Octeto entrevista

Uma das coisas mais legal de ser jornalista e fazer entrevistas é conhecer as pessoas. No meu caso, aqui no blog, eu não me apresento como a jornalista que sou, mas como uma apaixonada pelo automobilismo, porém quando decidimos criar o espaço "Octeto entrevista" foi uma chance de unir o útil ao agradável.

Para dar continuidade a esta nova seção do Blog do Octeto, a entrevistada da vez é a queridíssima Carolina Costa, uma das integrantes da famosa Armada Asturiana (AA) e autora do meu codinome Ice-Ludy. hehehehe...

Curtam então as respostas muito bacanas e sempre bem fundamentadas que Carol nos concedeu.

Carol, ilustre integrande da AA

Fale-me um pouco sobre você. Quantos anos você tem, de onde é, o que faz da vida atualmente?
Sou uma paulista-mineira que viveu os últimos quatro anos no Rio de Janeiro. Sou Socióloga e nas horas vagas eu ensaio ser artesã. Sonhadora, palpiteira, estabanada, torcedora do Atlético Mineiro e do Fernando Alonso. Adoro cachorros, cinema, literatura e a sociologia. Tenho 30 anos. Atualmente, estou concluindo o doutorado em Sociologia.

Qual o seu piloto favorito e equipe predileta e por quê?
O meu piloto favorito é o Fernando Alonso e por analogia minha equipe predileta é a Renault. Depois do falecimento do Senna não tive mais o hábito de assistir a F-1. Lembro de ter visto uma ou outra corrida até 2006. Em 2006, eu estava numa festa de amigos e o comentário do evento era sobre um certo espanhol voador. Como eu sou o tipo de pessoa que não assiste televisão nem para ver os noticiários, eu lembro que eu fiquei boiando na conversa até que eles me explicaram quem era o “tal” do espanhol. Fiquei super curiosa. No dia seguinte fui assistir a corrida para ser “apresentada” ao Alonso. Era o chuvoso GP da Hungria. Apesar de não ter ganhado o GP por causa de uma bendita porca, Fernando deu um verdadeiro show. Enfim... foi assim que o Alonso atraiu mais uma torcedora. Ele me conquistou com apenas uma corrida. Depois desse GP eu voltei a acompanhar a F-1 por causa dele.

O escolhido

Quando e como começou a se interessar por F-1?
A F-1 sempre fez parte da minha vida de alguma forma. Meu pai era fã do Piquet. Mas, só passei acompanhar quando eu tinha uns 11 anos por causa do meu adorável avô que era fã do Senna e de automobilismo. Durante um bom tempo domingo foi, para mim, o dia de visitar o meu avô e torcer pelo Senna.

Com seu avô veio Ayrton Senna

Qual foi a maior emoção que a F-1 já lhe trouxe? E a pior?
A F- 1 já me trouxe muitas emoções como fã do Senna e do Alonso. As minhas maiores emoções estão associadas aos meus melhores momentos como torcedora: o Tricampeonato do Senna, o Bicampeonato do Alonso e o “Retorno de Jedi” em Cingapura no ano passado. Nunca imaginei que veria o Alonso vencer com o R28. E ele venceu duas vezes! O pior momento que a F-1 me trouxe foi sem dúvida o falecimento do Senna no GP de San Marino em 1994.

Como você vê a introdução das novas regras para a temporada 2009?
Vejo de forma positiva toda e qualquer iniciativa por parte dos dirigentes para tornar a F-1 mais competitiva, mais equilibrada e que nos proporcione mais ultrapassagens e aumente o espetáculo. Em tempos em que o desenvolvimento sustentável está tão em voga sou também favorável a preocupação da categoria com a questão ambiental. A ideia do KERS em si me parece ser muito interessante assim como a introdução em um futuro próximo do bicombustível na categoria (não sei se a F-1 já utiliza ou se existe a possibilidade de usar).
Mas, estou pessimista com a introdução das novas regras para essa temporada. Já li muitos comentários de especialistas que acreditam que as modificações nos carros para este ano não vão melhorar em nada a competitividade e as ultrapassagens. E o KERS? Um equipamento com um alto custo para o seu desenvolvimento que ainda não é totalmente confiável. Fora que tem a questão do peso. A maioria dos pilotos está desesperada com a balança. Muitos vão acabar sendo prejudicados por conta disso. Como já falei a ideia em si é bacana, mas acho que sua introdução poderia ter sido adiada até por conta da própria crise financeira que estamos atravessando. Vou parar por aqui. Sou totalmente leiga nesses quesitos técnicos e a chance de falar um tanto de bobagem é grande.


