BMW no preju!

BMW iguala marca negativa acumulada em 3 anos

A BMW anunciou na última semana que deixará a F-1 após o final da temporada. Os argumentos utilizados pela alta cúpula da equipe para a saída da categoria foram semelhantes aos utilizados pela Honda em 2008: em resumo, a "culpa" caiu na crise financeira mundial e na falta de bons resultados no atual campeonato.

De fato, a temporada de 2009 revelou-se um verdadeiro fiasco para o time tedesco. Mesmo com Robert Kubica disputando o título de 2008 com Felipe Massa e Lewis Hamilton até a antepenúltima prova do campeonato, a BMW abriu mão do desenvolvimento do F1.08 para se focar no F1.09, projeto tido como "revolucionário" em função do Kers, que deveria ser o grande trunfo do carro.

No entanto, após dez etapas, a equipe pontuou em apenas três oportunidades. Foram sete corridas sem pontos. Para se ter uma ideia, desde a sua estreia, em 2006, até o encerramento do campeonato de 2008, em 53 corridas disputadas, a BMW ficou as mesmas sete corridas sem marcar pontos.

A marca é considerável se levarmos em consideração a forma como a equipe deixou de pontuar em apenas sete provas nos três anos anteriores a 2009. No ano de estreia, em 2006, a equipe marcou apenas 36 pontos e ficou com a 5ª posição no Mundial de Construtores, deixando de pontuar em seis oportunidades.

No ano seguinte, em 2007, a escuderia alemã ficou com o vice-campeonato _também em função da exclusão da McLaren graças ao episódio de espionagem envolvendo Nigel Stepeney e a Ferrari. No entanto, foram 101 pontos, quase o dobro do que a terceira colocada, a Renault, havia conseguido. Mais: a BMW pontuou em todas as 17 etapas daquele ano.

Em 2008, o time de Mario Theissen foi além: marcou 135 pontos e cravou a terceira posição entre os construtores, atrás de Ferrari e McLaren. Robert Kubica deu a primeira vitória à equipe, que sofreu forte queda de desempenho nas últimas provas e deixou de pontuar em apenas uma etapa _justamente no GP do Brasil, quando Lewis Hamilton conquistou o título mundial de pilotos.

As perspectivas para 2009 eram as mais otimistas. Pioneira no desenvolvimento do Kers, a BMW esperava manter a ascensão e conquistar seu primeiro título mundial. No entanto, à exceção do GP da Austrália, abertura do campeonato, quando Kubica lutou até as últimas voltas pelo pódio com Sebastian Vettel, em nenhum momento os carros brancos e azuis se mostraram combativos.

Com apenas oito pontos em dez etapas, a BMW conseguiu em um único ano igualar um recorde negativo de três temporadas inteiras, e projeta de forma melancólica o fim de sua curta e outrora promissora trajetória na F-1.

Temporada 2006:
- 35 pontos
- 5º lugar no Mundial de Construtores
- 2 pódios
- Seis corridas sem pontuar (GPs do Bahrein, San Marino, EUA, Alemanha, Turquia e Brasil)

Temporada 2007:
- 101 pontos
- 2º lugar no Mundial de Construtores
- 2 pódios
- Nenhuma corrida sem pontuar

Temporada 2008:
- 135 pontos
- 3º lugar no Mundial de Construtores
- 11 pódios (1 vitória)
- Uma corrida sem pontuar (GP do Brasil)

Temporada 2009:*
- 8 pontos
- 8º lugar no Mundial de Construtores
- Nenhum pódio
- Sete corridas sem pontuar (GPs da Austrália, China, Bahrein, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e Hungria)

*Até a décima etapa do campeonato.
(fonte: Tazio)

****

Hum... quem diria??? E tinha gente que jurava de pé junto que este carro da BMW seria ótimo e que era para disputar o título! Pessoas estas que também apostavam todas as suas fichas na saída da Renault...

Engraçado né?? A BMW só fez uma droga de carro, que não serve nem para completar o grid como também anunciou a sua retirada da F1.

Já a Renault dita por muitos já com as malas prontas, assinou o Pacto de Concórdia e fica até 2012! Mais um sinal que me faz acreditar que Alonso fica mais um ano no lado francês. E a Ferrari ?? Se isso acontecer, só em 2011!

Bom... nota 10 para a minha Renaultzinha para deu um cala boca nos cornetérios de plantão que adoram tirar conclusões precipitadas. Às vezes tenho a sensação que estas pessoas querem ver o projeto da Renault dar errado, porque defeito em tudo! Afff...
Esta pre-temporada então???

Sobre a BMW??? Sinto pelo Nick, mas nada sinto por Kubica que por mim pode vazar! Não fará falta alguma à F1... mas também vem cá?? Só uma pergunta: O Kubica está correndo este ano???? Eu até agora não percebi!!! hahahahahahaha

Kubica de aspirante a título em 2008 a desempregado em 2009!! Quando eu falo para não mexerem com os nossos Octetes, as pessoas não acreditam!!! hehehehe

Eu sou maldosa, né??? hahaha
Já falei... se me querem menos venonesa torçam para Alonso voltar a vencer! Afinal quem tem teto de vidro é sempre mais contido... ou pelo menos deveria ser!

Bjinhos, Tati

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!