Semana Jacques Villeneuve

Oi pessoal? Hoje vou postar a última parte da minha semana de homenagem ao Jacques Villeneuve.

Continuarei com alguns trechos retirados do livro "Villeneuve: My first season in Formula 1", o diário que Jacques fez sobre sua temporada de 1996. É bom demais!!! hehehehe...

GP da Europa - página 65

Primeira vitória - 96

Sobre sua primeira vitória na F-1 no dia 28 de abril de 1996, no GP da Europa, disputado em Nurburgring.

Então veio o momento de euforia da chegada. Foi demais estar no lugar mais alto do pódio e ver todos os rapazes da equipe pulando de um lado para o outro e sendo tão loucos. Foi muito gratificante também poder ouvir o hino nacional canadense ser tocado. Embora você não esteja realmente correndo pelo seu país, você está correndo por você e pela sua equipe, você ainda representa seu país e estou muito orgulhoso de representar o Canadá.

Vencer qualquer corrida é um grande sentimento e vencer minha primeira corrida de Fórmula 1, especialmente tão rápido, foi mais do que especial. Foi demais para a equipe também, porque estivemos trabalhando duro para sermos competitivos desde o começo da temporada, e sermos vencendores na quarta corrida fez tudo valer a pena.

Sobre estar no limite...

Eu amo a sensação quando estou no limite e forçando-o ainda mais. O maior prazer é quando você passa por uma curva e o carro fica leve, meio que deslizando, e você tem que segurá-lo.

Você está realmente no limite, você pode senti-lo, e você o está controlando. Há ainda mais prazer quando você consegue compreender como o carro está reagindo, então você pode fazer as mudanças e forçar ainda mais.

Você fica imaginando o quão rápido você pode ir. Você sente onde está em termos de equilíbrio, e sabe que não precisará de muito para perdê-lo e que cada pequeno movimento que você fizer afeta o que está acontecendo. Mas você continua forçando e você sabe que está lá, no limite. Mesmo que seja só você é uma sensação maravilhosa e quando você estabelece uma volta rápida ou entra em uma curva mais rápido que os outros caras você tem a experiência de estar fazendo algo especial.

Quando você está lá, no limite e tem tempo para pensar sobre isto, você se surpreende. Você sabe que fez algo especial. Os outros podem chamá-lo de louco, mas para você foi sobre controle. Mesmo que ninguém veja o que você faz - como deslizar em uma curva e conseguir controlar o carro - seu coração bate forte, você tem uma carga de adrenalina, e quando você volta ao box, você novamente fica surpreso e diz a si mesmo: "Uau! Isto foi legal!"

Caso muito bacana...na última corrida de 1996, o GP do Japão, Jacques conta o motivo que o levou a raspar os cabelos...Só explicando, Villeneuve chegou a última prova disputando o título com Damon Hill, mas não terminou a corrida. Então ele comenta sobre uma situação com seu engenheiro de corrida, Jock Clear, que saiu com ele da Williams para a BAR, foi seu engenheiro nesta equipe até Jacques sair de lá e atualmente é engenheiro de Rubens Barrichello na Brawn GP.

os carecas...loucos...

Então, eu fiquei tão grato a Jock por tudo que depois da corrida eu o ajudei sair do sofrimento que ele sofreu por perder uma aposta que havíamos feito no início da temporada. Para pagar sua dívida ele teve que raspar seu cabelo no Japão. Isto Jock parecer tão ridículo que eu tive que raspar minha cabeça em solidariedade. O sofrimento ama companhia então eu persuadi David Coulthard e Mika Salo dizendo que se eles raspassem suas capeças também, ficariam mais rápidos!

Então nós fomos para uma grande festa onde todo mundo cantou e se divertiu, incluindo o quarteto dos carecas! Até mesmo Damon e Michael Schumacher se divertiram. Vnecer ou perder, nós todos tínhamos algo para celebrar. No meu caso, era a mais satisfatória conclusão para a minha primeira temporada de F-1.

Jock, engenheiro e amigo

"Ele é um grande cara. Ele pôe uma ênfase muito grande no relacionamento entre piloto e engenheiro de corrida. O contraste em sua personalidade é bem diferente. Há a maturidade que ele mostra em cuidar de tudo que ele faz em sua pilotagem. Ele não perde nada. E quando se trata de senso de humor, curtir a vida e apenas brincar, muitas vezes ele é como um garoto de escola crescido." - Jock Clear

Bom gente, é isto! Encerro hoje minha Semana Jacques Villeneuve. Este tipo de homenagem é sempre trabalhosa, mas eu faço porque gosto e porque quero compartilhar estas coisas com vocês. Aliás, eu teria material para dividir com vocês por semanas sem fim, mas acho que deu para terem uma ideia de quem é este piloto que eu tanto admiro!E porque ele é o rei do Octeto!

Aqui, todos me conhecem como uma ferrenha torcedora de Kimi e talvez não tenham ideia de como sou fã de Jacques, mas saibam, eu sou, e muito! Se hoje Kimi tem minha defesa da forma como ela é, saibam que foi sendo fã de Jacques Villeneuve que cheguei até aqui e aprendi a lutar por aqueles que eu tanto admiro! Podem ter certeza!!! hehehehe...

Para encerrar, alguns wallpapers que fiz há anos atrás de Jacques e aqueles que foram seus amigos no tempo de F-1 e que hoje, junto com o título mundial de 1997, são as melhores lembranças que o canadense tem da sua passagem pela categoria.





Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Parabéns pelas homenagens ao JV irmã!!!
Ficou tudo lindoo!!!
Eu sei o quanto trabalho vc teve para fazer isso!!
mas ele merece, e os leitores tb!! hehehehehe

Bjinhos, Tati
Andrea disse…
Ludy, vc é ótima e como sempre caprichosa, a semana do Jacques ficou ótima ...gostei muito de conhecer um pouco mais do inicio da carreira dele e especialmente rever alguns fatos de momentos que pude acompanhar...sua seleção de fotos está show.
obrigada....
Andrea
Queridas, obrigada!!! Fico feliz que gostaram!!!!

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!