Mulheres e automobilismo

O que você acha do aumento do interesse das mulheres sobre automobilismo?
Acho sensacional. O aumento do interesse das mulheres em relação ao automobilismo está associado com a própria dinâmica do mundo atual. As mulheres estão se inserindo cada vez mais em locais que até então eram dominados por homens fruto da própria transformação de seus papéis sociais. É claro que eles prevalecem no automobilismo, mas com o tempo vamos chegar lá. Não estou falando só do aumento de expectadoras e torcedoras, mas também estou ressaltando a importância de ter uma representação feminina em todas as esferas do esporte (seja como piloto, dirigente, engenheira, etc.).

Você acha que nós temos uma percepção diferente da F-1 por ser mos mulheres?
Sinceramente? Não creio que homens e mulheres têm percepção e opinião distintas da F-1 por causa de seus sexos. Ambos têm os mesmos acessos as informações e conhecimentos. O julgamento e análise são subjetivos para qualquer um! Talvez algumas mulheres tenham mais sensibilidade para lidar com determinadas questões. Alguns assuntos possam interessar mais aos homens. Mas, não deixa de ser algo subjetivo do indivíduo e não do sexo da pessoa.

Seb é querido também

O que você acha do preconceito de que o sexo feminino só curte corridas pela beleza dos pilotos?
Acho esse preconceito uma tremenda bobagem. Até acredito que muitas mulheres se interessam por determinados esportes ou atletas por causa da beleza dos esportistas. Eu, sinceramente, não vejo nenhum problema nisso. Até tenho uma perspectiva positiva sobre o caso. Os esportes e os atletas passam a ter uma repercussão muito maior e com isso, angariam mais torcedores e expectadores.
Mas, esse não é o meu caso e acredito que o de grande parte das mulheres que gostam de acompanhar a F-1 e esportes em geral. Creio que as pessoas, independente de seus sexos, passam a ser seguidores de esportes e atletas por gosto e afinidades que estão muito distantes do quesito beleza. Eu vivo brincando que o Alonso é meu “muso” e coisas do tipo. Mas, quando eu comecei a torcer por ele eu nem sabia que ele era bonito. Isso nunca fez diferença para mim. O Kubica e o Vettel que são outros pilotos que eu admiro não são bonitos. Tudo bem que o Lucas Di Grassi, o meu outro querido, é lindo, mas não torço por ele por causa disso. Alonso tem outras características que, na minha opinião, são muito mais importantes que a beleza.
Além de ser muito talentoso ele é uma pessoa muito sincera, apesar de ter um lado super competitivo (próprio da profissão), ele é uma pessoa altruísta (basta ver sua preocupação com a questão da segurança. Faz questão de fazer parte da associação dos pilotos. Além, é claro, do fato de ele ser embaixador do UNICEF - participa de campanhas em defesa aos direitos da criança e do combate à AIDS), é obstinado, é sensível no trabalho com a equipe para tratar melhorias no equipamento, é aguerrido, até o fato de ele ser genioso e ter personalidade forte é, para mim, uma característica positiva.

Na sua opinião, quais as características que um piloto deve ter para ser campeão do mundo?
Talento acima de tudo. Velocidade, disciplina, espírito de liderança, ter sensibilidade para aprimorar o equipamento junto com a equipe e muita sorte para ter um carro competitivo nas mãos. Ah... e até o início de março eu achava que o campeão deveria ser consistente/constante. Mas, pelo jeito a FIA não está em consonância com a minha humilde opinião.


A famosa AA

O que a Armada Asturiana (AA) significa para você?
A AA foi uma das coisas maravilhosas que aconteceu desde que comecei a participar como leitora no Octeto. As minhas corridas ficaram muito mais divertidas depois da “inauguração” da AA. Primeiro porque o desempenho do Alonso melhorou substancialmente depois da formação da Armada. Sim! Nossa torcida tem uma certa magia (rs)! E as meninas que fazem parte da AA são umas fofas e divertidíssimas. Não consigo mais pensar no meu pós-corrida sem o bate-papo com aquelas meninas queridas.

