räikkönen, mas ele não exagerou nos elogios enquanto contou os seus sentimentos após a primeira vitória da temporada.

"Não me senti mais diferente do que outras antes desta. O carro não estava perfeito para que pudesse brigar pela vitória o tempo todo. Talvez seja por isso que que você se sinta melhor quando pode lutar com ele. A coisa mais importante é que vencemos".

"Não tínhamos o carro mais rápido durante todo o final de semana, mas fizemos tudo como deveríamos e fizemos a coisa certa em cada momento, e isto nos ajudou a vencer".

Räikkönen estava sorridente já depois da classificação quando ele percebeu que ele tinhas suas melhores chances para vencer.

"Nós sabíamos que precisaríamos de uma boa largada e esta foi uma das melhoreas largadas. Rubens Barrichello não se moveu e eu tive que passá-lo por fora para não bater nele. Então Nick Heidfeld veio muito rápido na primeira curva e empurrou Jarno Trulli para fora. Eu não tive outra chance a não ser sair. Eu tive que me desviar de lá e consegui uma boa posição desta forma".

Na colina da Eau Rouge Räikkönen passou a BMW de Robert Kubica e conseguiu a segunda posição.

"Já na colina nós estávamos lado a lado, eu tentei ir o mais rápido que poderia, travei os pneus e fui para a grama. Felizmente fiquei na pista e fui para cima dos outros".

Depois de Räikkönen e Kubica foi quando Lewis Hamilton, Jenson Button, Romain Grosjean e Jaime Alguersuari se tocaram. Devido ao Safety Car Räikkönen teve a chance de lutar contra Giancarlo Fisichella.

"Eu sabia que a forma mais fácil de passar o Fisichella seria quando o safety car deixasse a pista. Eu só me certifiquei que estava próximo o suficiente na primeira curva. Eu fiquei um pouco próximo na Eau Rouge, perdi um pouco o controla da frente e fui para os lados. Então eu usei o botão do KERS na subida da colina e foi o suficiente para passá-lo.

O quão surpreendente foi ter Fisichella da Force India o tempo todo no retrovisor de sua Ferrari até o final?

"Eles foram rápidos por todo final de semana e os tempos de voltas foram muito iguais o tempo todo. Você não poderia esperar, mas eu estava capaz de ser rápido quando fosse necessário".

Que tipo de pressão Fisichella te deu?

"O primeiro e último setores estavam bons para gente o tempo todo, mas no do meio o Fisichella era mais rápido. Os pneus suaves eram melhroes. No stint do meio nós deveríamos tê-los usados. Eu usei mais da potência do KERS quando chegamos na última reta porque era o único lugar que Fisichella vinha com força para atacar", disse Räikkönen.

Você teria vencido sem o KERS?

"Não há razão para ficar imaginandose teríamos ou não vencidos. Nós vencemos e temos o KERS assim como temos em cada corrida. Este é o único fato. Ajudou na largada quando eu passei Barrichello. Ajudou quando eu passei Kubica e ajudou quando eu passei Fisichella. Funcionou bem e não há nada sobre o que ficar imaginando".

Qual é o seu segrego em Spa?

"Não há segredo. Se eu tenho o carro funcionando bem e fico na frente na corrida então tudo aqui é possível e eu posso manter os outros atrás de mim. Eu sempre curti muito esta corrida. Há grandes corridas e lutas aqui. Este é o local perfeito para se correr".

O quanto é de alívio esta vitória?

"Este não tem sido um ano fácil. Durante os testes de inverno nós percebemos que não estávamos na mesma forma que os carros mais rápidos. No meio da temporada nós conseguimos dar um grande passo adiante e melhoramos nosso pacote. Então decidimos focar nosso trabalho de desenvolvimento no carro do próximo ano. É ainda um grande esforço para nós alcançarmos estes resultados".

Turun Sanomat, Spa by Heikki Kulta
Fonte: Planet-F1 Forum (dica e tradução para o inglês de She Wolf -Nicole)

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

tamis disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima disse…
O Rei da Colina, com certeza!!!
E ainda por cima é humilde, por isso q eu gosto desse cara!!!

Bjinhos!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Roubou a cena!