BIOGRAFIA

Jarno Trulli

Nome: Jarno Trulli
Nascimento: 13/07/74
Nacionalidade: Italiano, nascido em Pescara
Apelido: Trullizinho (somente no Octeto)
Hobby: música, kart, academia, nadar, jogar tênis e pedalar.
Família: É casado com Barbara, e tem três filhos, Enzo (15/04/2005), Marco (26/10/2006) e Veronica (2014). Seu pai também se chama Enzo e sua mãe Franca.

História no Automobilismo:
A base de Jarno Trulli no automobilismo é o Kart, ele é o único piloto da F1 que venceu todos os campeonatos existentes de kart que poderiam ser vencidos.Aos 3 anos de idade, Trulli já frequentava as competições de kart, já que seu pai pilotava amadoramente.

Com 5 anos começou a correr em uma categoria chamada de Mini Kart, e foi ali que a carreira de Jarno começou.

Em 1997, com 23 anos, o plano de Jarno Trulli era correr na F3000 no Japão, mas uma ligação da Minardi lhe deu uma oportunidade completamente inesperada de correr na F1 por meia temporada. Era tudo o que ele precisava, e dessa forma, em 1998, foi contratado pela Prost, onde correu também a temporada de 1999.

Foi em 1999, que ele quase obteve sua primeira vitória, foi no GP da Austrália, mas seu motor falhou, perdendo dessa forma sua primeira vitória.

De 2000-2001, Jarno correu pela Equipe Jordan. Trulli entrou nessa equipe, empolgado com o 3º lugar nos construtores, obtido em 1999. Infelizmente as duas temporadas foram frustrantes… era necessário seguir adiante.

Dessa forma, o Octete Italiano iniciou 2002 com um novo desafio, pilotar a Renault. No primeiro ano, foi companheiro de outro Octete, Jenson Button. Em 2003, dividiu o cockpit com a “promessa” Fernando Alonso, que neste ano conquistou a primeira vitória da equipe.

2004 foi um ano mais feliz, Trulli conquistou 2 pole-positions e uma vitória, justamente no GP de Mônaco, o sonho de qualquer piloto de F1. Como nem tudo são flores, Jarno Trulli se desentende com Flavio Briatore, e sai da Equipe antes do GP da China de 2004.

Trulli não disputou apenas o GP da China, pois no GP do Japão, já estava fazendo sua estreia pela Toyota. O ano de 2005 veio com uma Toyota competitiva, 43 pontos e dois pódios, dando inclusive a primeira pole-position da equipe. Já 2006 e 2007 não foram anos tão felizes para a equipe.2008 marcou uma nova parceria, dessa vez com Timo Glock. Jarno Trulli voltou ao pódio, foi no GP da França no 3º lugar.

Em 2009, Jarno fez sua última temporada de F-1 pela equipe Toyota que se retirou da categoria no final do campeonato. O italiano conquistou três pódios para o time nipônico e ficou em oitavo lugar no Mundial de pilotos.

Em 14 de dezembro de 2009, Trulli foi confirmado como um dos pilotos da recém-formada equipe Lotus, juntando-se ex-piloto da McLaren, Heikki Kovalainen.
Foi um ano dificil na esquipe estreante. E apesar da Lotus, ser a melhor mais bem estruturada das equipes que ingressaram na F1, em 2010, o italiano só terminou uma das primeiras quatro corridas.

Entretanto, Trulli sempre foi um piloto motivado com seu trabalho e esforçou-se durante todo o ano para conseguir o melhor possível com a Lotus. Infellizmente, não marcou nenhum ponto, ficando apenmas na 21ª posição no mundial de pilotos.

Mesmo tendo recebido convite para correr na Nascar americana, o iataliano permance na F1, em 2011. Corre pela mesma Lotus de Fernandes (vale lembrar que haverá dois times Lotus em 2011) e espera melhores resultados. Pontuar e lutar no pelotão intermediário. Essas são as aspirações de Jarno Trulli em 2011.

Em 2012, Trulli fora substituído por Vitaly Petrov na equipe Caterham (antiga Lotus de 2011). E neste ano de 2013 segue sua vida fora da F1, mas com outra paixão: os vinhos!

Curiosidades:



- O nome de Trulli é uma homenagem a um piloto de motociclismo finlandês, Jarno Saarinen, que morreu no GP de Monza de 1973.
- Trulli é dono de uma Vinicultura em Abruzzo, onde produz vinhos que levam o seu nome.
- Trulli é super pontual, contrariando a fama dos italianos.
- Trulli nunca sonhou ser um piloto de F1. Olha a declaração do Octete Italiano: “Eu não quero ser famoso, eu apenas quero ser bom, ganhar corridas. Isso é algo que quero para mim.”
- Trulli já fez 3 pole-positions na F1 e obteve 1 vitória.


É um Octete porque tem raça, autocontrole, destreza e elegância. Dificilmente perde o controle, e é muito, muito rápido.


- By Vick -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!