Peugeot faz dobradinha histórica nas 24 horas
A Peugeot deixou três anos sem vitórias para trás e venceu neste domingo a edição 2009 das 24 horas de Le Mans. De quebra a montadora francesa ainda colocou um outro carro na segunda colocação.
O trio responsável pela façanha foi formado por Marc Gene - que se sagrou o primeiro espanhol a vencer a tradicional corrida - David Brabham e Alexsander Wurz.
O carro do time francês que chegou na segunda colocação tinha como pilotos Sébastien Bourdais, Franck Montagny e Stéphane Sarrazin. A Audi, até então algoz da montadora, ficou apenas com o terceiro posto.
Os responsáveis por colocarem a montadora no pódio foram os pilotos Allan McNish, Tom Kristensen e Rinaldo Capello, que completaram a prova cinco voltas atrás dos vencedores.
O dinamarquês Tom Kristensen lutava para conquistar sua nova vitória na etapa, ja que tema acumulado oito títulos da tradicional 24 horas de Le Mans.
O brasileiro Bruno Senna que fez sua estreia na prova pela equipe Oreca, não conseguiu completar a prova e abandonou a disputa durante a madrugada.
Na classe LMP2, a vitória ficou com o trio formado por Casper Elgaard, Kristian Poulsen e Emmanuel Collard que chegou em 10º no geral. Na GT1 os campeões foram Jan Magnussen, Johnny O'Connell e Antonio Garcia, 15º no geral.
Pelo segundo ano consecutivo o brasileiro Jaime Melo Jr. e seus companheiros Mika Salo e Pierre Kauffer - que substituiu o italiano Gianmaria Bruni - venceram no classe GT2. Eles concluíram na 19ª posição no geral.
Veja agora os dez melhores nas 24 horas de Le Mans:
1. Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham, Peugeot 908, 382 voltas
2. Sébastien Bourdais/Stéphane Sarrazin/Franck Montagny, Peugeot 908, a uma volta
3. Tom Kristensen/Allan McNish/Rinaldo Capello, Audi R15, a cinco voltas
4. Thomas Enge/Jan Charouz/Stephan Muck, Lola Aston Martin, a nove voltas
5. Olivier Panis/Nicolas Lapierre/Soheil Ayari, Oreca-AIM, a 12 voltas
6. Nicolas Minassian/Pedro Lamy/Christian Klien, Peugeot 908, a 13 voltas
7. Andre Lotterer/Narain Karthikeyan/Charles Zwolsman, Audi R10, a 13 voltas
8. Christophe Tinseau/João Barbosa/Bruce Jouanny, Pescarolo Judd, a 14 voltas
9. Christian Albers/Christian Bakkerud/Giorgio Mondini, Audi R10, a 22 voltas
10. Casper Elgaard/Kristian Poulsen/Emmanuel Collard, Porsche, a 25 voltas
Fonte: Amigos da Velocidade
Beijinhos, Ice-Ludy
Comentários