Propostas da FOTA :

FOTA - Formula One Teams Association


- Restrições:

Um dos tópicos e restrição do túnel de vento nesta temporada com as equipes podendo fazer avaliações com protótipos com o tamanho máximo de 60% em relação a um bólido real, além de velocidade máxima de 50 metros/segundo.

A redução do uso do túnel e do CFD (Estudo Aerodinâmico em Computador) será baseada em uma tabela fixa, significando que uma equipe pode utilizar o tempo de um processo no outro, levando em conta o tempo limite estabelecido.

Mario Theissen, chefe da BMW, conta que os motores terão giros limitados a 18 mil rotações por minuto, com um limite de oito propulsores por piloto ao ano. "Demos um grande passo em um espaço curto de tempo para este ano."

"Fazendo isso, aumentaremos a vida do motor e reduziremos drasticamente os custos de testes em corrida", continuou o dirigente, que ressalta: o nível de investimento na aerodinâmica será reduzido pela metade no próximo ano.

"Todos nós concordamos no nível do desenvolvimento aerodinâmico, que será cortado ao meio novamente e terá uma redução de 50% em relação aos níveis de 2009."

Além do desenvolvimento, muitas outras partes serão reduzidas: "Teremos apenas uma especificação anual para pneus, célula de sobrevivência e estruturas de impacto frontal, traseira e de capotagem", continuou Theissen.

"Serão permitidas duas especificações anuais, sendo que uma delas é uma atualização, para o assoalho de madeira e montagem de suspensões; três para tampas de motor, laterais, difusor, assoalho e dutos de ar, além de cinco para os aerofólios, com permissão para o uso de adornos."

A Fota também confirmou que a transmissão terá uma homologação de três anos, sendo impedido o desenvolvimento entre 2010 e 2012, com permissão de quatro por piloto no ano, com o pacote custando em torno de € 1,5 milhão (cerca de R$ 4,5 milhão).

Por fim, a associação pretende padronizar o Kers para 2010. "Materiais exóticos serão restritos ou eliminados. Na parte dos motores, teremos uma redução no preço do leasing em 37,5%. Os freios serão homologados, enquanto a telemetria e o sistema de dados serão padronizados", encerrou.


- Pontuação:

A intenção é de aumentar os pontos concedidos aos três primeiros colocados: o vencedor levará 12 pontos, com o segundo colocado obtendo 9 e o terceiro, 7, ao invés dos atuais 10-8-6. Os pontos para os pilotos colocados entre quarto e oitavo permaneceriam os mesmos 5-4-3-2-1.

De acordo com Martin Whitmarsh, novo chefe de equipe da McLaren, a mudança foi proposta devido ao resultado de uma pesquisa feita pela Fota com o público da F-1. Os torcedores pediram uma vantagem maior para os primeiros colocados com a intenção de não ver os pilotos se acomodarem nos seus lugares.

"O público quer um reconhecimento maior para os vencedores, e a nossa proposta é oferecer isso a quem chegar em primeiro", disse o inglês.

- Duração das corridas:

Logo deve entrar a votação que diz respeito à diminuição do tamanho das provas, dos atuais 300 km para 250 km ou o tempo máximo de uma hora e 40 minutos — hoje, o limite é de duas horas.

- Benifícios para os fãs:

Tornar a F-1 mais acessível ao público é o plano da Fota. A Associação das Equipes da F-1 pretende criar uma sessão de autógrafos obrigatória para pilotos durante os GPs de 2009.

A associação espera que a apresentação da F-1 seja mais informativa e dinâmica para quem assiste às provas pela TV. Para isso, liberará alguns dados como quantidade de combustível de largada de cada piloto. Na internet, planeja aumentar a interação entre equipes e torcedores.


"Como em qualquer outro esporte, se você puder fornecer tais informações, os fãs ficam mais profundamente envolvidos, interessados, intoxicados por isso", disse Martin Whitmarsh, chefe da McLaren. "Então, acho que são boas notícias."

Outra ideia é colocar pilotos contra "heróis locais" em demonstrações e shows a partir de 2010, contando com a união das equipes. A intenção é fazer mais ações em conjunto.


(Fonte: Grande Prêmio e Tazio)


Bjinhos, Tati

Comentários

Felipe Maciel disse…
Nunca vi a F-1 mudar tanto em tão pouco tempo. Pelo menos as medidas passam uma boa impressão. Agora veremos se a FIA aprova.
Concordo plenamente com a história da pontuação! Muito mais justo!!!!

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!