Quem você aponta como o favorito para 2009 e por quê?
Depois dessa pré-temporada cheia de surpresas, acho difícil fazer um prognóstico. Se a Brawn GP comprovar ser realmente um foguete creio que os pilotos da Discovery/Nasa serão os únicos capazes a deter Jenson e Cia. Fora a Brawn GP, acho que a Ferrari apesar dos problemas de confiabilidade vai estar muito forte. Acredito que tanto Kimi quanto Massa irão lutar pelo título. A Mclata foi a surpresa negativa nestes testes. Não sei se o Hammy terá chances de lutar pelo título. A BMW e a Toyota parecem que estão muito bem.
Apesar do cenário ser desfavorável para a minha Renault, eu estava apostando no tricampeonato do Alonso até ser surpreendida com a notícia da mudança no sistema de pontuação do campeonato. Alonso é um piloto muito regular. Claro que ele irá lutar por vitórias se a Renault tiver um carro competitivo, mas vai ser muito difícil alcançar muitas vitórias sem o melhor equipamento nas mãos. Depois dessa decisão patética da FIA eu não me atrevo a apostar em mais ninguém.

O que nos une...

O que a F-1 tem que as outras categorias do automobilismo não têm?
O Alonso! Eu sei que a resposta foi péssima, mas foi a primeira coisa que me veio na cabeça. Sinceramente, já tentei acompanhar a Indy e a StockCar, mas nunca consegui gostar.

Além da F-1, você acompanha outro esporte a motor?
Não.

Como você conheceu o Octeto Racing Team?
Conheci o Octeto Racing Team por um acaso. Eu estava um dia lendo umas matérias sobre F-1 no site da Globo e entrei num blog e comecei a ver a lista com os nomes de outros blogs e acabei acessando o Octeto. Logo de cara eu amei. Descobri que o blog era escrito por quatro meninas que acompanhavam a F-1 e oito pilotos. Identifiquei-me de imediato. Posteriormente, comecei a acessar sempre e a participar.

O que você acha que o blog do Octeto trouxe de diferente para a sua forma de ver a F-1?
Além das análises e dos comentários que são o máximo, acho que um dos principais diferenciais do Octeto é a oportunidade de conhecer os bastidores da F-1. As meninas sabem de tudo! No Octeto a gente fica sabendo quem são os engenheiros de pista, os empresários, os preparadores físicos, os pais, os filhos, os irmãos, as namoradas, as esposas. Conheci um lado mais “humano” da F-1 que até então eu nem imaginava. O blog também me possibilitou familiarizar com a vida e a carreira de outros pilotos que até então eu não tinha tido curiosidade de conhecer. Também tive a oportunidade de ler excelentes artigos sobre assuntos técnicos. Hoje se eu entendo alguma coisa sobre o KERS é por causa dessas matérias. Todo dia aprendo ou descubro uma coisa nova da F-1 por causa dos meus acessos ao blog do Octeto.

Well people, lá se foi mais uma vítima da Ice-Ludy... hehehehe... Carol, querida, sua entrevista foi ótima e muito obrigada pelas palavras carinhosas! Fazemos o Octeto para todos vocês, nossos leitores!
Na semana que vem, enquanto estaremos extremamente ansiosos para finalmente vermos o início da nova temporada de F-1 (apesar das porcarias feitas pela FIA/FOM), teremos mais um entrevistado. Aguardem!!

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Anônimo disse…
sempre adoro os comentário da Carol e a entrevista foi muito legal!!! e continuamos unidas na AA mesmo que tudo não esteja caminhando tão bem quanto o sonhado. bjs
Anônimo disse…
Carol!!!!
Arrasou!!!!
Super importante esse espaço que a Ludy criou para nossos leitores!!!!
Socióloga!!!! Que difícil, hein?! Fala sério!!!!!

É isso mesmo Carol, Brawn GP na cabeça!!!!
hahahahahaha nem eu acredito no que eu falo, não se preocupem!

Beijos!

Vick
Anônimo disse…
Bem bacana esta entrevista,logo com essa doce pessoa que é a Carolina,muito legal.
Nossa,Carol eu e tu temos a mesma idade,pensei que era a única "senhora" aqui no blog(rsrsrs).

