BIOGRAFIA

Juan Pablo Montoya

Nome: Juan Pablo Montoya Roldán
Nascimento: 20/09/1975
Nacionalidade: Colombiano, nascido em Bogotá
Apelido: Montoyucho (apelido no Octeto, é claro)
Hobby: Golf, esportes aquáticos
Família: Casado com Connie, pai de Sebastian (de 2005), Paulina (de 2006) e Manuela (de 2010). Seus pais se chamam Pablo e Libia. Tem 3 irmãos: Federico, Liliana e Karolina.



História no Automobilismo:
Incentivado por seu pai, Pablo Roldán, um arquiteto apaixonado com automobilismo, Juan Pablo começou a correr no Kart com 6 anos.

Entre os anos de 1981 e 1990, Montoya competiu no Kart, participando do Campeonato Nacional, Campeonato Nacional Junior de Kart, Categoria Komet, Categoria Junior.

Com 17 anos, iniciou uma nova etapa da sua vida no automobilismo, passando pela Formula Renault Colombiana (1992), GTI Nacional Championship Tournament (1993), Sudan 125 Karting (1994), Barber Saab Series, Mexican ‘N’ Series, Formula Vauxhall no Reino Unido e Bogotá Six Hours (1995).

Em 1996 partiu para a F3 Inglesa, e logo em seguida para a F3000, onde foi vice-campeão e campeão.

Em 1999, teve a glória de ser campeão da CART, além de ser nomeado o Estreante do Ano. Em 2000 não foi campeão, mas venceu as 500 Milhas de Indianápolis. No mesmo final de semana em que foi coroado em Indianápolis, foi anunciado o contrato de 2 anos de Montoya com a Williams.

2001 chegou, e com isso iniciou-se a carreira do Colombiano na F1. Foram 06 anos, passando pela Williams (4 anos) e McLaren (2 anos). Foram 7 vitórias (GP Itália 2001, GP de Monaco 2003, GP da Alemanha 2003, GP do Brasil 2004, GP da Inglaterra 2005, GP da Itália 2005, GP do Brasil 2005). O melhor resultado de Montoya na F1, foi ficar em 3º lugar nos campeonatos de 2002 e 2003, e vencer o GP de Mônaco em 2003.

Andrew Benson, Editor de Motorsport da BBC, escreveu sobre legado de Montoya na F1:

“Capacidade de ultrapassagem, improvisação, braveza, destreza e elegância, nunca vistas antes, convivem com seu caráter caprichoso e inconstante. É fácil esquecer, que até a chegada de Montoya a F1 em 2001, ultrapassagens na F1 eram consideradas muito difíceis e até impossíveis, mas Montoya foi capaz de transcender os limites impostos pela complexa aerodinâmica, realizando ultrapassagens que só podem ser descritas como de “tirar o fôlego”. Ele provavelmente será lembrado como o melhor piloto de ultrapassagens da F1.”

Em 2007, antes de se tornar oficialmente um piloto da Nascar, onde está até hoje, correndo pela Earnhardt Ganasse Racing com o carro número 42, ele disputou as 24 horas de Daytona e a venceu, ao lado de Scott Pruett e Salvador Durán.

Ainda neste ano, em junho, ele venceu a etapa da Cidade do México pela Nascar Busch Series. Com este resultado Montoya tornou-se o segundo estrangeiro a vencer na Nascar. Ao final da temporada ele foi eleito o rookie do ano. Ficou em 20º lugar no campeonato.

Em 2008, Montoya voltou a vencer as 24 Horas de Daytona, agora ao lado de Dario Franchitti, Scott Pruett e Memo Rojas. Ele esteve duas vezes entre os Top 5, três no Top 10 e sete no Top 15, incluindo um segundo lugar na famosa corrida de Talladega.

2009 começou promissor para o Octete Colombiano, que terminou as 24 horas de Daytona em segundo lugar. Ele ainda esteve na fase final (o Chase) para a disputa do título da Nascar Sprint Cup, tornando-se com isto, o primeiro piloto latino a conquistar este feito na categoria. Ele terminou o campeonato com 7 colocações entre o Top 5, 18 no top 10 e duas pole positions. Ficou em 8º lugar no campeonato.

No ano de 2010, Montoya venceu apenas uma corrida, a 22ª segunda do calendário da Nascar Sprint Cup Series, em Watkins Glen (circuito misto), conquistou sua segunda pole position em Talladega, sendo a terceira da temporada e a quinta em sua carreira na categoria. Não conseguiu entrar para o Chase, e terminou o campeonato na 17ª colocação.

2011 marcou a quinta temporada completa de Montoya na Nascar Sprint Cup. Mais uma vez ele não conseguiu entrar para o Chase e terminou o campeonato na 21ª. Os pontos positivos foram as duas poles que ele conquistou e o fato de ter terminado todas as provas que disputou, completando 10593 voltas, mais inclusive do que os 12 pilotos que entraram para o chase.

Em 2012 Juan Pablo conquistou novamente duas poles, mas a vitória não veio. O campeonato ele terminou na 22ª posição e novamente não conseguiu entrar para o Chase. A vida do colombiano não tem sido fácil em terras americanas.

O ano de 2013 marcou o último do colombiano na Nascar Sprint Cup. Montoya terminou o campeonato na 21ª posição.

Ao lado de Scott Pruett, Memo Rojas e Charlie Kimball, venceu as 24 Horas de Daytona em janeiro, pela Chip Ganassi. 

No dia 16 de setembro Montoya anunciou seu retorno à Fórmula Indy, onde correrá pela Penske Racing.

Em 7 temporadas na Nascar, Juan Pablo conquistou  2 vitórias e 9 poles.

Em 2014 Juan Pablo Montoya voltou para a IndyCar Series, terminou o campeonato na quarta posição conquistando uma vitória e uma pole position com a equipe Penske.

2015 foi um ano muito bacana para Juan Pablo. Durante toda a temporada ele esteve na disputa, liderou a maior parte do campeonato, vencendo inclusive as 500 Milhas (pela segunda vez na carreira), mas infelizmente para ele, na prova final ele perdeu o título para Scott Dixon no desempate de vitórias. Ele tinha apenas duas e Dixon três.

Já 2016 foi bem abaixo do que ele fez no ano anterior. Apesar de Montoya também ter começado a temporada vencendo, depois só conquistou mais dois pódios (ambos terceiro lugares) e terminou o campeonato na oitava posição. A novidade no final da temporada foi que ele foi substituído na equipe e para 2017 disputará apenas as 500 Milhas pela Penske. 

Curiosidades:

- Foi o campeão mais jovem da história da CART.
- Bateu o Recorde de estreante a lidera mais voltas nas 500 milhas de Indianápolis. Foram 167 voltas, das 200 que lhe deram a vitória.
- Montoya e Nigel Mansell foram os únicos que se sagraram campeões em seu ano de estréia na Cart.
- Montoya se igualou a Graham Hill, são os únicos que venceram o GP de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis.
-Apenas Montoya, Mario Andretti e Dan Gurney venceram na Fórmula 1, Champ Car / IndyCar e NASCAR.
- É embaixador da UNICEF, sendo fundador da Formula Smiles Foundation, que é dirigida por sua esposa, Connie.

É um Octete porque é aguerrido, é veloz, faz ultrapassagens estonteantes e não leva desaforo para casa. Um Octete precisa ter opinião própria, e isso não falta a Montoya.



- By Vick / By Ludy -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!