Montezemolo: Com estas regras, Ferrari está fora em 2010

A divulgação da FIA da lista de participantes do Mundial de F1 de 2010 deixou Luca di Montezemolo certo de que só há dois caminhos para solucionar a crise politica da categoria. Presente em Le Mans neste sábado (13) para acompanhar a largada das 24 Horas no circuito de Sarthe, o presidente da Ferrari afirmou que os times não vão retirar suas exigências para confirmar a participação na próxima temporada e reiterou: se a FIA não mudar, as equipes vão formar uma série própria.

"Espero, realmente espero, que em alguns anos essa questão toda da F1 esteja resolvida", disse o dirigente. "Ou com uma FIA diferente e responsável, como queremos, ou então organizando nosso próprio campeonato, como acontece em outros esportes. Não é difícil: nós temos motores, câmbios, marcas, tecnologias, organização e capacidade de investimento. Então, os problemas serão resolvidos", declarou.

Montezemolo ressaltou que o estado atual da F1 — com a briga envolvendo o regulamento da próxima de 2010, que fez com que os times que compõem a Fota enviassem suas inscrições condicionadas à manutenção das regras deste ano, medida não aceita por Max Mosley — o entristece. "Não vamos repetir todos os dias que não vamos participar da F1 com essas regras que querem e sem cuidar do que diz respeito à Ferrari. Mas não quero falar muito disso, pois estamos em um ambiente bem feliz", afirmou o italiano.

A Ferrari foi um dos oito times confirmados na lista divulgada pela federação na sexta-feira, ao lado de Toro Rosso, Red Bull, Williams, Force India e as novatas Campos, USF1 e Manor. McLaren, BMW Sauber, Renault, Toyota e Brawn tiveram suas inscrições condicionadas e têm uma semana para resolver a questão — mas os três times confirmados que ainda fazem parte da Fota reiteraram que não vão correr em 2010 caso o teto orçamentário de £ 40 milhões (R$ 127 mi) seja mantido.

"Eu espero que possamos resolver os problemas o quanto antes, pois estou na Ferrari desde 1973 e sempre estivemos na F1. Somos o único fabricante a ter participado de todos os campeonatos, sem interrupção, e o esporte faz parte da vida, do sangue, do DNA da empresa. Não estou feliz com isso, e ninguém está. Estamos infelizes com a situação atual, principalmente por causa do público, da torcida. E só queremos evitar que a F1 vire uma F3", destacou o dirigente.

Montezemolo garantiu que as propostas apresentadas pela escuderia de Maranello e pelos demais times servem apenas para fazer a categorias evoluir. "Nós queremos melhorar o nível de tecnologia, inovação e competição da F1. Sabemos da importância de limitar os custos, e a Fota tem demonstrado força nesta questão ao reduzir em 50% os valores de motores e câmbio. Queremos seguir nessa direção, e acredito que dentro da FIA há gente responsável o bastante para entender que o momento não é de criar confusões, mas de resolver o que há de errado."

Por fim, o presidente da escuderia vermelha destacou que a Fota só deseja fazer o bem pela F1. "Todo mundo está vendo o que está acontecendo. Nossas condições de inscrição são construtivas e claras: queremos liderar o esporte, regras estáveis — e não que mudem a cada seis meses — e a manutenção de um equilíbrio entre custos e lucros, para fazer com que novos meios de comércio entrem no esporte. Estou muito feliz com os novos times que entraram, mas isso porque eles são de F1, não de F3."

"Nós queremos continuar na F1", finalizou Montezemolo, perguntado se a Ferrari podia voltar seu foco para Le Mans, "mas só se tivermos as condições confirmadas. Se não, vou dizer aos nossos tifosi que vamos fazer algo diferente, e aí Le Mans vai ser uma das nossas prioridades."


Fonte: Grande Prêmio

Meu pai do céu! Como poderá um campeonato de F-1 sem Ferrari? Isto é inacreditável!!! Será que ninguém será capaz de tirar este louco do Mosley da presidênica da FIA?!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Biba disse…
Gente, esse cara se inspira no Macaco Louco das Meninas Superpoderosas né?

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!