Abraços!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Ludy ou melhor Ice-Ludy, adorei essa nova seção do blog, achei interessante!!! A entrevista com a Carol minha companheira de AA, ficou o maximo...Quero mais uma vez parabeliza-las por essa interação conosco leitores...
valeu...
Obrigada meninas por compartilhar comigo esse meu vicio por F1!
Bjos...Andrea
Lu M. disse…
Mto bacana a estrevista da Carol!
Eu adoro todas as meninas da AA.

Aliás, isso é podre de chic Armada Asturiana... quando vcs fizerem camiseta eu vou querer uma tb.

Acho o maximo a união e vcs para "cuidar e defender" o Nanico. Chego até ter inveja, uma vez que pelo jeito sou tipo "um exército de uma mulher só" defendendo aquele alemão. heheheheh

Força meninas e é isso aí Carol! Adorei essa parte: "Acho esse preconceito uma tremenda bobagem"

Ludy estão lindas as entrevitas!Muito bom conhecer todo mundo que vem aqui. Parabéns amiga!

bjs
Unknown disse…
Carooool!
Ameii a entrevista!! Com certeza a AA vai conseguir um otimo campeonato pro Alonso apesar dos pesares!!!
Ludyy ficou ootima essa seção!!
meninas vcs estão de parabens!!
bjinhos da companheira da AA
Queridas companheiras de luta!!! hehehehe...Fico feliz que vocês tenham gostado da entrevista, mas tanto a do Nuvolari feita na semana passada, quanto a da Carol hoje, foram maravilhosas, porque os entrevistados são ótimos né!? hehehe

bjs para todas

Ice-Ludy
Anônimo disse…
Parabéns pela entrevista... mto bacana mesmo
Anônimo disse…
Carol fantastica!
Amei!

Beijos lindas.. :D
Anônimo disse…
Amei a entrevista! Muito legal essa idéia. Ás vezes eu leio os comentários e imaginando como será essas meninas que gostam e defendem tanto o Alonso assim como eu. O que elas fazem, o que elas pensam, como elas são. Esse espaço é realmente mt especial. Parabéns a Ludy pelas perguntas inteligentes e a Carol, uma fofa. bjs a todas.
Anônimo disse…
Pessoas queridas do meu coração!!!

Que bom que vocês gostaram da minha entrevista! Eu queria agradecer novamente a minha amiga Ice-Ludy pelo convite. Também adorei esse novo espaço aqui do Octeto. É a oportunidade que temos de nos conhecermos melhor! Vou esperar ansiosamente as entrevistas de vocês também.

Bia, Andrea, Alice e Carina (minhas companheiras queridas da AA)- Keep the faith!!! Não se esqueçam que a nossa torcida é mágica (rs)!

Nuvo querido, bem que você poderia fazer parte da AA, né? A gente vai adorar a sua presença nos nossos bate-papos!

Biba, você também está super convidada! Diversão e torcida não nos falta!

Anelise! Sim... Sou uma mulher de 30 também!

Vick e Lu, obrigada pelo carinho.

Quero aproveitar e mandar um beijo especial para a Tati que muitas vezes é a nossa maior porta-voz!

Gostei da ideia da Lu. Precisamos providenciar nossa camiseta da Armada!!!

Grande beijo para todos!!!

Carol
Carol!!!!!!!

Como todossss, eu tb amei a sua entrevista!!!! É muito legal conhecer um pouquinho mais vcs!!!!

Eu adorei sua resposta para:
"O que a F-1 tem que as outras categorias do automobilismo não têm?"
hahahahahahahaha...
Tb acho!!!!!

E tb acho que com a criação da AA tudo mudou!!! Foi uma coisa mágica né?!!

Querida, obrigada pela palavras ao Octeto e por me considerar porta-voz de vcs!!!!!!huahauhua

Ih!!! Camiseta!??? Legal!! Tb gostei da idéia!!! hahaha

Bjinhos para vc, Tati
Anônimo disse…
Muito legal a entrevista!!
Assim a gente conhece um pouquinho do pessoal q faz parte do blog e tem a oportunidade de ver opiniões diferentes,ver a personalidade da pessoa,etc...acho muito bacana isso!

Bom,a Carol é da AA,nem preciso falar q ela sabe torcer,né??!hahahhaah

Bjo

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!