Por dentro das novas regras: KERS

Olá galerinha ...

A partir de hoje farei o especial "Por dentro das novas regras ", onde trarei informações sobre a mudanças de regulamento que estão programadas para esta temporada 2009 de Fórmula 1.

Começo com o já famoso KERS.

- PARTE 1 -

KERS (Kinetic Energy Recovery System) ou Sistema de Regeneração de Energia Cinética

O que é KERS?

O KERS, ou Kinetic Energy Recovery Systems, é a tecnologia que utiliza a energia que seria desperdiçada no momento da desaceleração do carro, armazena-a e reutiliza-a, posteriormente, para impulsionar a potência do motor.

É um sistema composto por duas fases: carregamento e impulsão. Na primeira fase, a energia cinética dos travões traseiros é captada por um alternador/motor, controlado por um CPU (unidade central de processamento), que depois carrega as baterias.
Na fase de impulsão, o alternador eléctrico passa a energia acumulada de volta para o motor, num fluxo contínuo, quando o piloto carrega num botão de impulsão situado no volante

Na Fórmula 1, por exemplo, está sendo testado o Flybrid, desenvolvido por Jon Hilton. A peça pesa aproximadamente 25 kg, peso considerável que, se não levar benefícios claros aos bólidos, pode atrapalhar os carros da categoria. Por outro lado, a energia captada pelo sistema, de 400 kJ, é capaz de desenvolver até 81,6 cv de potência a mais para o motor quando acionada, com duração máxima de 6s67.

O Flybrid conta com o diferencial de ter um peso bem reduzido, podendo, assim, ser utilizado em carros de competições sem prejudicar demasiadamente o desempenho.

E como funciona ?

Trata-se de um volante de inércia acoplado a uma transmissão. Com a rotação da peça, que pesa cerca de 5 kg, um capacitor armazena a energia, que foi guardada no momento da frenagem do bólido, para ser utilizada como um “booster”, quando o piloto acionar um botão.

No momento da desaceleração do veículo, um torque resistente é criado pelo sistema, auxiliando na frenagem. A peça, entretanto, além de ajudar na parada do carro, guarda parte da energia desperdiçada, que seria, sem o sistema, transformada em calor – daí a incandescência dos discos em frenagens bruscas – e inutilizada. O que foi possível reaproveitar é transferido para o capacitor – alocado à transmissão – por meio de cabos elétricos.

Essa energia é transferida até o sistema propriamente dito, fazendo o volante de inércia girar. A peça, por sua vez, está conectada a um capacitor, que guardará a energia para ser usada quando o piloto pressionar o botão. A carga, armazenada em uma peça com volume de aproximadamente 13 litros, é, então, liberada, auxiliando na aceleração do propulsor.

Assista o vídeo e entenda o funcionamento do KERS

(Williams Hybrid Power F1 KERS System- Versão em francês )




(Williams Hybrid Power F1 KERS System - Versão em inglês)





Localização

A localização dos principais componentes do sistema KERS, na base do depósito de combustível, retira cerca de 15 kg de capacidade ao mesmo, o que pode ser suficiente para alterar a estratégia de corrida principalmente em circuitos onde antes era possível completar um grande prêmio apenas com uma parada.

Por que usar ?


O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley, previu, para 2013, que todos os carros da Fórmula 1 deverão ser híbridos. Isso certamente tem influência das marcas, que sofrem pressões em relação ao desenvolvimento de novidades que sejam pró-meio ambiente.

Os problemas

Um problema sério encontrado pelos criadores do sistema foi em relação à altíssima temperatura. O volante de inércia é uma peça maciça de 20 cm que, nesse caso, gira a impressionantes 64 500 rpm. Por isso, a solução encontrada foi colocá-la no vácuo, dentro de um compartimento, resolvendo assim, o problema da fricção e o calor não é propagado.

Faltava agora, descobrir um jeito de levar a energia gerada dentro da peça para a transmissão. Soluções elétricas foram consideradas, mas a força perdida seria muito grande. Por isso, a equipe de desenvolvimento criou um eixo hermético, permitindo que a peça continue no vácuo.

O sistema já tinha um esboço pronto, mas algumas questões ainda teriam de ser solucionadas especificamente para o Flybrid. Por exemplo, com o peso da peça, de quase 25 kg, o risco de ferimentos em caso de quebras ou acidentes era real. A solução encontrada foi a utilização de uma carcaça muito robusta e testada em várias adversidades, desde falhas do motor até batidas.

Apesar de o desenvolvimento da tecnologia já estar avançado problemas ainda são encontrados.
Um exemplo foi acidente ocorrido ano passado com o mecânico da BMW, quando a equipe alemã testava a nova tecnologia.

Vejam o acidente no vídeo a seguir:




Vantagens da Frenagem Regenerativa

A Frenagem Regenerativa é um aparato ou sistema que transforma a energia cinética liberada durante a freagem em energia elétrica, sendo usada em vários veículos elétricos, desde de carros a lambretas.

A energia elétrica gerada durante a frenagem é armazena nas baterias dos híbridos plug-in e veículos elétricos estes elétricos possuindo freios tradicionais para possibilitar uma frenagem rápida e abrupta, também contribui para a redução do consumo de combustível, no caso dos automóveis híbridos, além disso proporciona redução do desgaste das lonas ou discos de freios, por freiar o veículo via campo eletromagnético (sem atrito), resultando em maior durabilidade para essas partes do sistema de freios

***Tati***


>>>>>>> Amanhã volto com as partes 2 e 3


FONTE:
WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Frenagem_regenerativa
EXPRESSO - http://aeiou.expresso.pt/formula_1:_saiba_como_funciona_o_sistema_kers=f492935-
RACING Terra - http://racing.terra.com.br/index.asp?codc=1343

Comentários

Marcos Antonio disse…
CLAP CLAP CLAP CLAP!

excepcional,mais diático,impossivel! parabéns Tati!
Ficou show de bola mesmo, eu falei para ela!!! Adorei!!!

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!