Jean Alesi

Este post é uma homenagem a minha querida amiga Gabriela Serafini, que sempre adorou o piloto francês.
Amiga, espero que você goste!!! Fiz com muito carinho!!!

Giovanni Alesi, mais conhecido como Jean Alesi (Avignon, 11 de Junho de 1964) é um piloto francês. Começou a sua carreira com uma paixão pelos rallies, deu entrada nos monopostos ao volante de um carro do campeonato Francês de Renault 5. Em 1988 ganhou o campeonato francês de Formula 3. Teve na sua carreira na Fórmula 1 passagens pelas equipes Tyrrell, Benetton, Sauber, Jordan e principalmente na Ferrari onde foi muito popular entre os Tifosi.



Filho de pais Sicilianos, nasceu em França na cidade de Avignon, Vaucluse. No fim dos anos 80, Alesi era já um jovem promissor no mundo dos automóveis, ganhando em 1988 o campeonato Francês de Fórmula 3, seguindo-se a vitória em 1989 do Campeonato International de Fórmula 3000. Estes dois campeonatos foram disputados entre Alesi e o seu rival Erik Comas. Em 1989 e em igualdade pontual com Comas, Alesi venceu por ter estado mais vezes em lugares pontuáveis ao longo do ano.



O seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 foi o Grande Prêmio de França de 1989 disputado em Paul Ricard, ao volante de um Tyrrell-Cosworth, terminando em 4º. Nessa época para além de ter de disputar os Grandes Prêmios da Fórmula 3000 Internacional ainda disputou quase todos os restantes Grandes Prêmios de Fórmula 1 com a Tyrrell, marcando ainda pontos nos Grandes Prêmios de Itália e Espanha.

O ano de 1990 foi a primeira época completa de Fórmula 1 para Jean Alesi ao volante de um Tyrrell. Na primeira corrida em Phoenix nos EUA causou logo sensação, tendo estado na liderança as primeiras 30 voltas à frente de Ayrton Senna, com um carro considerado inferior, e tendo revertido a primeira tentativa de ultrapassagem de Senna. O segundo lugar no Grande Prêmio de Mônaco acumulou ao segundo lugar dos EUA e a meio da época todas as principais equipes queriam contratar os seus serviços para o ano de 1991. Emergiu uma situação muito confusa com a Tyrrell, a Williams e a Ferrari, todas disseram que tinham assinado com Jean Alesi num espaço curto de tempo.



A Ferrari lutava pelo campeonato mundial nessa altura e Alesi seria companheiro de equipe do então tricampeão do mundo e compatriota Alain Prost, que nessa altura era o piloto mais bem sucedido na história. Alesi acabou por assinar com a Ferrari, escolhendo a opção que parecia maximizar as suas chances de vencer o campeonato e aprender com a experiência do seu companheiiro de equipe. Além disso, realizou um sonho de criança ao ser piloto oficial da mítica equipe italiana.


No entanto a Ferrari teve um baixo de forma na época de 1991, enquanto a Williams ressurgiu grande, com resultados que culminaram em 5 campeonatos de construtores entre 1992 e 1997. A escolha de Alesi pela Ferrari em vez da Williams, pareceu a mais lógica no momento mas revelou-se mais tarde uma má opção. Em 5 anos com a equipa italiana Alesi pouco mais do que a admiração dos Tifosi, que adoravam a sua forma agressiva de guiar. Esse estilo e o uso do mítico número 27 na frente do seu carro faziam com que muitos o associassem ao grande Gilles Villeneuve que também carregou as cores da equipe entre 1977-1982.


Alesi era visto como um piloto muito emotivo e depois da sua performance espetacular em Phoenix de 1990, a sua carreira foi mais marcada pela longevidade do que pelos resultados. Tornou-se o 5º piloto a participar em mais de 200 Grandes Prêmios, mas das suas 201 participações ganhou apenas 1. Foi o Grande Prémio do Canadá de 1995, dia em que completou 31 anos. Apesar de ter herdado a liderança quando Michael Schumacher foi ao box com problemas eléctricos, a vitória foi bem merecida depois de alguns dissabores em excelentes corridas realizadas, nomeadamente na Itália em 1994.

Quando Michael Schumacher entrou na equipe em 1996, tanto Alesi como o seu colega de equipe o austríaco Gerhard Berger, trocaram com Schumacher e rumaram à Benetton. Mais uma vez a equipe foi-se abaixo e Alesi conseguiu apenas uma pole-position. Depois de duas épocas e políticas internas, Alesi deixou a equipe.



Em seus últimos anos na categoria máxima do Automobilismo Alesi ainda foi piloto da Sauber e da Prost conseguindo algums pódios, muitas vezes com o piso molhado onde ele se destacava. Terminou a sua carreira na Jordan em 2001, onde tinha ganho o título de F3000 em 1989.



Depois da carreira na Fórmula 1, Alesi foi muito popular e teve algum sucesso na sua carreira de DTM na equipe oficial da Mercedes, acabando em 5º o campeonato de 2002 com 1 vitória. Em 2003 repetiu a dose com 2 vitórias e em 2004 ficou em 7º mas não alcançou nenhuma vitória. Retirou-se em 2006 do DTM depois de acabar a temporada no 9º lugar. Atualmente Alesi disputa a segunda temporada da Speedcar series, que tem suas corridas espalhadas por pistas do Oriente Médio.

Algumas curiosidades, Alesi é conhecedor de vinhos, tem um vinhedo perto de Avignon onde reside com a sua mulher, a atriz e modelo japonesa Kumiko Goto e os seus 3 filhos.


Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Anônimo disse…
Hhhhhmmmmm amei Mimila
Mto obrigada hehehe
ADorei mesmo!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!